Adriano Machado/Crusoe

Partido do MBL suspenso

01.09.19 09:55

Cada vez mais próximo ao DEM, o Movimento Brasil Livre, o MBL, que tem como um dos líderes o deputado Kim Kataguiri (foto), suspendeu o projeto de criar um partido político.

O plano agora é fortalecer núcleos do movimento nas cidades, tendo em vista as eleições municipais de 2020, para só depois tentar projetá-lo em nível nacional. A ideia hoje é deixar a criação do partido para depois de 2022.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. MBL tá com o filme tão queimado que não se atreve a lançar legenda própria. Oportunistas, arrogantes e inexperientes, acharam que podiam nadar com os tubarões de Brasília e acabaram sendo usados como bucha de canhão pelo DEM para desgastar o Presidente (e o Maia ainda saiu limpinho). Posam de defensores da democracia e acusam o governo de não aceitar diálogo, mas expulsam do movimento qualquer um que questione sua narrativa. Eles são exatamente o que diziam combater.

  2. É necessário um partido para atingi-la? Ele facilita ou dificulta o atingimento das prioridades estabelecidas? Ou só adicionará demandas e exigirá esforços que em nada contribuem para atingi-las? Se não há barreiras intransponíveis nos outros partidos nem alguma vantagem excepcional, então criar um partido não seria um diferencial competitivo do MBL neste momento.

  3. O MBL não precisa virar partido para manter seu crescimento de forma orgânica, isto parece ser o mais importante, já que como partido isto seria um imperativo. Do ponto de vista administrativo, o MBL poderia focar no seu crescimento e difusão sem precisar se preocupar com questões burocráticas que fogem do objetivo principal de expandir o movimento. Há um tradeoff que deveria ser avaliado de acordo com os objetivos de curto prazo e de longo prazo, qual é maior prioridade no momento?

  4. Pode focar em construir uma plataforma, sendo que no momento de se criar um partido haverá a separação do joio do trigo, quem realmente se identifica com a plataforma construída pelo MBL certamente migrará ou se juntará a um potencial partido que nascer. Ademais, o processo de consolidação e aglutinação não impede que o MBL seja fagocitado e passe a englobar algum partido já existente ou nova aglutinação partidária que reflita a nova conjuntura.

  5. Basta ver que o próprio MBL nasceu como um movimento anti-impeachment e cresceu a ponto de cogitar se tornar um partido. Enquanto o movimento for capaz de crescer de forma orgânica como tal, para que virar partido? Quando este processo se esgotar ou atingir um normal, seu potencial terá sido explorado ao máximo e as possibilidades à mesa ditarão os passos subsequentes. Enquanto moviemento, o MBL nem ao menos precisa se restringir a um partido só.

  6. Neste momento caracterizado por uma volatilidade na política nacional que requer maior capacidade de adaptação e liberdade de movimentação, ser só um movimento oferece esta flexibilidade que o cenário atual exige. Um partido implica uma estrutura mais estável e dedicada a um conjunto de bandeiras, agendas e alianças. É natural que quando as coisas se acalmarem mais, haja um processo de consolidação e aglutinação.

  7. É "xing ling".Não é original nem autêntico.Foi contrabandeado como Liberal,partícipe da renovação e do combate ao "estado-pirata".Não resiste ao uso para o qual se destinaria.Logo, ao ser desembalado, expõe um corpo antigo com uma camada externa moderna para ludibriar o usuário.Comprei uma porcaria dessas e me assustei ao tentar usá-lo.Joguei fora.Tentei consertá-lo para não perder o "investimento",mas não consegui é lacrado.

  8. Tenho simpatia pelo trabalho do KIM; sua combatividade, inteligência e tal... mas se aliar ao MAIA (traíra); não terá meu voto novamente.

  9. O MBL é uma decepção total!!! Buscam o poder, pelo poder!!! O "impetuoso" KIM já está nos moldes do Centrão!!! Não representa nenhuma mudança!!! É somente mais um caroneiro!!!

  10. Nova ‘pesquisa’ do datafolha mostra queda da popularidade do presidente. Colocar-se contra o governo é jogada política. Só não ver quem não quer! Não é de hoje que querem mais do mesmo! Surfando de onda (impeachment) em onda (Bolsonaro) estão tentando chegar lá para continuar a fazer o mesmo só que do outro lado. Extremistas são assim! A sua ‘negociação’ não presta a minha é melhor! Se continuar assim nas próximas eleições estaremos na mesma situação da Argentina!!!

    1. Errado, o novo é melhor, tem demonstrado em seus posicionamento sua prioridade no ensejo do povo.

  11. Já dizia Calígula, ou algum parente dele.. Incendiário tentativo de hoje, bombeiro corrupto de amanhã. O legislativo tá cheio disso. A UNE que o diga!!

  12. O Kim começou com o movimento focado em reunir o povão desacordado para o desgoverno do país e agora em algumas situações eles próprios estão ficando desacordados. Os discursos de só de bater de frente com o Bolsonaro está ficando difícil...

  13. Este sujeito contribuiu pra implodir a lava jato ao incluir o destaque "aberração" contra fake news com condenação de 2 a 8 anos pra quem for condenado, pena maior do que o crime culposo. Bastou poder pra mostrar a que veio, uma tremenda decepção.

  14. Primeiro o Kim tem que decidir o que quer. Gosto do jeito batalhador dele, mas toma decisões que beiram ao petismo. Esta última de pedir desculpa ao Macron foi digna de militante comunista. Ele é um bom nome pra vice do Dória ou Maia.

    1. São "passadores de pano" do DEM. Foram autores de uma lei de CENSURA e que prevê QUEBRA DE SIGILO PESSOAL do cidadão. Ou seja, fizeram o jogo das raposas de Brasília e ainda se queimaram com o povo.

  15. Este deputado que se elegeu por causa de fazer parte do Pessoal das ruas e do Bolsonaro pra mim é traidor! Desde que vi num programa de televisão dando nota ao governo do Bolssonaro. Traira!!!!!

  16. Os novos grupos, deputados e partidos, com muito raras e honrosas exceções, nada mais são do que o mesmo conjunto de ingredientes que são permitidos e aceitos na velha "receita de bolo" preparada pelo velho sistema politico rancoso e putrefato que domina os partidos, e os Tres Poderes da República. Reformas permitidas? Sómente aquelas que evitem a morte da galinha que fornece os ovos que êles roubam e saqueiam

  17. Mais um grupo de oportunistas tentando enganar as pessoas. Escondem a realidade de que a atuação política num sistema político e jurídico viciados e decadentes e com malfeitores atuando e legislando, nunca romperá a camisa de fôrça da corrupção e impunidade. Escondem o fato de que é impossivel limpar um chiqueiro sem antes retirar os porcos. Presenciamos esta realidade cruel, agora, no Brasil. 57 milhões exigiram o combate epà corrupção. Não adiantou votar. Fomos traídos e enganados.

  18. Faz sentido criar um partido se o objetivo é gerenciar a própria verba do fundo partidário. Já que a verba depende da quantidade de representantes do partido eleitos, aumentar a base antes de criar o partido também faz sentido. MBL está aprendendo rápido a jogar o jogo...

    1. Até faz sentido, mas o que vejo na mídia é que eles do MBL, estão cada vez mais sendo rejeitados pela sociedade, então a estratégia é recuar. Começaram até muito bem, Infelizmente se mostraram mais do mesmo.

    1. Kkkkkkkkkkkk não... a voz de randolfe é uma insuportável sem limite!

  19. Esse é mais uma cara pintada oportunista surfando na onda conservadora. Vai ter vôo de galinha. D9 mesmo partido do Rodrigo Maia Botafogo

  20. Não me interessa isso. Eu quero é saber o resultado da reunião para as respostas ao Gafi. Cadê o Gafi?????? O que resultou?????????? MBL? Deixa para noticiar em 2022.

    1. Se eles extinguiram o COAF e criaram em seu lugar o UIF, por que querer saber do GAFI, já que esse órgão é atuante em muitos países, ou seja, intergovernamental, ele está por aí, ora!

  21. Já estou imaginando a confusão que isso vai dar. A menos que todos seus partícipes se candidatem sob uma única legenda (no caso o DEM). Se espalharem por várias legendas, depois será difícil juntar os cacos. Ou estou errado? Agora, se todos concorrerem sob uma única legenda, dificilmente formarão um novo partido. De qualquer jeito, o amor é triste como diz o dito popular.

Mais notícias
Assine agora
TOPO