Adriano Machado /Crusoé

Pandemia afeta a liberdade de expressão no Brasil e no mundo, diz instituto sueco

10.03.21 16:50

O Insituto V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, publicou nesta quarta, 10, seu relatório anual de 2021 sobre o estado das democracias no mundo. Segundo os pesquisadores, 68% da população mundial vive hoje em autocracias, um aumento considerável levando-se em conta que apenas 48% viviam em ditaduras há dez anos.

A maneira como os países se tornam autocracias é similar, segundo o V-Dem. “Os governos primeiro atacam a imprensa e a sociedade civil, e polarizam as sociedades, desrespeitando os oponentes e espalhando informações falsas com o objetivo de prejudicar as instituições formais“, diz o relatório.

Entre os países em que a imprensa está sendo atacada, o V-Dem cita o Brasil: “A censura governamental e a hostilidade contra a imprensa apartidária está aumentando constantemente no Brasil, em particular após o populista de direita Jair Bolsonaro ter se tornado presidente em janeiro de 2019, o que tem incluído a disseminação de informações falsas pelo governo“.

Em 32 países, as ameaças à liberdade de expressão e à imprensa aumentaram. Há três anos, isso aconteceu em 19 nações. O número de países registrando melhoras na liberdade de imprensa caiu de 16 para doze em um ano.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois é. Basta dizer que o PGR abriu uma queixa e o ministro do STF acatou. Monitorando todas as respostas que nós revoltados com esse circo todo estamos fazendo. Calma gente é apenas o começo. Lula voltando aí que vai piorar. Não defendo aqui o presidente. Mas é a verdade.

  2. O problema não é só o governo. As "big techs" também estão censurando a torto e a direito e quanto ao STF, melhor nem comentar (o único crime grave para eles é xingar e ameaçar a eles próprios, o resto é só soltura de bandidos).

  3. O problema é que o relatório considera a imprensa apartidária. Hei, man. De vocês eu espero melhor contextualização.

  4. O mais interessante de tudo isso que aquele que cria os fatos, em imagens HD e em bom som, é que ataca a imprensa no BRASIL. Eu acredito que isso é uma tática para se fazer de vítima e perseguido por aqueles que somente têm o mister profissional de retratar fatos em notícias. Será que o diálogos publicados pelo INTERCEPT BRASIL e outros órgãos de imprensa são fatos criados por jornalistas que obtiveram de fonte. Não discuto o conteúdo nem a veracidade dos áudios porque nem os envolvidos o fazem.

  5. Não precisa ir longe! Tente dizer que não vai tomar vacina,!!!! Você ė negacionista, Antivacinista! Tente dizer que você é uma profissional da área da saúde, que tem doutorado em Saúde Coletiva, que você entende que estamos num Experimento CIENTÍFICO SOCIAL E POLÍTICO EM ANDAMENTO e que não existe um único estudo CIENTÍFICO no mundo sobre efeitos adversos a LONGO PRAZO das vacinas e que você não precisa sair de casa. Não consegue. O STF não deixa, o Dória e o Mandetta falaram. E tem o Bozo!!!

    1. Recomendo você não tomar purgante porque sua cabeça murcha!

    2. Cala a boca Magda. Quanta besteira. Só pode ser gado.

    3. Nossa, depois de tanto conhecimento científico acumulado por séculos, não dá pra confiar na vacina? Estamos lascados mesmo. A Terra não é redonda, Darwin é palavrão, evangélicos votam em torturadores. Este Brasil tá pirado mesmo.

    4. Diga que a dose que você não vai tomar, serve para quem quer participar do EXPERIMENTO. Pergunte por que não estamos assinando termos de consentimento livre e esclarecido nas filas de vacina. Ética, não precisa, né? Afinal, as vacinas foram testadas em ratas, então, ACREDITA-SE que não farão mal às gestantes humanas. Muito ciência envolvida!!!

  6. 1.1 - Bolsonaro avançou com a sua postura autoritária, sobre os demais atores da nossa democracia. E o PT do Lula também. Ou a imprensa não era perseguida pelos petistas, que tinham, como Bolsonaro, a sua mídia chapa branca. O PT embolsou o futuro dos brasileiros. De quem era os 100 milhões de dólares devolvidos pelo ex-gerente da Petrobras? O PT atacava a imprensa, por não conseguir explicar o triplex, o sítio, o apartamento vizinho, o Lulinha 1, o Lulinha 2...

    1. Vocês patrulha, são o próprio exemplo da restrição de liberdade de expressão. Em comentários anteriores já havia posto que os supremos estavam pavimentando a estrada para onde está semana chegamos. Indiretamente com vossa ajuda.

    2. 1.2 - Bolsonaro ataca a imprensa por não conseguir explicar os depósitos, a rachadinha, a mansão, a falta de vacinas, as mortes por covid...Vai ser um teatro de horrores assistir o Lula e o Bolsonaro debatendo suas imundícies. O porco ofendendo o toucinho. Já comprei várias caixas de antiácidos. O único capaz de derrotar Bolsonaro e Lula, é Moro. Mas os partidos políticos estão todos contaminados pelo jeito, para poder abrigar um candidato honrado.

  7. A pesquisa está correta. Desde que o Bozismo assumiu, a democracia se deteriorou no país. O gabinete do ódio continua trabalhando forte contra qualquer pessoa que se oponha ao Bozismo genocídio. Há inúmeros casos onde pesquisadores, jornalistas, etc, foram e são perseguidos pela récua Bozista.

  8. A imprensa tem um papel essencial numa democracia. Mas colocar a imprensa brasileira somente no papel de vítima é um equívoco. Ela também muitas vezes tem deixado a desejar.

  9. Aqui a coisa piorou mais...principalmente depois que instâncias superiores também passaram a exercer tal tipo de restrição da liberdade e a compactuar com as mazelas de outras forças, e todas deixam claro que o populacho só lhes serve para pagar as contas nababescas...

    1. Entretanto quem restringe a liberdade individual no Brasil é a ditadura do judiciário.

Mais notícias
Assine agora
TOPO