DivulgaçãoA

Ouvidoria de Paulo Guedes não ouve, constata CGU

03.01.21 12:54

A CGU cobrou do Ministério da Economia providências em relação a 450 reclamações registradas por cidadãos no sistema de ouvidoria do governo federal que ainda não foram respondidas até o mês de novembro.

Um ofício assinado pelo ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias, lembra à ouvidoria de Paulo Guedes que a lei estabelece prazo de 30 dias para tratamento das queixas relatadas por cidadãos, prorrogáveis por mais um mês. De acordo com informações da CGU, 15% das 3.774 manifestações em tramitação no órgão estão fora do prazo, acima da média do conjunto do governo federal. No acumulado das queixas recebidas por todos os ministérios, somente 7% dos processos em ouvidorias federais estão em atraso.

“Solicito a adoção de providências quanto ao tratamento das demandas recebidas”, diz Gomes Dias, que encaminhou ao Ministério da Economia uma tabela com todas as queixas não respondidas dentro do prazo legal até novembro. No rol de expedientes atrasados, há reclamações até de 2017, 2018 e 2019.

Desde o início do governo, a pasta já recebeu mais de 201 mil manifestações por meio da ouvidoria federal, mas apenas 32% dos cidadãos se disseram satisfeitos com a resposta dada pelo ministério. Por causa do auxílio emergencial, os ministérios da Economia e da Cidadania são os órgãos mais demandados pela população por meio do canal de reclamações da CGU.

Em nota, o Ministério da Economia informou que existe uma “desconformidade” entre os sistemas da pasta e da CGU que ocasiona os atrasos. “A CGU está ciente do problema e tem atuado, juntamente com o ME, a fim de resolver ou minimizar o problema”, diz o órgão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que ainda haja muitos atrasos. Ocorreu comigo algo parecido. Mas embora tenha havido uma demora no meu caso, bem peculiar e relacionado ao INSS, observei que houve melhora significativa nos serviços online de ouvidoria e atendimento. Acredito ainda que parte dos motivos da demora, dentro desse sistema, tenha relação ao aumento do atendimento pela pandemia. O caminho é esse, no meu caso, ao fim, agradeço o atendimento recebido.

  2. Um consumidor insatisfeito com a prestação de serviço de alguma empresa, reclama com ela nos canais disponibilizados..Um cidadão reclama do governo nos canais que esse oferece. Um consumidor insatisfeito com o retorno da empresa, muda para outra. Um cidadão insatisfeito com o retorno do governo, mesmo não podendo fazer isso de imediato, muda para outro através do seu voto.

    1. Paulo. é a única explicação para tamanha insensatez do eleitor. Aturar contra o próprio pé!

    2. O problema é que leva quatro anos para mudar o governo. Eu errinho qualquer no voto leva a crises de grandes proporções. É o tal efeito borboleta aplicado ao Brasil.

Mais notícias
Assine agora
TOPO