Pazuello afirma que escassez de oxigênio em Manaus foi uma 'surpresa'
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), declarou nesta segunda-feira, 18, que o desabastecimento de oxigênio em Manaus, no Amazonas, foi uma "surpresa" para os governos federal e estadual. O general confirmou, entretanto, que a pasta recebeu o comunicado sobre a escassez do insumo da empresa White Martins em 8 de janeiro, seis dias antes do colapso...
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), declarou nesta segunda-feira, 18, que o desabastecimento de oxigênio em Manaus, no Amazonas, foi uma "surpresa" para os governos federal e estadual.
O general confirmou, entretanto, que a pasta recebeu o comunicado sobre a escassez do insumo da empresa White Martins em 8 de janeiro, seis dias antes do colapso do sistema de saúde da capital amazonense.
"No dia 8 de janeiro, tivemos a compreensão a partir de uma carta da White Martins de que poderia haver falta de oxigênio se não houvesse ações para que a gente mitigasse esse problema. Mas aquela foi uma surpresa tanto para o governo do estado, quanto para nós", relatou.
De acordo com Pazuello, o "assunto oxigênio estava equilibrado pela empresa". O ministro observou, porém, que o cenário mudou em razão da velocidade do aumento de internações de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
"O consumo triplicou, quadriplicou, quintuplicou, e a empresa não conseguiu ter perna para manter o abastecimento. Esse fato nos foi comunicado, a possibilidade dele, no dia 8. No dia 9, embarquei com todos os meus secretários para Manaus, para começarmos imediatamente um trabalho de apoio", completou.
Ao lado do ministro, o governador do Amazonas, Wilson Lima, procurou eximir o governo federal da culpa pela crise.
"Quero agradecer o emprenho de Jair Bolsonaro. Me disse que tudo o que o estado do Amazonas precisar, para ampliação da nossa rede, o governo federal vai disponibilizar esses aportes através do Ministério da Saúde e de outros ministérios. Agradecer emprenho de Eduardo Pazuello, que tem sido amigo e muito solidário com o povo do Amazonas", disse.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Palhaço Bozo
2021-01-19 17:48:49Embarcou para o Amazonas para resolver o problema de oxigênio do estado com hidroxicloroquina? Esse nosso Ministro Pesadello é mesmo muito sinistro.
ARNALDO
2021-01-19 13:00:29O SUS estava alertando, em relatórios oficiais, o problema da falta de oxigênio em Manaus desde o dia 8. O Pazuello esteve em Manaus no dia 11. Agora está dizendo que ficou surpreso com a falta de Oxigênio. Isso é muita irresponsabilidade!
Maria Teresa
2021-01-19 11:32:39De repente o oxigênio virou gás e se acabou. Ainda bem que não estamos em guerra e o porque contar com a expertise do general Pazuello seria suicidio
[email protected]
2021-01-19 09:48:47PRA MIM TAMBÉM FOI UMA SURPRESA !! A AMAZONIA É CONHECIDA COMO PULMÃO DO MUNDO..MUITO PATÉTICO E INCOMPETENTE SÓ PODE SER BRINCADEIRA ESSA DECLARAÇÃO..ISSO É FALTA DE PLANEJAMENTOOOOOOOOO
CARLOS
2021-01-19 07:59:32Agradeceu o "emprenho" mas quem pariu os cilindros de oxigenio nao foi o general de pijamas da saude.
Eric
2021-01-19 07:49:39Mais um festival de desculpas esfarrapadas de autoridades incompetentes, que deveriam ser sumariamente afastadas, processadas, condenadas e presas. Mas, neste Brasil...
Vera
2021-01-19 07:27:41Oxigênio não acaba de um dia para outro. Cadê a logística do governador ? Dos responsáveis? O dinheiro foi pra lá em abundância ! Daqui a pouco vão dizer que o ministro é que tem que entubar os doentes !
Manoel
2021-01-19 03:58:42Nem de logística esse capacho presidencial entende. Este é mais um dos responsáveis por muitas mortes nesta pandemia. É uma vergonha para as forças armadas estarem envolvidas neste desgoverno.
Dulce
2021-01-18 22:46:26Embarcou com todos os secretários, ok. E fez o quê, mesmo???
Regina Franco
2021-01-18 22:09:17Vendidos! Esse governador e outro corrupto que já está na mira da justiça, por isso mostra essa sua subserviência ao JB e ao "Peito de Pombo", ministro da saúde. Todoss mentem descaradamente para salvar a pele perante a opinião pública.