Crusoé
24.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Para ministro das Comunicações, 5G é tema de segurança nacional

Fábio Faria (foto) afirmou nesta terça-feira, 24, que as redes de 5G são um tema de "segurança nacional". É por isso que, de acordo com o ministro das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional, GSI, participa das tratativas sobre o leilão de frequência da tecnologia, previsto para o próximo ano. "Em todos os países o...

avatar
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 24.11.2020 17:41 comentários 10
Para ministro das Comunicações, 5G é tema de segurança nacional
"Bolsonaro sai do script toda hora. Você não consegue colocá-lo no script. Ele foge"
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Fábio Faria (foto) afirmou nesta terça-feira, 24, que as redes de 5G são um tema de "segurança nacional". É por isso que, de acordo com o ministro das Comunicações, o Gabinete de Segurança Institucional, GSI, participa das tratativas sobre o leilão de frequência da tecnologia, previsto para o próximo ano.

"Em todos os países o [equivalente ao] GSI participa, porque se trata também de segurança nacional. Então o GSI participa e participará. Tem um papel fundamental", disse o ministro após uma reunião com Augusto Heleno, o presidente Jair Bolsonaro e conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Para conhecer melhor a tecnologia de conectividade em super velocidade, Faria irá a Berna, na Suíça, na próxima semana, para participar da 2ª sessão do Conselho de Administração da União Postal Universal, e passará por outros países europeus. Também está prevista viagem para conhecer de perto o 5G na Ásia no início do próximo ano.

Na reunião nesta terça-feira, Carlos Baigorri, relator do edital do 5G na Anatel, afirmou que espera concluir o processo internamente no início do ano que vem, para que que o leilão ocorra no final do primeiro semestre.

"A previsão é de ter o edital aprovado na Anatel no começo do ano que vem, sendo que a sessão de lances deve acontecer ao final do primeiro semestre. Esse é o cronograma com que trabalhamos e vamos persegui-lo apesar de todos os desafios que se colocam à nossa frente", comentou.

O governo brasileiro tem sido pressionado pelos Estados Unidos a excluir a empresa chinesa Huawei do leilão. No início do mês, o Brasil anunciou o apoio à Clean Network, programa norte-americano que limita o avanço de empresas chinesas na instalação dessa nova tecnologia. 

Diários

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé Visualizar

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah Visualizar

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé Visualizar

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé Visualizar

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

5G

Anatel

Augusto Heleno

Fábio Faria

GSI

< Notícia Anterior

STF marca julgamento de ações sobre compra de vacinas contra a Covid-19

24.11.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Lewandowski paralisa ação sobre Instituto Lula

24.11.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Redação Crusoé

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

TONI FERREIRA

2020-11-26 10:31:27

O MINISTRO DO SBT exagera o que seria razoável! A guerra Tramp e China e produto da ignorância daquele governante esquisito que sentou na WHITE HOUSE por aventura do povo americano. Isso acontece também por aqui na TERRAE BRASILIS.


Aparecida

2020-11-25 15:37:15

O ministro pensa que é digno de alguma credibilidade, kkkkkkk...


Rodolfo

2020-11-25 09:12:37

Segurança nacional? O 2.G não foi. O 3.G não foi. O 4.G não foi. O que esse novo protocolo de comunicação tem que passa a ser assunto de segurança nacional? Essa é uma questão técnica e econômica.


Martim

2020-11-25 08:15:39

Esta balela de segurança nacional impediu o progresso no início da computação. O que faz a segurança nacional é a educação e cérebros pensantes.


Rodrigo

2020-11-24 23:11:52

Brasil país da piada pronta! Nem o 4g funciona na sua plenitude e só se fala no 5g.


KEDMA

2020-11-24 21:35:08

Espero que ela funcione aqui no Brasil.


Antônio

2020-11-24 21:34:14

Sinto uma profunda tristeza ao ler a imbecilidade dos comentários, saídos de mentes imediatistas destituídas de um mínimo de coerência e bom senso, aliás, bom senso é sinônimo de inteligência, que é o que mais falta aqui neste espaço. Leiam bastante sobre os malefícios (principalmente) e benefícios da tecnologia 5G antes de vomitarem besteiras.


Ary

2020-11-24 19:45:19

De uma coisa estamos certos. Se for nesse governo vai ter lisura e meu dinheiro estará a salvo. Segue o baile!


Palhaço Bozo

2020-11-24 19:42:46

Bozistas acham que a China usará o 5G para fazer espionagem. Ok, é até entendível isso, mas a mesma trupe de retardados bozistas se esquece que o governo americano faz a mesma coisa. Quem não se lembra do esquema de espionagem que o Edward Snowden trouxe a tona e que um dos alvos de espionagem dos americanos era o governo federal brasileiro? 5G é tecnologia transformadora e os americanos vão meter a faca nos brasileiros. Vamos continuar vivendo na desigualdade graças a acefalia bozista.


Sillvia2

2020-11-24 19:03:32

Agora que Trump perdeu e deixou de ser guru e influenciador do Bolsonaro na adesão aos interesses e às conveniências do americano, espera-se que o Brasil tenha sabedoria científica e competência para se filiar ao 5G que seja o melhor para os interesses dos brasileiros... sem ideologias medíocres!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

TONI FERREIRA

2020-11-26 10:31:27

O MINISTRO DO SBT exagera o que seria razoável! A guerra Tramp e China e produto da ignorância daquele governante esquisito que sentou na WHITE HOUSE por aventura do povo americano. Isso acontece também por aqui na TERRAE BRASILIS.


Aparecida

2020-11-25 15:37:15

O ministro pensa que é digno de alguma credibilidade, kkkkkkk...


Rodolfo

2020-11-25 09:12:37

Segurança nacional? O 2.G não foi. O 3.G não foi. O 4.G não foi. O que esse novo protocolo de comunicação tem que passa a ser assunto de segurança nacional? Essa é uma questão técnica e econômica.


Martim

2020-11-25 08:15:39

Esta balela de segurança nacional impediu o progresso no início da computação. O que faz a segurança nacional é a educação e cérebros pensantes.


Rodrigo

2020-11-24 23:11:52

Brasil país da piada pronta! Nem o 4g funciona na sua plenitude e só se fala no 5g.


KEDMA

2020-11-24 21:35:08

Espero que ela funcione aqui no Brasil.


Antônio

2020-11-24 21:34:14

Sinto uma profunda tristeza ao ler a imbecilidade dos comentários, saídos de mentes imediatistas destituídas de um mínimo de coerência e bom senso, aliás, bom senso é sinônimo de inteligência, que é o que mais falta aqui neste espaço. Leiam bastante sobre os malefícios (principalmente) e benefícios da tecnologia 5G antes de vomitarem besteiras.


Ary

2020-11-24 19:45:19

De uma coisa estamos certos. Se for nesse governo vai ter lisura e meu dinheiro estará a salvo. Segue o baile!


Palhaço Bozo

2020-11-24 19:42:46

Bozistas acham que a China usará o 5G para fazer espionagem. Ok, é até entendível isso, mas a mesma trupe de retardados bozistas se esquece que o governo americano faz a mesma coisa. Quem não se lembra do esquema de espionagem que o Edward Snowden trouxe a tona e que um dos alvos de espionagem dos americanos era o governo federal brasileiro? 5G é tecnologia transformadora e os americanos vão meter a faca nos brasileiros. Vamos continuar vivendo na desigualdade graças a acefalia bozista.


Sillvia2

2020-11-24 19:03:32

Agora que Trump perdeu e deixou de ser guru e influenciador do Bolsonaro na adesão aos interesses e às conveniências do americano, espera-se que o Brasil tenha sabedoria científica e competência para se filiar ao 5G que seja o melhor para os interesses dos brasileiros... sem ideologias medíocres!



Notícias relacionadas

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Redação Crusoé
23.06.2026 19:56 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

João Pedro Farah
23.06.2026 17:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Redação Crusoé
23.06.2026 15:55 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Sánchez pede anulação de votos no exterior e denuncia fraude no Peru

Redação Crusoé
23.06.2026 15:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso