Adriano Machado/Crusoé

Os índios que querem mineração e produção agrícola

03.08.19 18:30

O presidente Jair Bolsonaro (foto) recebe na segunda-feira, 5, uma comitiva de representantes de duas organizações indígenas de Roraima, a Sociedade de Defesa dos Índios Unidos e a Associação de Produtores Indígenas.

Vão reivindicar apoio para produção agrícola, projetos de geração de renda, recuperação de estradas, uma universidade para indígenas e a regularização da mineração nas áreas em que vivem.

A associação de produtores quer aproveitar a área agricultável de 1,4 milhão de hectares que calcula haver na reserva Raposa Serra do Sol. Os integrantes da comitiva defendem que os índios não podem mais viver apenas de caça e da pesca no século XXI e querem se integrar à economia do estado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Outra situação que precisa estar clara é que DE FATO, há muito tempo o GARIMPO CLANDESTINO em reservas indígenas existe, na maioria das vezes com a conivência dos próprios indígenas, e, se não houver regulamentação para tal, vai continuar existindo para prejuízo do meio ambiente e do erário publico, além de servir de lavanderia para dinheiro sem origem! ISTO É UM FATO DE CONHECIMENTO DAS AUTORIDADES! A REGULAMENTAÇÃO É URGENTE!

    1. Concordo plenamente!! Está mais do que na hora de dar um fim a esse absurdo!

  2. Até onde sei, índio é tão SER HUMANO quanto cada um de nos e tem o mesmo direito a ter acesso a tecnologia e ao progresso, isto não significa o ABANDONO de suas culturas e tradições como gostam de propalar os ditos preservacionistas, já dizia Joãozinho trinta, quem gosta de discorrer sobre miséria é sociólogo, eles, tanto quanto nos tem o direito e aspiram pela saúde e o conforto que a vida moderna proporciona, por que não lhes dar o direito de usar os próprios meios para desfrutar

  3. Estou tentando formar algum conceito sobre o tema. É provável que os índios tenham sido usados como argumento PTralha pra criar mais uma minoria útil. Para além disso, o progresso do país não beneficiou os indígenas. Penso que haja de haver um bom termo, que beneficie os índios com tecnologia e recursos, sem destruir sua cultura, ao passo que possamos tentar aprender algo com povos que vivem da natureza. A milicada conhece detalhes das áreas em questão. Um encaminhamento nunca esteve tão próximo

    1. Adriano — Há inúmeras boas experiências das populações indígenas usando tecnologia pats gerir os seis territórios e gerar riqueza de acordo com os seus conceitos de riqueza. Há tribos com parcerias com a Google e com universidades desenvolvendo programas agroflorestais e de serviços ambientais. A única coisa que impede mais progresso é a incapacidade do governo em dar escala aceitas experiências que tiveram sucesso. Por fim, os índios são o nosso exército nas fronteiras. Basta olhar os números.

  4. Junto com tal coisa deveria vir algum projeto de educação e formação das populações indígenas. Os recursos poderiam em parte vir da exploração que será realizada. O sucesso de tal iniciativa não deveria estar só na questão da renda, mas na transformação dos membros de etnias indígenas em indivíduos com formação e conhecimento avançados para se gerar e criar riqueza. Riqueza sem o desenvolvimento humano compatível só irá "corromper" os bons selvagens e alimentar o discurso neste sentido.

    1. lembrando que índio não é bom selvagem, mas deu para entender o que quis dizer. Lembrando também que eles já possuem muitos conhecimentos, mas precisam realmente aprender outros, próprios aos espaços urbanos

    2. SUAS COLOCAÇÕES FAZEM SENTIDO, MAS É PRECISO ANTES DE TUDO FAZER O QUE O SECRETÁRIO VIDIGAL FALOU NA GLOBO NEWS HOJE DE MANHÃ: OUVIR OS ÍNDIOS. CADA PASSO PRECISA SER PLANEJADO COM ELES. NENHUM GOVERNO FEZ ISSO ATÉ AGORA? QUEM SABE ESTE SERÁ O PRIMEIRO A DAR EXEMPLO PARA TODO O MUNDO! PELA FALA DO SECRETÁRIO ESTOU QUERENDO APOSTAR

  5. Uma sociedade tecnologicamente e cientificamente desenvolvida deveria ter condições de explorar a natureza com o menor impacto possível. Ou seja, é necessário fornecer conhecimento e capacidade técnica para que a sustentabilidade seja alcançada. Do contrário, os indígenas acabarão na mão de terceiros e não servirão de exemplo para nada, podem até ficar ricos, mas será a riqueza ignorante de quem detém o controle e a posse, mas não o conhecimento para gerar riqueza.

  6. Devagar com o andor, que o santo é de barro. Os índios podem e devem ter direito de obter e gerar renda, no entanto, tb é preciso que se aproveite e estimule a consciência da preservação e da sustentabilidade que já deveria ser intrínseca do convívio com a natureza. Eles precisam receber educação e qualificação para realizar o manejo adequado e sustentável. De fato, o ideal é que futuramente servissem de modelo para compatibilizar exploração, recuperação e preservação do meio ambiente.

  7. Paulo, amigo de Cicero e inimigo de Catilinas. Li seus comentários sobre garimpos e faculdade (e demais escolaridade) para os índios brasileiros. De pleno acordo. Os indígenas têm que ser tratados como os demais brasileiros. Educados em escola com idioma português (conservando seu idioma nativo) e alcançar pelo mérito a graduação acadêmica - sem cotas. Não devem ser considerados cidadãos de primeira nem de segunda classe: simplesmente brasileiros. Marcos. Respondi seu questionamento abaixo.

    1. Disse tudo que penso! Os índios tem direitos como qualquer cidadão de prosperar.

  8. VALE A PENA VER. Acabei de assistir uma discussão bem interessante na Globo News, promovida por Camarotti, com a presença do Senador Randolfe Rodrigues e o Secretário Alexandre Vidigal (este representando o Governo) sobre a questão da mineração nas terras indígenas. Vidigal também é juiz e está preocupado, como Randolfe, com que os problemas dos outros garimpos não se repitam agora.

    1. DETALHE IMPORTANTE: A. VIDIGAL FALA CLARAMENTE NA IMPORTÂNCIA DA FISCALIZAÇÃO E DA OITIVA DOS INDÍGENAS. OU SEJA: COMO ESTAMOS FALANDO AQUI OS ÍNDIOS SERÃO OUVIDOS. FINALMENTE!!!

  9. A 1a impressão é que passaremos a tratar índio como gente, e não apenas de uma fauna que precisa ser protegida da extinção.

  10. O Brasil por anos foi "ordenado" por regras impostas por outros países que se dizem desenvolvidos, mas que nunca preocuparam com preservações de seus índios e do meio ambiente. Agora ficam querendo impor regras sendo apoiados por políticos corruptos e que "recebem" algum benefício, nunca com o propósito de desenvolvimento da população brasileira, principalmente dos índios. Parabéns a todos os brasileiros verdadeiramente nacionalistas, sendo o Presidente ou não.

  11. Causa-me espanto a mentalidade tacanha dos que se arvoram defensores dos interesses indígenas dentro e fora do nosso País. Desde os primórdios da humanidade a história reporta a evolução humana em todos os níveis: moral, intelectual, econômica, familiar... Ora, se a evolução é a mola motriz que move o ser humano sobre o planeta, parece-me preconceituoso e desumano impedir a evolução desses povos. São seres racionais como nos e, portanto, têm sim o direito de decidir o que é melhor para si.

  12. Uso esse espaço, para parabenizar a Crusoé e Antagonista, que com notícias reais e isentas da contaminação de viés esquerdista e de ódio contra Bolsonaro, ainda que com notícias boas e ruíns do governo, nos traz a confiança que nos foi tirada pela grande imprensa, que perdeu a noção do que é jornalismo e se transformou em guerrilha contra o Brasil real e democrático. Uma verdadeira e repugnante ditadura da imprensa. Vocês nasceram na hora certa. PARABÉNS.

  13. FATO É QUE ATÉ AGORA NENHUM GOVERNO ENCONTROU UM JEITO DE TIRAR OS ÍNDIOS DA MISÉRIA.. SERÁ QUE NÃO CHEGOU A HORA FINALMENTE? OS PRINCIPAIS INTERESSADOS É QUE TEM QUE SER OUVIDOS, NÃO PESSOAS QUE NÃO ESTÁ LÁ DENTRO, VIVENDO OS SEUS PROBLEMAS.

    1. Não tirou porque não quis pois acabaria com uma tremenda vaca leiteira para o "mingau" da esquerda e escroques oportunistas.

  14. Vejam o exemplo de Serra Pelada. Quantas riquezas trouxe para felizes garimpeiros da época, que torraram o dinheiro ganho neste garimpo e hoje, a maioria deles vive na miséria. Já o povoado edificado no entorno deste imenso poço de água extremamente poluída com metais pesados, mercúrio, arsênio, etc... e que hoje vive uma decadência terrível. O dinheiro foi para onde? Para onde foi todo aquele ouro? E por falar nisso, já prenderam quase todos os ladrões daquele assalto, e o ouro apareceu?

    1. NÃO SEI PORQUE NÃO AS CONHEÇO. E TAMBÉM NÃO PODEMOS GENERALIZAR NADA. DEVE TER ONG SÉRIA TAMBÉM, QUE FAZ UM BOM TRABALHO. OS ÍNDIOS SABERÃO SEPARAR O JOIO DO TRIGO.

    2. CORRIGINDO: A IDEIA DE UMA UNIVERSIDADE INDÍGENA (SE ISSO REALMENTE FOR CONSIDERADO VIÁVEL E NECESSÁRIO) NÃO EXCLUI A NECESSIDADE DE SEREM ALFABETIZADOS EM PORTUGUÊS E MUITOS JÁ SÃO

    3. COM RELAÇÃO À UNIVERSIDADE ESPECÍFICA, ENTENDO O QUE DIZ, MAS PRECISAMOS OUVIR O QUE OS ÍNDIOS QUEREM E PORQUE QUEREM, OU SEJA, OS SEUS ARGUMENTOS. ESSA IDEIA EXCLUI A NECESSIDADE DE QUE ELES PASSEM PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE ESCOLAR. COM RELAÇÃO AO PLANEJAMENTO E FISCALIZAÇÃO VAI DEPENDER DE TODA A SOCIEDADE. E A SOCIEDADE NÃO ESTÁ MAIS ALHEIA COMO ANTIGAMENTE. VAI ACOMPANHAR CADA PASSO DE TUDO O QUE ACONTECER NO PAÍS. E QUANDO FALAMOS EM SOCIEDADE, FALAMOS TODOS OS PARTIDOS.

    4. TAT, vamos por partes. Essa ideia de Universidade específica para uma determinada etnia, indígenas, quilombolas, Sem Terra e outros, acho um pouco estranha, isso é mais uma ideia do PT na qual não concordo. E para o indígena chegar à faculdade, ele deve ser alfabetizado antes de mais nada pelo idioma Português e passar por todos os estágios que todos nós passamos. Planejamento e fiscalização? Não levo muita fé nisso não!

    5. CORRIGINDO: OPORTUNIDADE DE TRABALHO PARA OS ÍNDIOS SAIREM DA MISÉRIA ALÉM DE TUDO, ELES QUEREM TRABALHAR E PODEM. PELO MENOS OS ÍNDÍOS QUE CONHECI SEMPRE RECLAMARAM DA FALTA DE OPORTUNIDADE DE TRABALHO. A QUESTÃO É COMO ESSA INICIATIVA VAI SER DESENVOLVIDA. TODOS TEMOS QUE ACOMPANHAR.

    6. FALTA DE PLANEJAMENTO E TAMBÉM DE FISCALIZAÇÃO. ISSO É QUE PRECISA SER REPENSADO E NÃO A OPORTUNIDADE DE TRABALHO PRA QUE OS ÍNDIOS SAÍREM DA MISÉRIA. ELES QUEREM ATÉ UNIVERSIDADE E COM DINHEIRO TERÃO. ANTIGAMENTE A SOCIEDADE NÃO ACOMPANHAVA NADA, MAS AGORA CADA PASSO É ACOMPANHADO DE PERTO E SE OS ÍNDIOS FOREM ENGANADOS TODOS SABERÃO

  15. Que a inteligência e as FA estejam aferindo tudo, o que propõem, o passado dos representantes indígenas e tudo o mais. Verificado tudo isto, vamos em frente mudar este país e botar os índios pra trabalhar, enqto Lucélia Santos fica em Portugal, vociferando que está sendo "perseguida" por aqui. Vejam só, por aqui já estão se esquecendo até do comuna Chico Buarque.

  16. Só não pode esse pretexto para abrir as áreas indígenas para os "amigos" do governo entrarem e tomarem conta do pedaço.

    1. Já estão abertas as ongs de esquerda, agora o País vai tomar conta do que é seu

  17. Nós presenciamos a destruição ambiental feita por mineradoras com licença para exploração de jazidas, em destaque a Vale S/A. Os "especialistas" do governo alegam que a atividade mineradora deve seguir regras rígidas no tocante à proteção ambiental. Agora, o mesmo governo liberou geral para índios e garimpeiros que vão fazer esse tipo de exploração nas áreas mais remotas deste país, já dá para imaginar o resultado dessa ideia de jerico, que só poderia sair da cabeça de quem?

    1. Nós observamos na prática, o estado de abandono e atraso das regiões antes com grande movimentação econômica provenientes da exploração mineral nos tempos coloniais. Que tipo de progresso essa atividade trouxe para esses locais? Nenhum. E isso não é só neste país, isso é geral.

  18. Os índios durante anos poderiam estudar e defender seus usos, costumes e cultura e agora que os eles decidiram estudar querem uma universidade só pra eles... que prestem o enen

  19. Concordo, e também vão se encaixar nas leis de preservação ambiental, como por exemplo, extrair palmito e vender na feira, quase fui preso, pois comprei do índio e na volta pra minha casa fui parado pela polícia num posto de fiscalização, e pra mim explicar pro policial que eu tinha comprado o palmito de um índio ? minha sorte foi de que eu estava com toda a família e não tinha nenhum facão no carro e contei com a boa vontade do policial. A lei tem que ser pra todos, inclusive pro índio.

  20. Entendo que os nossos índios são cidadão brasileiros que merecem respeito e são dignos de exercerem uma atividade laboral mais producente para eles e para o Brasil. Não podemos ignorar as riquezas existentes naqueles solos que ocupam, por causa da interferência de ONGs de qualquer espécie.

  21. Ufa! Até que enfim. Parabéns Bolsonaro, por enfrentar de frente essa bizarrice de que “índio bom é para turista ver e tirar fotografia. “

  22. Parabéns ao Presidente Bolsonaro, isso é respeitar a constituição, somos todos iguais e brasileiros. Chega de esquerda comunistas e antropólogos escravizar e isolar o índio , chega de ONGs que vivem com dinheiro publico e usa o indio como massa de manobras.

    1. Sou de Macapá, e esse problemas de invasão das terras dos índios já se fazem por muitos anos, e deixam os pobres Índios na miséria e contaminadas. Somos todos iguais, queremos índios Presidente , Viva Jair Bolsonaro, viva Sérgio Moro, Viva Paulo Guedes, Viva Deltan, ForaVerdevaldo, #GlennComprouMandato

  23. Gostaria de saber , quantos Brasileiros não tem nas suas origens sangue índio na linhagem familiar . Acho que 90% de nos temos cruzamento de índios nas horigen .

    1. Nasci em Macapá, e tenho 39% NativeAmerican, 41% Português/espanhol,Italiano,Inglês/Poland/Siberia,Somos todos indígenas q👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  24. Só quem acha que os índios devem continuar vivendo de caça e pesca é a esquerda ideológica. Os caras se usam da demarcação desenfreada de reservas indíginas para tornarem inacessíveis o acesso às riquezas naturais dessas áreas. Os índios são usado como massa de manobra pela esquerda e as ONGs, para atender seus interesses nem sempre nobres. Os índios não podem se apoderar de vastíssimas áreas do país e devem ser integrados à sociedade. No norte eu via índios dirigindo pick-up e andando de avião

  25. Alguém sabe cadê o nosso ótimo Antagonista Cláudio Dantas?!! Está fazendo uma baita falta com seu imperdível "Momento Antagonista"!!

    1. EMILIO, JÁ ESTIVE, MAS ISSO NÃO ME DÁ AUTORIDADE PARA FALAR POR ELES, POR ISSO DEFENDO QUE ELES PRÓPRIOS SEJAM OUVIDOS. VOCÊ PODERIA FAZER UMA PESQUISA SOBRE O QUE ELES REALMENTE QUEREM. OUVINDO ELES PRÓPRIOS E NÃO SEUS PORTA-VOZES. SERIA UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA TODOS NÓS.

    2. De que índios estão falando aqui? Há dezenas de diferentes culturas. Há os que não conseguem resolver seus problemas de subsistência, querem ficar ricos, virar branco sim, querem isso ou aquilo e vão pedir ao papai Estado. Mas há outros que sabem como utilizar os recursos que tem, e só querem ficar livres do estímulo às invasões de bandidos, grileiros ou garimpeiros. Algum comentarista aqui já esteve com um índio de carne e osso? Ou só na imaginação do "mito"?

    3. finalizando: pelo que vejo o Governo é a favor dos indios E dos garimpeiros. Não haveria contraposição entre os interesses, visto que o índios precisam de quem tenha interesse em investir na extração. O problema é que muitas vezes isso ocorreu de forma predatória, explorando os trabalhadores ao extremo. Se isso vai se repetir ou não é o que vamos ver. Prefiro aguardar para ver como as coisas vão se desenrolar.

    4. O que me parece: como o Estado não vai atuar diretamente na construção desses garimpos (os liberais são contrários a atuação direta do estado) ele está mediando/fiscalizando interesses de garimpeiros que têm a tecnologia e o capital para investir e o interesse dos índios de sair da miséri A questão é como vai se dar essa mediação e fiscalização. Como o processo está no inicio prefiro aguardar para criticar ou elogiar. Pelo que vejo o presidente é favor dos índios E dos garimpeiros.

    5. Quanta baboseira. Bolsonaro é um predador nato. Onde coloca o dedo e a língua se vê que o que quer é favorecer predadores. Quem pensa que ele quer o "desenvolvimento" do Brasil são os tolos enganados por este velhaco. Os efetivamente liberais modernos estão no seu governo por fachada. O Novo já está abandonando o barco...

    6. A preocupação do presidente é movida pela pressão dos grileiros de terra e garimpeiros em explorar as terras indígenas. Não há nenhuma preocupação sincera com o bem estar das populações indígenas brasileiras. Se tivesse, não teria nomeado um brucutu para a FUNAI e ja teria convocado as lideranças indigenas para uma conversa. Por trás deste discurso, há muita falcatrua.

    7. eles devem ser ouvidos, consultados e não vistos como nossos inimigos. O Brasil é descendente dos índios e negros principalmente. Todos nós viemos deles. Até onde eu sei o presidente tem uma preocupação verdadeira com melhor as condições de vida imediata dos índios. Falou isso várias vezes.

    8. ...estão certos. não são animais pra viverem cercados...

  26. Gostaria de saber o quê está fazendo os próprios índios da Serra do Sol quererem iniciar agricultura, haja vista que a reserva tem a teoria de oferecer meios para a subsistência a partir de pequenas lavouras, da caça, da pesca e do extrativismo vegetal. Índio presidente de associação que tem caminhonete, laptop e dá palestra no exterior via ONG, pode dar indícios das respostas...

  27. Já passou muito da hora de os indígenas deixem de ser os “bichinhos de estimação “ das ONGs e da esquerda “ambientalista “. Parabéns aos que levem adiante essa iniciativa.

  28. Grande oportunidade para o presidente dar um exemplo para todos, de todas as tendências, que nada ou muito pouco fizeram de concreta para os indígenas do Brasil. Isso é muito mais importante do que falar politicamente correto: ações concretas por essa população que ficou historicamente silenciada, como se fosse composta por crianças sem autonomia e maturidade.

  29. Presidente, vamos dar condições dignas a nossos irmãos indígenas, eles merecem, já sofreram demais e já serviram demais de massa de manobra aos comunistas e falsos ambientalistas políticos safados deste país velho cansado de guerra.

  30. Os índios têm que ser integrados na sociedade brasileira. São brasileiros que devem ter oportunidade de adquirir conhecimentos e se adaptar à cultura nacional. Se faz tanto mi mi mi para migrantes, por que segregar o índio do convívio social? Devemos tratá -los como brasileiros que são.

    1. Marcos. Com certeza. Têm que ser responsabilizados por seus atos. Nada de considerá-los inimputáveis. Só faltaria depois formar um "stf" indígena.

    2. Então que respondam à lei como todo cidadão responde! Aqui no RS eles "pintam e bordam " ! Eles têm sua própria lei dentro da reserva. Muito roubo e tráfico de drogas e a polícia não pode entrar na reserva. Eles pregam o terror contra os brancos. Bando de aproveitadores.

    1. É essa a democracia que queremos construir comendo o fígado uns dos outros por termos opiniões diferentes?

    2. BOLSOFOBICO = PETISTA = TUCANO = ESQUERDOPATA 🇧🇷

    3. Acima, mais um exemplo da ignorância Bozista que assola este país. Não é nem necessário contra-argumentar o apedeuta.

  31. Essa história de índio é ridícula . Indio precisa virar cidadão comum brasileiro, com CPF , RG, Titulo de Eleitor , etc. Nossas riquezas minerais estão indo embora a preço de banana por empresas estrangeiras, então para que índio nas reservas? O governo brasileiro tem que legalizar essas terras, e retirar minério e quem os quiser , terá que pagar o preço real. O Canadá tem 10% do nióbio , vende e aplica para melhorar a vida de seus cidadãos. Aqui temos 90% e é só miséria.

    1. Fabio -- Claramente você não entende nada de nada. O país vive de commodities porque vocês apoiam presidentes que cortam dinheiro da educação e ciência e tecnologia para dar mais subsídios para produtores de commodities. Sair deste ciclo requer inovação, uma coisa que não combina com o bozismo.

    2. O projeto do presidente, até onde sabemos, não é tirar os índios das reservas e sim dar condições para que eles saiam da miséria em que ficam dentro dessas reservas. Não é palmeiras ou corinthians, É palmeira, corinthians, são paulo, santos e todos os times catalogados e não catalogados Com sua simplicidade ele enxerga algo que é difícil para muitos: com tanta riqueza em sua terras os índios não podem continuar na miséria em que vivem.

    3. Estude você ! As chuvas vem da evaporação da água dos oceanos . O Brasil é um país pobre que produz e exporta comodites (matérias primas e produtos agrícolas) . A riqueza é concentrada nas mãos de burocratas esquerdistas (altos funcionários públicos e políticos) . E a culpa é da esquerdalha que prega o ódio contra empresários , brancos , mestiços , homens , héteros , militares , policiais e religiosos . 🇧🇷

    4. Edna — vive não vive no Brasil. As populações Indígenas têm todos estes documentos. As populações indígenas produzem. De onde vc acha que vem a chuva que gera energia para o Brasil? E as chuvas para a agricultura brasileira? Da terá dos índios. Qual o valor destas chuvas? 30% do PIB. Você acha pouco? Estude mais e abra os seus horizontes. O Brasil é rico, mas a riqueza e mal distribuída. Culpa de políticos como Bolsonaro, que possuem visão estreita, arcaica e que tOman decisões baseadas no ódio.

  32. Se a terra e do índio e ele respeitar a legislação, áreas de conservação, práticas convarcionistas e se submeter ao controle efetivo do Estado claro que deve explorar , como os índios americanos fazem. Respeitem a vontade do dono da terra, respeitando e obedecendo as leis com o todos os demais

    1. Para a esquerda racista , o índio é como um animal no zoológico que não pode evoluir , que não pode aproveitar os progressos da tecnologia . Mas o índio quer estudar , quer trabalhar , quer celular , quer computador , quer internet como qualquer outro brasileiro . Irracional é manter o índio preso na reserva como um animal preso na jaula para visitação dos turistas . 🇧🇷

    2. Marcos Há índios e índios. Os do Paraná, por exemplo, produzem erva-mate e possuem áreas agrícolas dentro das suas tetas. Na Amazônia, os índios que já possuem interação com o mercado preferem a produção florestal. A agropecuária sempre foi para subsistência. O que está acontecendo é uma ação irracional do governo em promover práticas que não se adequam as práticas tradicionais das populações indígenas para atender grileiros de terra.

  33. Pura balela. Tais índios não representam as lideranças locais. São apenas indivíduos que receberam dinheiro dos arrozeiros de Roraima, um grupo bem conhecido pelos impactos sociais e ambientais negativos que causam. São tão bem conhecidos que até na Guyana proibiu a entrada deles por lá.

    1. Os indigenistas , índios de esquerda , índios da elite , índios racistas que odeiam os mestiços brasileiros , não representam o povo indígena . Junto com os comuno-ambientalistas defendem os interesses econômicos dos países ricos . 🇧🇷

Mais notícias
Assine agora
TOPO