Adriano Machado/Crusoé

Operação no Rio mira desembargadores do TRT e advogados ligados a Witzel

02.03.21 08:38

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta terça-feira, 2, uma operação no Rio de Janeiro que apura um esquema de corrupção envolvendo desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho e advogados ligados ao governador afastado Wilson Witzel (foto).

Os agentes cumprem ao todo onze mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão, determinados pela ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça, relatora desta nova frente de investigação aberta no STJ e batizada de Operação Mais Valia. Entre os alvos está o desembargador Marcos Pinto da Cruz.

Segundo o MPF, a investigação apura o pagamento de propina a magistrados do TRT em troca de decisões favoráveis em processos trabalhistas de empresas da área da saúde já investigadas no suposto esquema criminoso  envolvendo o governo Witzel.

Até agora, o MPF já apresentou três denúncias contra Witzel, a mulher dele, a advogada Helena Witzel, e outros envolvidos nos crimes já investigados, como desvio de dinheiro destinado ao combate à pandemia da Covid-19. Witzel foi afastado do cargo em agosto de 2019, por ordem do ministro Benedito Gonçalves, relator do principal inquérito contra ele no STJ.

Em setembro, a corte especial do STJ ratificou o afastamento do governador, que foi obrigado a deixar a residência oficial do governo e é alvo de um processo de impeachment. A primeira denúncia oferecida contra Witzel já foi recebida por unanimidade pelos ministros do STJ.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por mais que os honestos queiram livrar nossos governos carioca e fluminense de corruptos , sempre haverá um Gilmar no caminho!

  2. Uma tragédia grega incorporou no cotidiano do povo carioca, onde os governantes ineptos e corruptos são presos, afastado dos cargos, o mais grave em conluio com assembléia legislativa, pois o povo tentou mudar através do voto, infelizmente, quem vê cara não olha o coração dos eleitos, pois o Rio de janeiro está no buraco.

  3. Essa praga dessa corruptalha nos rouba covardemente em todas as modalidades e circunstâncias, em acréscimo dá despesas ao erário c/ a sua captura e ainda dá trabalho generalizado a inúmeras instituições. Que laia repugnante e desprezível a dessa subespécie!!! Que repulsa nos inspira essa bandidalha!!! Oposto absurdamente extremo ao trabalho da PF (embora agora c/ exceções no comando 🙄🙄🙄...) mas, que continua orgulho do BRASIL em razão de tantos heróis anônimos que a honram e a engrandecem!!!!

  4. Essa praga dessa corruptalha nos rouba covardemente em todas as modalidades e circunstâncias, em acréscimo dá despesas ao erário c/ a sua captura e ainda dá trabalho generalizado a inúmeras instituições. Que laia repugnante e desprezível a dessa subespécie!!! Que repulsa nos inspira essa bandidalha!!! Oposto absurdamente extremo ao trabalho da PF (embora agora c/ exceções no comando 🙄🙄🙄...) mas, que continua orgulho do BRASIL em razão de tantos heróis anônimos que a honram e a engrandecem!!!

  5. Essa praga dessa corruptalha nos rouba covardemente em todas as modalidades e circunstâncias, em acréscimo dá despesas ao erário c/ a sua captura e ainda dá trabalho generalizado a inúmeras instituições. Que laia repugnante e desprezível a dessa subespécie!!! Que repulsa nos inspira essa bandidalha!!! Oposto absurdamente extremo ao trabalho da PF (embora agora c/ exceções no comando 🙄🙄🙄...) mas, que continua orgulho do BRASIL em razão de tantos heróis anônimos que a honram e a engrandecem!!!

    1. Embora não haja empatia alguma desses psicopatas pelo próximo, deveriam no mínimo sentirem-se desconfortáveis em correr da Polícia, em serem tão odiados pelos seres humanos normais, em viverem sob permanente e diversificado stress.... que enígma o da tenebrosa perversidade em simbiose com a mais profunda, extensa e humilhante idiotice!!!

    2. Que triste e estranha sina essa vocação para a marginalidade.... ainda que muitos tenham tido condições gerais para, por si mesmos, escaparem dessa trajetória ladeira abaixo tão desprezível, a genética parece sim, mais do que o meio, ser a principal determinante dessa verdadeira tragédia individual repercutindo sobre tantas pessoas normais!!!...

  6. Wilson Witzel deveria ser processado, cassado e preso, largou a magistratura para meter a mão no erário público, inconcebível, intolerável, indefensável!!!

  7. E aí? Qual seria a sugestão? Você acham que isso vai mudar com a entrada de um novo governo? Novos deputados? Ascensão de novos magistrados? Aberto os comentários para sugestões...

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO