Adriano Machado/Crusoé

Aliados de Maia atribuem a Bolsonaro ofensiva ao STF no Congresso

23.04.19 12:00

Aliados do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, aproveitam a crise em torno do inquérito aberto por Dias Toffoli para tentar disseminar a tese de que o governo Jair Bolsonaro (foto) incentiva, nos bastidores, movimentos pelo impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal.

Segundo a tese que espalham, pessoas ligadas a Bolsonaro estariam interessadas no impeachment de ministros da suprema corte para que o presidente da República possa indicar mais titulares do STF durante o seu mandato.

Os aliados do presidente da Câmara sustentam que saiu de gente ligada ao Palácio do Planalto, por exemplo, a articulação no Senado para trocar a CPI dos tribunais superiores pela abertura de um processo de impeachment do ministro Gilmar Mendes.

O grupo de Maia também costuma lembrar que partiram de aliados de Bolsonaro no Congresso as recentes iniciativas para tentar derrubar a PEC da Bengala, que aumentou de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria dos compulsória ministros de tribunais superiores.

Sem impeachment ou outros contratempos, como renúncia ou morte, o atual presidente da República poderá indicar apenas dois ministros do Supremo, para as vagas de Celso de Mello, que se aposentará em 2020, e Marco Aurélio Mello, que deixará a corte em 2021.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Seria maravilhoso o Brasil ficar livre de pelo menos dois ou três do STF. Mas isso está longe de acontecer. Raquel Dodge é amiguinha de Toffoli, não precisa dizer mais nada. Essa notícia é nada, zero à esquerda.

  2. “Aliados tentam disseminar tese” ...com esse tipo de conteúdo fofoca a Crusoe está pedindo para ser processada por fake News ... cadê os fatos? Com base em quê divulga esta ilação Nelson Rubens? Com certeza não foi com base no último parecer da AGU... Mas enfim se o propósito for acirrar ânimos e com eles produzir mais notícias que dão ibope tal qual um novelista apelativo , a estratégia pode funcionar mas desacreditaria a revista . Minha sugestão é separar uma coluna de fofocas na revista .

  3. Essa é uma afirmação babaca. Se o Bolsonaro quisesse trocar ministros do STF não precisaria dessa babaquice propalada pelo Crusoé, simplesmente era só trabalhar pela revogação da lei da bengala e mandaria de uma tacada só quatro canalhas togados: Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Lewandowski e Rosa Weber. Ora, isso é pura fofoca.

  4. tem que tirar está corja podre do STF .. o Sr. Maia tem rabo preso pra estar preocupado e contra isso... se tivesse compromisso com o Brasil seria o primeiro a apoiar o que o povo quer e o Brasil precisa... parem de defenderem corruptos! quem defende corruptos, corrupto é!

  5. Bidu! Claro que é ele Jair a origem. E qual o problema se for? E é. E daí? Vão chorar? Podem propor impeachment dele também, oras? Aliás, não é uma má ideia encaminhar todos os pedidos para frente. Inclusive da CPI da Lavatoga. Vamos lá. Está ficando interessante.

  6. Primeiro investigar os juizes e punir se culpado. Afastando durante investigação. Respeitando a dúvida para a ampla defesa. Afastar e tirar o poder é o bastante neste momento. Também aguardo a punição no caso daquele voto a mais no senado que estão propositadamente querendo ficar por isso mesmo. Esquecido.

  7. Não nada coerente passar a mão na cabeça dos min. Alexandre Moraes e Dias Toffoli, em face da gravidade de seus atos. A renuncia seria menos traumática, caso contrário o impeachment dos dois, sem prejuizo das implicações penais e reparação de danos.

  8. Isso pq o desequilibrado filho faz o diabo nas redes do pai e nada acontece. Esse desequilibrado só causa problemas, de toda ordem, pra todos, do desempregado aos ministros do STF.

  9. Ainda não mudamos o congresso todo , os que sobraram continuam atormentando o Brasil , com suas ações inescrupulosas , levando todos nós as amarras do retrocesso

    1. Mudança de regras, nesta altura, é o que os corruptos mais desejam para evitar Bretas e Moro no Supremo.

    2. Mandato de dois anos e SORTEIO entre os juízes de segunda instância.

    3. Eeste e o ponto chave a ser mudado, acabaria com a politicagem do supremo.

  10. Sem um supremo que julgue pela constituição não teremos corruptos na cadeia . E esse aí já provou que julga por acordos.

  11. ele capta muito bem o sentimento da sociedade, coisa que a maioria dos políticos não capta, por isso as votações em Maia são sempre pequenas

  12. Restaria explicar por que a AGU (do Executivo) apoiou o AI-5 de Toffoli. Dentro do mérito da notícia acima, o apoio da AGU seria dar corda para o enforcado. É um fato que JB ganharia muito, se "vagas" fossem abertas de repente no STF. Essa instabilidade em Brasília é "ótima" para a Economia e as Reformas. Pobre Brasil !!!

    1. O eterno blá..blá..bla. o Presidente BOLSONARO foi claro: o congresso é SOBERANO..é difícil entender rainha de sabá?

  13. O Povo está mais do que interessado no Impeachment de varios ministros do STF pois eles não representam os anseios da população no combate à corrupção.

    1. O povão não está nem aí para o que acontece no congresso ou no Palácio do Planalto. Esses caras foram eleitos pela população que mais sofre.

  14. Confundir o STF com a figura pessoal do Gilmar Mendes e dos censores **** ******* e ********* de ****** é típica atitude diversionista de querer juntar o joio ao trigo. Nessa esparrela a opinião pública com discernimento não cai.

    1. E deixa o gilmar mendes? Esse tipo que manda soltar todos os corruptos.

  15. Botafogo é um grande sabotador e defensor da impunidade, raposa da velha política, parceiro do centrão. Mal tem voto para deputado e acha que ainda pode ser presidente. Ridículo!!

  16. Bolsonaro não precisa incentivar nada. É a população que pede pela assepsia do STF faz tempo. A incompetência de certos ministros, recentemente comprovada somada aos conchavos promovidos por outros têm levado à insustentabilidade politica do atual quadro de Ministros daquela Corte.

    1. Se não houvesse nenhuma referência ao incentivo de JB, você e mais uns 10, iriam reclamar: "por que o presidente não faz também sua parte? Incompetente!"

Mais notícias
Assine agora
TOPO