Os poderes reduzidos do presidente reeleito de Portugal
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (foto), foi reeleito com 60% dos votos na votação do domingo, 24. Membro do Partido Social-Democrata, o PSD, e assumidamente de direita, ele ocupará o cargo por mais cinco anos. Desde uma reforma em 1982, o presidente de Portugal tem poderes muito reduzidos para interferir no governo....
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa (foto), foi reeleito com 60% dos votos na votação do domingo, 24. Membro do Partido Social-Democrata, o PSD, e assumidamente de direita, ele ocupará o cargo por mais cinco anos.
Desde uma reforma em 1982, o presidente de Portugal tem poderes muito reduzidos para interferir no governo. Se declarar o governo inconstitucional, por exemplo, o Congresso poderia reverter a decisão. Seu poder está principalmente na palavra. "Marcelo pode fazer discursos e dar entrevistas. Ainda que não seja governo, ele exerce uma influência importante, considerando a quantidade de eleitores que ele tem. Ninguém no governo gostaria de enfrentá-lo", diz o cientista político português José Adelino Maltez, da Universidade de Lisboa.
Marcelo Rebelo tornou-se famoso em Portugal quando comandava programas de televisão aos domingos. Hoje, é a pessoa com maior popularidade no país, com aprovação em torno de 74%. Na última eleição, ele conseguiu metade dos votos dos eleitores do seu partido e metade dos adeptos do Partido Socialista, de esquerda, que lidera a coalizão de governo com o primeiro-ministro António Costa.
A relação entre o primeiro-ministro e o presidente é amigável. "Um tem confiança no outro. Então a presidência funciona mais como um equilíbrio democrático", diz Maltez. Para Portugal, a sorte é que, durante toda a pandemia do coronavírus, o país não sofreu com a polarização política. "Esse problema que aflige o Brasil nós escapamos", diz Maltez.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Alberto
2021-01-27 15:28:11Acho que o Brasil deveria evoluir para um modelo desse tipo português ou francês, onde o Presidente fica aliviado de funções do dia-a-dia e o PM toca o governo . Já tivemos um ensaio disso no Brasil, se bem que de maneira informal . Note-se ainda que em Portugal os conselheiros municipais ( nossos vereadores) , uma vez eleitos, recebem funções executivas como se fossem secretários municipais . Portugal não tem prefeitos, quem governa as cidades são os "presidentes da Câmara " .
Jose DL
2021-01-27 14:26:4960% de votos dos 39,5% votantes (60,5% maior abstenção desde sempre!!! ) Assumidamente de direita ??? Primeiro ministro é "amigo" do "Sócrates" Amigo do Lula. Marcelo Rebelo.... o presidente das selfies, como dizemos cá. Duda, sabe de nada inocente!
Elisa Oliver
2021-01-27 14:06:53Sorte a deles, azar o nosso.