Adriano Machado/Crusoé

Mourão sinaliza troca do comando do Itamaraty em reforma ministerial

27.01.21 13:44

Hamilton Mourão (foto) admitiu nesta quarta-feira, 27, a iminência da reforma ministerial no governo federal após a eleição das presidências da Câmara e do Senado. O vice-presidente afirmou que, em meio à dança das cadeiras, pode haver uma mudança no Ministério das Relações Exteriores, hoje chefiado por Ernesto Araújo.

O chanceler passou por um processo de fritura em razão do atraso na entrega ao Brasil de vacinas importadas da Índia e de insumos encomendados da China. Mourão ressaltou, entretanto, que não participa das negociações e que, portanto, não pode cravar a troca.

Não tenho bola de cristal, nem esse assunto foi discutido comigo. Mas em um futuro próximo, depois da eleição dos novos presidentes das duas Casas do Congresso poderá ocorrer uma reorganização do governo para que seja acomodada uma nova composição política que emergir desse processo. Talvez com isso aí alguns ministros sejam trocados, entre eles, o próprio Ministério das Relações Exteriores“, disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O Planalto apoia as candidaturas de Arthur Lira, do Progressistas, e Rodrigo Pacheco, do DEM, ao comando da Câmara e do Senado, respectivamente. Em troca de votos para os apadrinhados, a Presidência tem oferecido cargos e a garantia de execução de emendas parlamentares.

Mais cedo, Jair Bolsonaro reconheceu a interferência do governo no processo. “Fizemos uma reunião com 30 parlamentares do PSL e vamos, se Deus quiser, participar, influir na presidência da Câmara com esses parlamentares, de modo que possamos ter um relacionamento pacífico e produtivo para o nosso Brasil”, disse, após um café da manhã com deputados de seu antigo partido.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Outra ameaça sinistra paira sobre nós: esse ""lira"" se eleito seria o terceiro na sucessão da presidência, já pensaram num horror desses ?????......

  2. Um absurdo,o governo apoiar os piores candidatos!É a continuação dos corruptos no poder!E pensar q foi eleito sob a bandeira de combate à corrupção!!!

  3. 1.0 Bolsonaro é muito, muito louco. E ele ainda falou que o seu governo negociou os insumos com a China. Não sabe nem negociar na própria língua. E não estou me referindo somente ao português, mas a língua falada no Congresso, do qual ele fez parte por três décadas. Lá a língua é na "surdina" o toma lá dá cá. Nisso Bolsonaro escancarou mais que a Dilma. Ele mesmo já fala para todo o povo brasileiro, que quer controlar o Congresso. E isso se infere, custe o que custar.

    1. 1.1 Só que nada salva o Bolsonaro do impeachment. O Congresso não age como lemingues. Eles não vão cair junto com o Bolsonaro no mar da tragédia do covid. Então, acho que o Mourão deve falar mais. Seu posicionamento agora é muito importante para o futuro. Mourão deve mostrar para o Brasil, que está preparado para assumir a presidência. Ele tem que se esforçar, para tornar mais branda, o interregno entre o impeachment e a sua posse. E que Deus abençoe o Brasil.

  4. Bolsonaro, meu velho, vc andou faltando às aulas de direito constitucional...esqueceu a tal "harmonia entre os Poderes"? O Poder Executivo NÃO pode interferir no Poder Legislativa seja lá por que razão for...e você ainda vem dizer, cumpade, que é pra melhorar as relações? O Legislativo observa se você cumpre as Leis que eles fazem, camarada, ele não querem sua amizade. Está reunindo provas contra si mesmo em suas declarações. Crime de responsabilida, no mínimo. Fica pianinho, caboclo...

  5. Cada vez mais fica refém dos partidos políticos. Tudo que ameaçava antes hoje é defendido. Quem ajoelha tem que rezar. Assim é o destino do presidente Bolsonaro. O país abaixo dos políticos. Deus os abençoem. Reforma Política, imperiosa para o país. Fim da reeleição. Um monstro que gangrena o cérebro dos governantes.Poder pelo poder.Fim do presidencialismo. Experiência fracassada há décadas em nosso país.

  6. TEM QUE TROCAR É O MONSTRO GENOCIDA POR GENTE DE VERDADE E URGENTEMENTE!!!!! OS BRASILEIROS PRECISANDO DE VACINA E OLHA SÓ ISSO!!!!! >>>>>>>>>>>>> https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/01/27/interna_nacional,1232809/se-governo-nao-comprar-butantan-vai-exportar-54-milhoes-de-doses-de-vacina.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

  7. A princípio os poderes tinham que ser independentes. Se o congresso estiver no bolso do executivo, a democracia já começa a ruir.

  8. Kkkkkkkkkk. Bozo está tão desesperado, mas tão desesperado que ele fará o que a Dilmanta não fez para salvar o mandato: um pacto com o que existe de pior no Congresso. Em resumo: ele perdeu! Quem diria: o machão com histórico de atleta é um grande covarde. Perdeu feio para a Dilma! Depois desta, os bozistas deveriam voltar para o esgoto.

    1. Verdade Antônio. Agora eles escancararam de vez! Tentarão passar a boiada!

    2. Esse pacto é antigo e abrange muito mais coisas. Atende aos íntimos pelo codinome de 'Acordão' e está firme e forte.

    1. Vai sair quem nunca deveria ter entrado. Sai o Ernesto e não volta nunca mais. Seria muito melhor se saísse e não voltasse nunca mais JB e família. Impeachment já. Moro22

    2. Boa Tacada? Só se for nos ovos dos bovinos eleitores que defendem esse corrupto e sua corja!

    3. Com o inimigo? Vc se junta com o Covil de ladroes? O Centrão de Lira é o que temos pior na política nacional. Bolsonaro é amigo desses ladroes!

    4. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO