Ouça os diálogos do assessor de Paulinho da Força com entregador de dinheiro
Entre as principais provas obtidas pela Polícia Federal para indiciar o deputado Paulinho da Força (foto), do Solidariedade, pelo recebimento de 1,8 milhão de reais da Odebrecht de forma ilícita, estão duas gravações telefônicas fornecidas pelo doleiro Álvaro Novis. Colaborador da Lava Jato, Novis tem sido peça-chave para ajudar a rastrear o caminho do dinheiro...
Entre as principais provas obtidas pela Polícia Federal para indiciar o deputado Paulinho da Força (foto), do Solidariedade, pelo recebimento de 1,8 milhão de reais da Odebrecht de forma ilícita, estão duas gravações telefônicas fornecidas pelo doleiro Álvaro Novis. Colaborador da Lava Jato, Novis tem sido peça-chave para ajudar a rastrear o caminho do dinheiro da empreiteira.
Os diálogos mostram Márcio Amaral, funcionário da corretora de valores do doleiro no Rio de Janeiro, combinando "reunião", entrega de "encomenda" ou de "documentação" com Marcelo de Lima Cavalcanti, chefe de gabinete de Paulinho da Força na Câmara dos Deputados. As entregas de dinheiro teriam sido feitas no 11º andar do prédio da Força Sindical, no bairro da Liberdade, em São Paulo.
Uma das conversas foi no dia 16 de setembro de 2014, data de uma entrega de 300 mil reais, com a senha "Pandeiro", para Cavalcanti no endereço da Força Sindical, como aparece nas mensagens de Skype trocadas pelos funcionários da Transnacional, a transportadora de valores usada por Novis para fazer os pagamentos ilícitos da Odebrecht.
Segundo a PF, o número de telefone usado por Cavalcanti e para o qual Márcio Amaral ligou está registrado em nome do deputado. O nome do assessor de Paulinho surge ainda em outras três programações de pagamentos da Transnacional. Duas delas coincidem com os registros feitos na planilha do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, vinculadas ao codinome "Forte", atribuído ao deputado do Solidariedade pelo ex-presidente da Odebrecht Ambiental e delator Fernando Reis.
Outra gravação feita pela empresa do doleiro Álvaro Novis ao assessor de Paulinho da Força é do dia 4 de junho de 2014, e chamou a atenção da PF por ser uma data em que não havia programação de pagamentos nas planilhas da Odebrecht e nas mensagens da Transnacional. Os registros entregues à PF indicam quatro entregas no valor total de 1,8 milhão de reais, entre os dias 21 de agosto e 16 de setembro de 2014.
"É forçoso reconhecer a desfaçatez imiscuída nos diálogos entre o funcionário de Álvaro Novis (Márcio) e Marcelo de Lima Cavalcanti, assessor do congressista, gravados por sistema da Hoya Corretora de Valores e Câmbio para viabilizar o recebimento de valores, repise-se, através de terminal cadastrado em nome
do próprio parlamentar. Evidencia-se a pretensão de camuflar o real conteúdo
dos repasses, sobretudo pelo uso de subterfúgios ('encomenda',
'documentação' e 'reunião'), denotando o caráter ilícito da transação", afirma a PF, em relatório enviado no fim de novembro ao Supremo Tribunal Federal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leandro
2019-12-12 11:21:29DEMOROU. ESPERO Q NAO PRENDAM SO O ASSESSOR. ESSE CARA DEVERIA ESTAR PRESO HA TEMPOS.
Odete6
2019-12-12 10:20:34Finalmente esse asqueroso marginal sairá de circulação!!!!...
JOSE
2019-12-12 04:36:08esses caras destruíram o sindicalismo puro a serviço dos trabalhadores. Transformaram os sindicatos em ORCRIM.
Carlos
2019-12-12 00:43:28Mais um CODINOME EM LISTA DE PROPINA. Até quando o povão aceitará isso?
JAT
2019-12-11 21:09:35PAIS DE FAZ DE CONTA.
Jose
2019-12-11 19:47:02Paulinho"NA FORCA". Igual Lula, sindicalistas foram USADOS p ORCRIMS representadas p centrão, p continuarem roubando nos últimos 20 anos. Se fuderam, pq têm pouco estudo, eram principiantes, e deixaram rastros. Vejam q o MDB de temer, Juca, Renan, Barbalho, lobão, Bezerra, sarney e outros bandidos, nunca apresentam candidatos à presidência.Dão apoio mas desde q tenham nos bolsos as chaves dos cofres,q são as estatais e autarquias. Sarney e Temer eliminaram seus imediatos.E desgovernaram mal.
Laonte
2019-12-11 18:23:14São muitos ladrões na política, mas ainda tenho esperança na mudança.
Eduardo Duprat
2019-12-11 17:49:50Como é que um político como ele consegue se olhar no espelho, olhar para sua família, frequentar uma igreja, se é que ele faz isso? Sob o olhar espírita, dá para imaginar o que espera por ele numa futura reencarnação: tenho pena.
João
2019-12-11 17:24:43Esse aí nao foi da tchurma do grão-larápio?
Beatriz
2019-12-11 16:01:09Paulinho da Força, corrupto vem sistematicamente mandando em conluio com PigMaia, pra fortalecer essa droga de centrão do baixíssimo clero! E ainda querem retorno do imposto sindical viu? Ohhh praga