Júlio Nascimento/PR

Pacheco promete retomar comissões, mas volta do Conselho de Ética ainda é uma incógnita

07.04.21 13:55

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), sinalizou a parlamentares a intenção de retomar o funcionamento das comissões permanentes da casa nas próximas semanas. Os trabalhos foram suspensos em março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. Se os colegiados forem reativados, as sessões ocorrerão de forma virtual.

O assunto foi comentado durante a reunião do colégio de líderes do Senado. De acordo com parlamentares, Pacheco iniciou conversas com os presidentes das comissões para viabilizar a retomada “o mais rápido possível“.

Questionada se o plano inclui a volta do funcionamento do Conselho de Ética, a assessoria de Rodrigo Pacheco disse que a possibilidade está em avaliação. “Ele colocou que vem estudando a possibilidade, levando-se em conta as condições técnicas e, principalmente, sanitárias. E isso serve para todas as comissões que possuem características distintas“, disse.

Senadores ouvidos por Crusoé estão incrédulos quanto à reativação do Conselho de Ética. Entendem que Pacheco não parece interessado em se indispor com colegas neste momento e que, para evitar desgastes, usará como justificativa a necessidade de a casa se concentrar em medidas de combate à pandemia.

No Conselho, tramitam ações que pedem a perda de mandato de nomes graúdos. Em dezembro, Alexandre Frota, do PSDB, propôs a abertura de um processo disciplinar contra Flávio Bolsonaro por indícios de prática dos crimes de improbidade administrativa, peculato, associação criminosa e tráfico de influência. A representação se soma a uma outra, apresentada por PSOL, PT e Rede, que está parada no colegiado desde fevereiro de 2020. 

Os dois processos são sustentados na investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre o esquema “rachid” operado no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa local. Além de Flávio, também são alvos de pedidos de processo disciplinar no Conselho de Ética os senadores Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro entre as nádegas, conforme revelou Crusoé, Jorge Kajuru, Cid Gomes e Davi Alcolumbre. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Qualquer um que apoia o Bozo não tem mais credibilidade. Edmundo, você tem alguma?

  1. ESSE OUTRO É PRATICAMENTE UMA CONTINUAÇÃO DO ALCOLUMBRE BATORÉ POIS TODOS SÃO COMPROMETIDOS COM O PIOR DA POLÍTICA NO PAÍS. ENTÃO NÃO ADIANTA QUE DESSE AÍ NÃO SE ESPERA NENHUMA AÇÃO CONTRA SEUS PARES. É UMA VERGONHA ESTE CONGRESSO.

  2. Que desculpa esfarrapada, eles tem plenas condições de fazer as reuniões virtuais. Você é muito liso Sr Pacheco.... vamos ficar nessa enrolação até quando?

  3. Voltar a Comissão de Ética? Que piada!!! Eles querem é que esta Comissão fique parada “Ad Eterno”. Esses safados trabalham contra eles mesmos? Desde quando. Corruptos não sabem o significado do termo “ÉTICA”

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO