Operação mira governador de Tocantins por corrupção em plano de saúde de servidores

20.10.21 10:41

O governador de Tocantins, Mauro Carlesse, do PSL, é alvo das operações Éris e Hygea, deflagradas nesta quarta-feira, 20, pela Polícia Federal. Com aval do Superior Tribunal de Justiça, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão contra o governador, além de uma medida cautelar, também expedida pelo STJ, que suspendeu Carlesse de suas funções públicas. A investigação apura um esquema de corrupção envolvendo o plano de saúde dos servidores do estado.

A apuração sobre o caso começou há dois anos e, segundo a PF, identificou “um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados”. Mais de 40 milhões de reais foram bloqueados das contas de acusados de envolvimento no esquema.

A PF também apura a atuação de uma organização criminosa que atuaria na Secretaria de Segurança Pública do estado para obstruir as investigações relacionadas às fraudes no plano de saúde dos servidores.

O grupo ainda é suspeito de vazar informações de investigações em andamento aos investigados. Carlesse e seus aliados teriam atuado para remover delegados responsáveis por inquéritos de combate à corrupção, à medida que as apurações avançavam.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Essa praga de avançar com a roubalheira sobre planos de saúde, uma das incontáveis, não cessa e não cessará até que se atire os marginais num presídio com penas de décadas nas costas em regime fechado!!!! Essa malta é irrecuperável. Já começo a me simpatizar com prisão perpétua. CADEIA DEFINITIVA NELES!!!!!

  2. dá em nada os ladrões assassinos da quadrilha do 9D roubaram como quiseram os fundos de pensão anos a fio . o castigo? todos milionários rindo dos idiotas . o país é hoje um imenso puteiro . estou mentindo?

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO