Waldemir Barreto/Agência Senado

Pais de governadores são cotados para relatar CPI da Covid

12.04.21 12:06

Dois senadores do MDB despontam na lista de cotados para serem os relatores da CPI da Covid: Renan Calheiros, de Alagoas, e Jader Barbalho, do Pará. Ambos são pais dos governadores de seus respectivos estados, Renan Filho e Helder Barbalho.

Ex-presidente do Senado, Renan vem defendendo a instalação da CPI publicamente. Nos bastidores, parlamentares avaliam que, caso Jader ou Renan sejam de fato escolhidos como relatores, podem atuar para dificultar a investigação de governadores e prefeitos no colegiado, movimento defendido por Jair Bolsonaro.

No sábado, o senador Alessandro Vieira, líder do Cidadania, se antecipou ao Planalto e apresentou requerimento de aditamento da CPI da Covid para a ampliação dos fatos a serem investigados pelo colegiado, incluindo suspeitas sobre governos estaduais e municipais.

Já na manhã desta segunda,12, o senador Eduardo Girão, do Podemos, informou que possui 34 assinaturas – são necessárias 31 – para a criação de uma CPI destinada a investigar governadores e prefeitos, como resultado de uma articulação da base aliada. Com dois pedidos de criação de CPI, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tem a prerrogativa de determinar o escopo da comissão a ser criada.

Com relação à presidência da CPI, signatários do primeiro pedido defendem que o “protocolo” do Senado seja respeitado, com a escolha do autor do requerimento, Randolfe Rodrigues, da Rede, líder da oposição.

Emissários do Planalto, no entanto, trabalham para que a presidência do colegiado fique com um nome mais “equilibrado”. Senadores da base argumentam que, caso o requerimento de Eduardo Girão seja apensado ao de Randolfe, o parlamentar do Ceará pode também ser o presidente.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu não tenho esperança alguma na CPI. A minha esperança é que um dia o povo brasileiro se canse e passe a se movimentar de forma efetiva para tirar definitivamente o genocida da presidência.

    1. Genocida, jose, deveria ter sido teu pai, que deu vida a um ser humano, abjeto igual a você!!!! Eita barrigada perdida....

  2. Para quem acha que as coisas estão tão ruins que não podem piorar......o presidente esculacha com a Presidência da República. Suas responsabilidades e atribuições, seus limites constitucionais. a Câmara e o Senado, bem conhecidas do povo brasileiro., que sabe muito bem como trabalham, quem é quem seus históricos e as folhas corridas de vários Deputados e Senadores. O Supremo., e os demais tribunais Superiores, não param de atuar de forma a aprofundar o total descrédito de vários ministros.

    1. Julio, o descrédito e a descrença do povo brasileiro ocorre com todos os poderes constituídos da República. Infelizemente nenhum desses poderes representam o desejo e a vontade do povo brasileiro. Somos (os brasileiros) os inimigos da classe política e nisso incluo tmbm o judiciário, pois sua cúpula é notoriamente composta de advogados de políticos que fazem as vezes de juízes.

  3. Para que servem as Câmaras de Deputados estaduais e Vereadores municipais? Penso que seriam essas respectivas casas a ter a responsabilidade de fazer uma devassa na administração dos recursos para Estados e Municípios. Já a Câmara de Deputados Federal e Senado deveriam de focar no Governo Federal.

    1. Só que nenhuma das três instâncias serve para nada.

  4. Ótimo encaminhamento esse de apensar os requerimentos , Girão Pres. Randolfe relator. Renan e Jader, só irão sabotar. ESTES, Não!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO