Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress

Para ministro das Comunicações, 5G é tema de segurança nacional

24.11.20 17:41

Fábio Faria (foto) afirmou nesta terça-feira, 24, que as redes de 5G são um tema de “segurança nacional”. É por isso que, de acordo com o ministro das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional, GSI, participa das tratativas sobre o leilão de frequência da tecnologia, previsto para o próximo ano.

“Em todos os países o [equivalente ao] GSI participa, porque se trata também de segurança nacional. Então o GSI participa e participará. Tem um papel fundamental”, disse o ministro após uma reunião com Augusto Heleno, o presidente Jair Bolsonaro e conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Para conhecer melhor a tecnologia de conectividade em super velocidade, Faria irá a Berna, na Suíça, na próxima semana, para participar da 2ª sessão do Conselho de Administração da União Postal Universal, e passará por outros países europeus. Também está prevista viagem para conhecer de perto o 5G na Ásia no início do próximo ano.

Na reunião nesta terça-feira, Carlos Baigorri, relator do edital do 5G na Anatel, afirmou que espera concluir o processo internamente no início do ano que vem, para que que o leilão ocorra no final do primeiro semestre.

“A previsão é de ter o edital aprovado na Anatel no começo do ano que vem, sendo que a sessão de lances deve acontecer ao final do primeiro semestre. Esse é o cronograma com que trabalhamos e vamos persegui-lo apesar de todos os desafios que se colocam à nossa frente”, comentou.

O governo brasileiro tem sido pressionado pelos Estados Unidos a excluir a empresa chinesa Huawei do leilão. No início do mês, o Brasil anunciou o apoio à Clean Network, programa norte-americano que limita o avanço de empresas chinesas na instalação dessa nova tecnologia. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O MINISTRO DO SBT exagera o que seria razoável! A guerra Tramp e China e produto da ignorância daquele governante esquisito que sentou na WHITE HOUSE por aventura do povo americano. Isso acontece também por aqui na TERRAE BRASILIS.

  2. Segurança nacional? O 2.G não foi. O 3.G não foi. O 4.G não foi. O que esse novo protocolo de comunicação tem que passa a ser assunto de segurança nacional? Essa é uma questão técnica e econômica.

  3. Esta balela de segurança nacional impediu o progresso no início da computação. O que faz a segurança nacional é a educação e cérebros pensantes.

    1. Eles mentem, e o pior é que tem gente que acredita, gostaria de saber o prazo para o 5g...

  4. Sinto uma profunda tristeza ao ler a imbecilidade dos comentários, saídos de mentes imediatistas destituídas de um mínimo de coerência e bom senso, aliás, bom senso é sinônimo de inteligência, que é o que mais falta aqui neste espaço. Leiam bastante sobre os malefícios (principalmente) e benefícios da tecnologia 5G antes de vomitarem besteiras.

    1. Toninho, o pensador!!! o único brasileiro culto e bem informado nesse país. Aposto que sei quem é o ídolo político do Toninho...

    1. boi bombeiro e cego.o cagao do Eduardo bostonaro apagou rapidinho o tuíte contra o 5 g da china.trump já foi enxotado .falta o genocida .

  5. Bozistas acham que a China usará o 5G para fazer espionagem. Ok, é até entendível isso, mas a mesma trupe de retardados bozistas se esquece que o governo americano faz a mesma coisa. Quem não se lembra do esquema de espionagem que o Edward Snowden trouxe a tona e que um dos alvos de espionagem dos americanos era o governo federal brasileiro? 5G é tecnologia transformadora e os americanos vão meter a faca nos brasileiros. Vamos continuar vivendo na desigualdade graças a acefalia bozista.

  6. Agora que Trump perdeu e deixou de ser guru e influenciador do Bolsonaro na adesão aos interesses e às conveniências do americano, espera-se que o Brasil tenha sabedoria científica e competência para se filiar ao 5G que seja o melhor para os interesses dos brasileiros... sem ideologias medíocres!

    1. ideologia medíocre e Bolsonaro é redundância. infelizmente!

  7. Porque demoram tanto? Esta tecnologia é para ontem. Já estamos começando a sermos olhados pelo retrovisor. Ou alguém está esperando UM...UM...um! HUMMMM!?

    1. Dizer que 5G é um tema de segurança nacional parece piada num país em que toda a criptografia, há décadas, é baseada em equipamento de empresa “suíça” de propriedade da CIA!

Mais notícias
Assine
TOPO