Agência Brasil

Países que abrigam a Amazônia vão se reunir no dia 6 de setembro

28.08.19 09:48

O presidente Jair Bolsonaro informou nesta quarta-feira, 28, que presidentes de países que têm em seu território áreas da Amazônia vão se reunir no dia 6 de setembro para discutir uma “política única” de preservação e desenvolvimento da região.

O anúncio foi feito ao lado do presidente do Chile, Sebastian Piñera (foto), que visitou Bolsonaro no Palácio da Alvorada depois de voltar do encontro do G7 em Biarritz, na França, onde participou como convidado. Segundo Bolsonaro, o encontro deverá ser em Leticia, na Colômbia. A Venezuela não foi convidada, apesar de parte da floresta estar em seu território.

Piñera ressaltou que “os países amazônicos, que são nove, entre os quais o Brasil é o mais importante em tamanho, têm soberania sobre a Amazônia. Isso tem que ser reconhecido sempre”.

Nesta semana, o presidente da França, Emmanuel Macron, ao anunciar a disposição do G7 de contribuir para combater as queimadas na região, afirmou que a internacionalização da Amazônia era uma ideia “em aberto”.

Macron e Bolsonaro trocaram críticas no debate sobre a preservação da região. O presidente brasileiro chegou a replicar no Twitter uma brincadeira ofensiva contra a primeira-dama da França, Brigitte, retirada na manhã de hoje de seu perfil na rede social.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Partamos do princípio de que o Brasil não é levado a sério lá fora. A desconfiança é a norma nos governos do 1o mundo. Alguém acredita na Venezuela, na Argentina (novo calote mundial)...; é a mesma coisa.

    1. É fundamental em relações internacionais a forma como os outros nos enxergam, e não o ufanismo de nos acharmos o "sal da terra". O único país da América do Sul realmente levado a sério é o Chile; o Uruguay também recebe um certo respeito.

  2. Os governadores dos estados amazônicos querem dinheiro, querem o dinheiro da Petrobrás, querem o dinheiro do Macron, querem o dinheiro do Bolsonaro, querem dinheiro, a floresta, esta que se exploda, digo mais, a floresta está com seus dias contados, inclusive parques e reservas indígenas, tufo está sendo destruído, não adianta avião jogando água, talvez ajudaria se jogasse bombas nos grileiros lá embaixo.

  3. Perfeita estratégia que só vai fortalecer os nove países em que está inserida a floresta amazônica. É fundamental preservar a soberania dos países em que a floresta está e estancar essa aberração de internacionalização da Amazônia que só interessa aos gananciosos com a sua riqueza.

  4. Com o avanço da globalização (meios de comunicação, transporte e comércio internacional), o mundo deixou de ter periferias geográficas. Tudo está conectado. Infelizmente, restou a Periferia Mental, da qual o Brasil possui inúmeros elementos, quer no Executivo (Bolsonaro na pole position), Congresso e Judiciário, além dos bozistas fanáticos e dos ignorantes em geral. Um verdadeiro Parque Jurássico.

    1. Tino — Comentário perfeito. Estamos mesmo na periferia mental do mundo civilizado. Basta ver os presidentes que tivemos nas últimas décadas. Só louco escolhe gente assim.

  5. Que história é essa de " presidentes que tem áreas no território da Amazonia?!" Tem que correr esta cambada de ladrões de nossas riquezas.

    1. Onde vc leu isso?! Está escrito que a floresta Amazônica está presente, faz parte de outros países além do Brasil. Ou seja, não é só o Brasil que tem floresta Amazônica.

  6. Devemos ficar caro atentos às manobras do governador entreguista de Amapá Waldez Goes, Macron o cooptou com bugingangas do mesmo modo que colonizadores presenteava silvícolas com espelhos.Olho no traira!

  7. Um grupo de personalidades de esquerda exigiu que o governo francês rejeitasse o acordo de livre comércio entre a União Européia e o Mercosul, alegando que tal acordo resultaria na ampliação dos danos ambientais na região amazônica. Não parece ser coincidência que em pouco menos de um mês a situação tenha escalado para ameaças diretas à soberania brasileira por parte do presidente francês, Emannuel Macron.

  8. A internacionalização da Amazônia poderia iniciar-se com um Projeto Piloto na Guiana Francesa. Se der certo, após um período razoável de avaliação- 3 ou 4 décadas-, poder-se-ia estende-lo a outras nações.

  9. Os líderes dessa esquerdalha brasileira deveriam ser processados por traição à Pátria, por provocarem essa celeuma sobre a Nossa Amazonia. Eles perderam o poder via eleição mas não se conformam. Para esses esquerdopatas quanto pior melhor. Lula continua preso babacas. E a próxima a ir para o xilindró vai ser a presidanta. Imbecis.

  10. Efeito cascata. 18 marcas internacionais suspenderam as importações de couro do Brasil. Está aberta a comporta para outros setores fazerem o mesmo. A pressão internacional poderá ser muito forte. Quero ver o que JB irá dizer quando o desemprego aumentar. Muito provável que culpe o IBGE e demita o Diretor. Entendam: o Mundo é Global e a questão Ambiental é pauta fortíssima. Envolve a todos em solidariedade planetária. Saiam de seus mundinhos do Século XIX, estamos a 19% já do Século XXI.

  11. Copiei do Breitbart: Like so many of the environmental scare stories which grip the world’s media periodically, it is a panic which has been deliberately and cynically stoked by left-leaning eco-activist groups for a number of purposes: To generate public hysteria in order to precipitate expensive and unnecessary government action which no sober cost benefit analysis could ever justify To raise ‘awareness’ — and, by extension, money — for the green cause To discredit conservatives, especially th

    1. José e Tino, se não vem uma Força interna para salvar a Nação daqueles dois lados de destruição e ignorância, estaremos perdidos...

    2. Elke; tivemos 15 anos de obscuridade ideológica de esquerda, que devastou o país. Infelizmente, caímos na obscuridade da direita extremada, cujos integrantes são ignorantes de raiz e devastadores também. Somados esses efeitos: miséria política, meio ambiente em degradação, economia falida, desemprego em massa, desaceleração mundial, entramos na Tempestade Perfeita. Eu não vejo saída desse Furacão em que entramos, e nos afundamos mais a cada dia.

    3. Elke e Tino como sempre desmontando os argumentos de farsantes. Tenho muito orgulho de vocês, bravos pensadores. Fim da mediocridade! Fim do Bozismo e do petismo.!

    4. Ambientalistas não são esquerdistas e esquerdistas não são ambientalistas, como provam países com ditaduras comunistas que não tem um mínimo respeito ao meio ambiente. Ideólogos da direita usam este argumento para desacreditar equilibristas. A polarização não é apenas um sintoma brasileiro, más uma rachadura mundial. No meio destes campos o equilíbrio e o juízo estão sendo pisados na lama...

    5. Lucio; não sei seu objetivo oculto, talvez mostrar que é poliglota. Li e entendi o texto incompleto. Muitos comentaristas não sabem o inglês; assim, posso supor que seu gesto foi de soberba. Teria sido gentil se tivesse traduzido e escrito em português. Por outro lado, o Breitbart é um dos piores veículos da extrema-direita americana, de Steve Bannon, um site xenófobo, racista, preconceituoso, agressivo, anti-humano. Agora já conhecemos você. Mais um Neanderthal ( pretenso poliglota, no caso).

  12. A internacionalização da Amazônia é uma inconcebível neocolonização nos países que compõem a região amazônica da qual o Amazonas é o estado de maior extensão do Brasil. Pobre Brasil.

    1. Vamos ver ele aceita também internacionalizar, a N. Dame já que contingenciou recursos na manutenção da mesma e deu no que deu!

  13. A Amazônia é um bem difícil de ser precificado e tem que receber muitos cuidados mesmo. Mas eu detestaria saber que a nossa top model, Gisele B teve uma ruga a mais no seu lindo rosto por isso.. então, Gisele: fique tranquila, estamos cuidando muito bem das nossas "girafas, coalas, leões etc". Não se impressione com a foto postada pelo Lacron pq o autor da foto, morto em 2003, já psicografou dizendo que a foto é dele, e é antiga. Por fim, o macaquinho com o bebê macaco passam bem..na ÍNDIA!!

  14. Não podemos fazer o jogo dos globalistas europeus. As duas únicas opções que temos é lutar sozinhos contra todos os grupos ou unirmo-nos ao grupo norte-americano, que parece ser o menos prejudicial aos nossos interesses.

    1. Elke, estamos em duplo perigo. Nas mãos de IGNORANTES e INSANOS. A pior conjunção a enfrentar. Ignorantes no Poder são Prepotentes, e insistem em fazer valer suas ideias estúpidas, a ponto de implantá-las insanamente.

    2. O maior interessado é o tio Trump. É para ele que o JB Está preparando a Amazônia. O desmatamento já foi feito com fogo. Agora é só as empresas americanas chegar e mandar ver com a exploração de minérios. Os JB fans,estão adorando.

    3. Tem razão nos 2 comentários, Cretino. Más, que eles não se preocupam, pq agora tem Tio Trump para defender a Amazônia contra a Europa (rsrsrs). O Dudu vai ser o embaixador, Tio já concordou e Paizão já está cuidando do Senado. Vai ficar tudo bem para os EUA ter a exclusividade da exploração. Sem queimadas vai ficar um pouco mais difícil, más Tio vai dar um jeito... (se cegueira matasse....)

    4. Como o Brasil não tem $$$$ para cuidar da Amazônia, ela será relegada ao deus-dará, como já está acontecendo; e as pressões internacionais não irão diminuir, afetando nossas exportações. Melhor fazer um amplo acordo, pegar todo o $$$$ possível e cuidar bem do nosso Meio Ambiente. É OBRIGAÇÃO, não favor. As primeiras vítimas somos nós brasileiros.

    5. Concordo, José. O presidente deve declinar do apoio financeiro pq mais dia, menos dia isso nos será cobrado!!

  15. Fábio não sabe de nada. Sabe qual o objetivo desta reunião? Preparar um plano para investimentos de 3 bilhões de dólares para ajudar os países apedeutas da região a manejar de forma adequada os seus imensos recursos naturais. Entendeu? Ou precisa explicar mais? Sabe porque o G7 quer dar este dinheiro? Porque as ONGs ambientalistas colocaram pressão nos seus respectivos governos. Será que precisarei desenhar agora? Se o Brasil ficar de mimimi, não receberá absolutamente nada.

    1. Não tenho ONG, mas apoio o trabalho delas. Fazem mais pelo Brasil do que a maioria dos bozistas que se dizem patriotas mas passam o dia todo comendo macarrão e peitando na frente da televisão,

    2. Jose ! Está preocupado em receber dinheiro ? Qual é a sua ONG ? 🇧🇷

    3. Bruno -- Não sei de tudo, mas sei o suficiente para entender o que está acontecendo no mundo. Enquanto isso, os bozistas não sabem nem o que passa na casa deles. Tino, é isso mesmo. Ou o Brasil se ajusta, ou será ajustado via pressão comercial.

    4. Jose; seu argumento faz sentido. A estúpida encrenca armada por JB despertou a pressão da consciência mundial, também da nacional (os fatos de desmatamentos e queimadas são inegáveis). Se os países amazônicos não se enquadrarem (Brasil principalmente), serão afetados por pressões e exigências comerciais cada vez maiores. O mundo hoje é global. Bolsonaro jogou o mundo contra nós, pela condução desastrada da questão. Um "Gênio".

    1. ESQUERDALHA HIPOCRITA . Qual é a inteligência de aceitar a internacionalização da Amazônia ? É a inteligência de se submeter aos países ricos ou de entregar a riqueza para eles ? E qual governo de esquerda se preocupou com os ribeirinhos ? Se perguntarem para os ribeirinhos , eles vão responder nenhum . 🇧🇷

    2. Muita preocupação com a Amazônia e zero de preocupação com o povo amazônico. Boa parte dos ribeirinhos que moram no estado do Amazonas vive em situação de penúria. E se trata do estado que mais preserva . Lamentável!

    3. Os imbecis de esquerda já usavam esse refrão nos anos 1960. Vejo que a burrice direitopata é igual à esquerdopata. E ainda se embrulha na bandeira do país. Parece o Fidel, o Chavez e o Maduro falando. Ô mentalidade jurássica.

Mais notícias
Assine agora
TOPO