Zanone Fraissat/Folhapress

Lewandowski paralisa ação sobre Instituto Lula

24.11.20 18:14

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou outra vez, nesta terça-feira, 24, a paralisação de uma ação penal em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

De acordo com as investigações, a Odebrecht pagou propina ao petista por meio da compra de um apartamento vizinho ao dele, em São Bernardo do Campo, e de um terreno que abrigaria a nova sede do Instituto Lula. A obra não saiu do papel.

Lewandowski suspendeu o trâmite do processo porque, conforme anotou, a Lava Jato em Curitiba não compartilhou com a defesa de Lula documentos relativos ao acordo de leniência firmado entre a força-tarefa e a Odebrecht.

“Reitero ao Juízo da 13a Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária de Curitiba/PR que o prazo para as alegações finais nos autos da Ação Penal 5063130-17.2016.4.04.7000 somente deverá ter início após o cabal cumprimento desta decisão, o que será constatado após criterioso exame a ser feito por esta Suprema Corte”, escreveu.

De acordo com a ordem do ministro, o prazo para as alegações finais somente deverá ter início após o “cabal” cumprimento da decisão judicial, “o que será constatado após criterioso exame a ser feito por esta Suprema Corte”.

Lewandowski ainda intimou a Corregedora-Geral do Ministério Público Federal a informar, em 60 dias, se inexistem — ou se foram suprimidos — os registros das tratativas realizadas pelo MPF de Curitiba com autoridades e instituições estrangeiras.

O ministro também mandou Augusto Aras encaminhar ao Supremo documentos da cooperação internacional referentes à leniência da Odebrecht, caso ela tenha tramitado na Procuradoria-Geral da República.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como o país pode sobreviver à um STF como esse? Que legado esse ministro espera deixar para a nação? O estrago é imenso e sem precedentes!

  2. Nem promovendo a prescrição dos seus processos, o stf conseguirá salvar lula. Quem é soberano é o povo, e este já o eliminou da vida pública.

  3. Esse Ministro não consegue quitar sua dívida com os PeTralhas, é um pau mandado que só envergonha o País. Está fazendo de tudo para que prescrevam os diversos processos de seu patrão e indicador de sua vaga no nosso STF. Pouca vergonha.

  4. Lewan, para os íntimos, não sabe mais o que fazer para defender ou protelar qualquer ação contra seu mentor - o famoso, ex-presidiário NINE. Aquele movimento de fechamento do STF tinha como alvo certos ministros que nunca foram juizes na vida, e que, no entanto, agem contra os interesses de uma sociedade igualitária. Um exemplo clássico é o senhor LEWAN ferrenho defensor do legado petista. Até quando, vamos aturar esse ministro parcial?

    1. A palavra e o conceito SUSPEIÇÃO não existem nessa corte.

  5. De um modo ou de outro, através das Instituições Funcionais, gente pegará esses tipinhos. Nem o lugar na corvolândia é eterno. "Dará ruim" pra esses corvos também. Nada como um dia após o outro. Como 2 e 2 são 4.

    1. Verdade César! Só foi a PF descibrir as falcatruas dos Bozokids!

  6. Lewandowski, Gilmar Mendes, Kácio Marques, Lula e Bolsonaro são da mesma laia. Fazem de tudo para detonar a Operação Lava Jato e favorecer a Corrupção Impune.

  7. Será que LULA e Zé Dirceu vão seguir os passos de Al Capone que, embora tenha cometido vários crimes, só foi, efetivamente, condenado e preso, por sonegação de impostos.

  8. Momento nunca visto, na história deste País: uma Suprema Corte tão desacreditada pelos brasileiros. E o pior é que eles, os Ministros, não estão nem se lixando à opinião pública. Na minha opinião, eles estão disputando quem é o mais ridículo.

    1. Ridículo é um termo ameno para adjetiva estes párias, imundos.

    2. Concordo com você os ministros não se importam com o povo e ou com a justiça! Querem é libertar seus amiguinhos !

    1. Tá mais sujo que o senador que guardava $$$ no intestino reto.

  9. Esse Lewandowisk é uma vergonha. É tão bandido quanto o Lula. Vamos tomar a vacina da COVID e vamos pra rua acabar logo com a sacanagens que estão fazendo conosco. Vamos dar um basta a essa tortura. MORO 2022!

  10. Um Congresso com vergonha na cara já teria aprovado uma PEC para modificar muita coisa no Judiciário, a começar pela escolha dos ministros.

    1. Sempre gingando à justiça e o povo que paga não só seus salários como seus gastos astronômicos

  11. Ha muito tempo o simbolo ( a balança ) encontra-se em desequilibrio diante de tantos descalabros protagonizados por togados que agem por interesses pessoais contaminado em todas as instancias deste poder. É uma vergonha, lava-toga já.

  12. Esse Lewan e uma vergonha no STF e nao se acanha de proteger o ex chefe, como eles nao se veem impedidos de julgar casos assim, continuo afirmando que esta tudo aparelhado em proteger os bandidos poderosos que roubaram e roubam tanto o Brasil. Cade a lava toga? esse e um dos 3 STFs que precisam ser tirados de la. 2022 vamos votar e limpar geral o pais.

  13. Não compartilho a justiça de Platão, das classes dominantes, que seriam intocáveis. Mas seu raciocínio com relação ao risco de um tirano encontra eco em minha visão. O STF ao meu ver é viesado. Seja por conflito de interesse, decisões que vão na contramão de uma justiça mais justa (desculpe a redundância), como por ex. a da prisão em segunda instância, externam suas vulnerabilidades. Está mais que na hora desses ministros, muito bem pagos pelo povo, reverem suas atitudes. Depois é a tirania.

  14. Com esse Levandowiski no STF Lula vai dando risada da justiça brasileira. POBRE BRASIL!!! O bandido no STF sempre vence kkkkkk piada

  15. A canalhada não perde tempo. Contudo o ladrão contumaz está marcado eternamente!!! E não irá se safar. Ele é sua corja!!! Tenho nojo em ver a caricatura de gente com espaço na imprensa!!!

  16. Este país não tem jeito mesmo! O povo continuar sendo tratado com bando de idiota sustentando esse povo que luta contra a nação!

  17. O ministro deve ter seus motivos e assim a credibilidade do STF vai indo para o ralo. Vivemos tempos infames onde impera a injustiça.

    1. TENHO MINHAS DÚVIDAS SE NO STF TEM VENDA DE SENTENCAS. PORQUE TANTO POLÍTICOS QUANTO GRANDES EMPRESARIOS CONSEGUEM ENGAVETAR INVESTIGAÇÕES E PROCESSOS. ?????????

  18. Quando será que esses juízes serão punidos Fazem o que querem e o congresso não toma nenhuma providência STF é uma ilha de impunidade e safadeza

  19. Lewandowski, Gilmar e Marco Aurélio é um trio realmente corajoso. Desafiar uma Constituição inteira e cutucar um povo detonado, acabado, sofrido, roubado, judiado, arrebentado, sacaneado, estuprado dia após dia com decisões, NO MÍNIMO, escandalosas é uma barbarie a tudo que vivemos neste últimos vinte anos de Brasil. Ana Cristina - assinando pq n consigo mudar meu nome aqui.

    1. Celso, isso me lembra a célebre frase: "... o silêncio dos bons..." Sabemos que somos roubados, ameaçados... e, no entanto não trancamos a porta ou a escancaramos de vez e vamos atrás dos nossos algozes com TODOS os direitos que temos. Que tristeza nosso país!

    2. Emilio, onde está a nossa indignação, o nosso BASTA? Nos calaram? É isso?

    3. Me uno indignada ao seu desabafo! Somos um bando de covardes sem brios, sem sangue nas veias. Nossa omissão coopera para nossa desgraça moral.

Mais notícias
Assine
TOPO