Granma

Os absurdos da nova Constituição de Cuba

24.02.19 08:00

Neste domingo, 24, a ditadura de Cuba realizará um referendo para aprovar uma nova Constituição escrita pelo Partido Comunista.

No artigo número 1, o texto afirma que Cuba é um “estado socialista de direito, democrático, independente e soberano”.

Em seguida, no artigo 3, socialismo e nacionalidade se misturam. “A defesa da pátria socialista é a maior honra e dever supremo de cada cubano. A traição à pátria é o crime mais grave. Quem cometê-la estará sujeito às piores sanções”. No mesmo artigo, pode-se ler que “o socialismo e o sistema político e social revolucionário são irrevogáveis”.

No artigo 5, afirma-se que o Partido Comunista de Cuba, “único, martiano (de José Martí), fidelista (de Fidel Castro) e marxista-leninista, é a vanguarda organizada da nação cubana, a força dirigente superior da sociedade e do estado”.

Para o historiador cubano Manuel Cuesta Morúa, que vive em Havana, esses artigos são o núcleo duro da nova Constituição. “Em pleno século XXI, um governo colocar a soberania de um partido acima da soberania dos cidadãos é algo totalmente absurdo”, diz ele.

Para Morúa, a vida dos dissidentes ficará ainda pior. “Aqueles que não aceitem a condição socialista do estado praticamente deixarão de ser cubanos. O objetivo da nova Carta é tirar os direitos políticos daqueles que não se definam como socialistas. Eles poderiam ser condenados a longas penas de prisão por uma interpretação qualquer de traição à pátria socialista”, diz Morúa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não há mais espaço para esse tipo de coisa, independente do viés ideológico. Se alguém acha que é só uma bizarrice, bizarro é o Brasil, país “livre”, mas onde nada funciona. Cuba e Venezuela (mas poderia ser ditaduras de direita) são absurdos, que destroem o próprio povo.

  2. Depois de "resolvido" o problema Venezuelano,poder-se-ia,iniciar a solução dos irmãos cubanos.Em um mundo conectado não se justifica mais a "meia-cidadania" vigente em alguns países.Pelo menos nas "Américas"(as três).

    1. Desconstruir o Marxismo/Socialismo,através da verdade histórico-social-filosófico.Do conhecimento/debate de doutrinas a luz da estruturação lógica e até algorítmica.O Brasil Paralelo é um começo.

  3. Como diz um amigo de longa data: "Tá aí pelegada! É isso que queriam para o Brasil!". A quadrilha vermelha destrói o povo para se manter no poder. Tá desenhado.

    1. Falando nisso Joana, onde está "exilada" a Sininho Black Bloc? Quem a financia? Ela não vai aparecer com a queda desse inferno vermelho?

    2. Poderíamos exportar os PTralhas,Psolistas e PS do Besta para lá.

  4. 🇧🇷 Cuba assim como Venezuela são lixo, campos de concentração comunistas a céu aberto. Aqui no Brasil vamos criminalizar o comunismo e deportar todo aquele que fizer apologia a essa seita satânica.

    1. Acho que é uma questão de sobrevivência criminalizar o socialismo.

    2. O que tem mais ódio é esses partidos de esquerda socialista ainda propaguem que defendem a democracia, como o Partido das Trevas ( PT ) falou na eleição. São uns vagabandos.

  5. É impossível aceitar o socialismo! Extremamente arcaico dilacera uma nação. Assistimos à decadência da Venezuela em todos os seus setores. Países socialistas são ilhas em extinção e seus ditadores são PSICOPATAS.

  6. Tremenda piada de mal gosto, só que não, né. Só por esses 5 artigos fica claro que a nova constituição é pra ferrar de vez com o povo que já não tinha liberdade e agora terá menos ainda.

  7. Cobrança urgente da responsabilização de governo petista que investiu dinheiro nosso, sem provável retorno, nessa espelunca que é Cuba.

    1. Pois é...Todos os esquerdopatas de plantão bem como a mídia marron esquerdalha estão quietos...mudos. Bandalha!!!!!

    1. Não provoque que ela tenta implantar aqui, com o apoio da mídia e de boa parte do Congresso.

  8. Sacripanta ignorância!!! Colocar a palavra “Democrático” no Art. 1 desta Constituição impositiva e impostora, de Estado nitidamente “totalitário”, é uma aberração tão contrastante que denuncia, clara e sobejamente, uma FRAUDE, tanto ideológica, quanto política e até mesmo cultural, pô!

  9. Estão todos errados! O Mundo inteiro está errado! O nosso líder espiritual (já que da cadeia ele não consegue se comunicar e nem escrever bilhete de comprar pão sabe, e se o soubesse não saberia lê-lo) já decretou: “... assim como na Venezuela, em Cuba tem Democracia até demais ... “. E tem louco que ainda fala bem do LuLADRÃO e seu partido corruPTo. PS.: esclareço que é um post irônico, antes que outro louco saia xingando...

  10. Típica "democracia" que a esquerda defende. Espero que os cidadãos com um mínimo de consciência, nunca mais votem na esquerda.

  11. Esse é o governo defendido pela esquerda e intelectuais brasileiros ,batem palma para o regime e ou moram ou passam férias na Europa e Estados Unidos. Corja de hipócritas.

  12. Veja e analíse! Cuba ofertou e mantém mantém aproximadamente 35.000 "trinta e cinco mil "Médicos" na Venezuela, Adidos Militares, Assessores Militares e mais um tanto inimagináveis de Assessores e Conselheiros ao Governo Maduro. Este tipo de Regime, é o mesmo da Revolução Vermelha Russa, Regime de Mao na China, Stalli, na Russia, Fidel com Paredom em Cuba Pergunto, vocês acham que Maduro com 1.500 Generais e 100.000 homens no Exercito e uns milhares de milicianos vão entregar o regime?

  13. É inacreditável que cidadãos brasileiros, membros de uma sociedade que vem se aperfeiçoando, mas fundamentalmente livre e democrática, defendam esse regime teratológico, e que tanta desgraça promove para seu povo. É preciso uma alta dose de loucura e malignidade para professar uma ideologia macabra.

  14. Porque ñ se oferece asilo político ao Lula, com o único objetivo de se juntar ao povo cubano, reafirmando-se e provando ao mundo que fora injustiçado no Brasil? Belo ministério tendo Ze Dirceu chefe da casa Civil, Dilma ministra da educação (pátria educadora); Palocci ministro da Economia, Pimentel ministro da indústria e comércio; Glayse e Paulo Bernardo responsáveis pela previdência e aposentadorias; Okamoto, Grasiotin, Rui Falcão e toda a corja governadores. Nem o comunismo radical quer.

  15. Mais um regime totalitário que escreve uma aberração de constituição pra poder manter no poder os de sempre, os Castros e seus apaniguados, e o povo ferrado, este é o modelo socialista dos esquerdopatas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO