Adriano Machado/Crusoé

Partidos terão o maior fundo partidário da história em 2019

20.12.18 16:57

Enquanto o país acompanhava a trama no Supremo Tribunal Federal sobre a medida liminar proferida pelo ministro Marco Aurélio Mello para libertar condenados em segunda instância, o Congresso Nacional aprovava na tarde de quarta-feira o Orçamento de 2019 e, dentro dele, o maior fundo partidário da história: 927 milhões de reais.

Como teve o maior número de votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, o PSL,  partido do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ficará com a maior parte desse montante. A estimativa é de que terá 115,2 milhões de reais para gastar. Depois dele, vem PT (102,1 milhões), PSDB (60,4 milhões), PSD (58,8 milhões), PP (56,2 milhões) , MDB (55,8 milhões), PSB (55,2 milhões), PR (53,6 milhões) , PRB (51,4 milhões) e DEM (47,3 milhões).

Como a cláusula de barreira (regra pela qual partidos que não obtiverem um percentual mínimo de votos perdem o direito ao fundo partidário) passou a vigorar já nesta eleição, 14 partidos ficarão de fora do rateio: PATRI, PHS, PCdoB, PRP, Rede, PRTB, PMN, PTC, PPL, DC, PMB, PCB, PSTU E PCO.

Isso fez com que sobrassem mais recursos para as 22 legendas que conseguiram atingir a cláusula. Sem a cláusula, o PSL, por exemplo, ficaria com 102,6 milhões, 13 milhões a menos do que será destinado aos seus cofres em 2019 com a regra já em vigor.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fundo abarrotado de cinismo (insensibilidade com o sofrimento alheio), hipocrisia ("pelo bem da democracia"), malandragem (sabe que o eleitor nem sabe que o fundo existe), e sem-vergonhice (dispensa comentário).

  2. O Novo é o único que não usa, nem nunca vai usar dinheiro público e fará projeto de lei para acabar com esse absurdo. Esperamos que o PSL que alardeia não ter usado dinheiro público na campanha de Bolsonaro vote a favor. Por enquanto, o PSL tá quietinho, dando impressão de que pretende embolsar a bolada a que terá direito em 2019. Qual será a atitude de Bolsonaro?

  3. É indecoroso esse fundo ! Quem quer se eleger ou reeleger tem que gastar seu próprio dinheiro! Indecentes esses políticos !!!

  4. Considerando o comentário do JOSE dia 20 17:06hs, uma ideia seria os políticos/partidos tiverem as suas despesas anuais estimadas em 2 milhões transformadas em SM e, aí, o político/partido passa a usar esta verba como quiser, mas nem um centavo a mais... que ele viaje para sua base, pague os seus acessos, compre seus ternos, pague seu aluguel, alugue seu carro ou avião... faça sua campanha. Já é demais. O atual sistema é muito desleal com quem queira se apresentar como alternativa.

  5. O PAULO GUEDES vai contingenciar esta grana em 62%. Pela experiência do BOLSONARO, está provado que é possível fazer campanhas vitoriosas com muito menos dinheiro. E MENOS PARTIDOS, pelo amor de DEUS...................

  6. O fundo partidário veio para moralizar , mas aos poucos foi se desmoralizando e passou a seu o ponto central do início da corrupção desenfreada que assolou este País. Os Partidos usam o Fundo, mais doações ilegais, e isto seria suficiente para cassar o registro dos Partidos que utilizam os fundos até com dinheiro vindo do exterior o que a legislação eleitoral veda. Por que ninguém se manifesta pela cassação do registro e prende só os tesoureiros dos Partidos. Interessante não?

  7. O povo brasileiro que toma café com pão e come no almoço arroz com feijão, desconhecem totalmente essa " farra" que os políticos fazem com o dinheiro do povo.

  8. Essa "farra" precisa acabar!...espero, que o PSL cumpra a sua parte no "contrato" de seriedade assumido com a Cidadania.Para isso foi alçado a posição política VIP atual.LEALDADE!...Srs.

  9. Fundo partidário = roubo oficializado. Quase 1 bilhão pra esses vagabundos roubarem, enquanto o PR conseguiu se eleger com 1 milhão. Brasileiro é um verdadeiro otário

  10. Na verdade isso tinha que acabar . Os políticos já ganham salários e mordomias de reis.....então que façam economias todo o ano para suas campanhas.....e os Partidos que cobrem mensalidade de seus filiados. FORA FUNDO PARTIDARIO !

Mais notícias
Assine agora
TOPO