Edu Andrade/Fatopress/Folhapress

OAB denuncia governo Bolsonaro à Comissão de Direitos Humanos da OEA

21.01.21 20:21

A Ordem dos Advogados do Brasil denunciou nesta quinta-feira, 21, a gestão Jair Bolsonaro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização de Estados Americanos sob a alegação de que as posturas do presidente da República e do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foram diretamente responsáveis “pelo contorno catastrófico que a pandemia assumiu no Brasil“.

A entidade pede a apuração de atos praticados pelo governo federal “atentatórios aos direitos humanos” no contexto da crise sanitária. A OAB ainda defende que a comissão imponha ao Brasil uma série de medidas emergenciais para o contorno da pandemia, como a apresentação de “um plano eficaz para a gestão do sistema de saúde“.

As atitudes do presidente da República, entre outros funcionários do alto escalão do Executivo diretamente a ele subordinados, atentam contra os direitos humanos mais básicos, colocando em risco a integridade física e a vida de todos os cidadãos brasileiros. Conclui-se, assim, que o Estado brasileiro tem agido contra a sua população”, diz o documento assinado pelo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz.

A denúncia faz referência, por exemplo, ao colapso na rede de saúde de Manaus, no Amazonas, que sofreu com a falta de cilindros de oxigênio e de leitos para o atendimento da população. A OAB aponta ainda que o Ministério da Saúde insiste na recomendação do “tratamento precoce“, que inclui a indicação de medicamentos sem eficácia comprovada contra a Covid-19, como hidroxicloroquina e azitromicina.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pra que essa OAB serve afinal? Será que não tem nada mais importante pra fazer? Essa comissão nada mais é do que um nicho de apaniguados aboletados em cargos bem remunerados e que tão pouco se lixando pra isso.

  2. O Antagonista vai servir de veículo de divulgação de uma iniciativa de um sujeito que se vale da categoria dos advogados para destilar besteiras ideológicas sem nexo de um charlatão ? Que decadência de um grupo que se proclamava independente...Vale tudo...

    1. Cala a tua boca. Ele pode ser até um bandido, mas que a denúncia à OEA foi uma boa ação, FOI.

  3. Parece que a OAB tá acordando ou fingindo que tá trabalhando. Igual ao Conselho Federal de Medicina que só agora resolveram condenar o uso do kit fake da cloroquina do site MINISTÉRIO da morte ! Não somos maricas nem IDIOTAS úteis dessas instituições que não nos representam.VERGONHA DE SER BRASILEIRA!!

  4. Diria o meu netinho, “quando não se faz o dever de casa corretamente, a professora pode nos impor castigo(sanção).” É lamentável que o poder Executivo não se sustente atualmente no Brasil quando bastaria cumprir à risca os Princípios estampados no artigo 37 da Constituição Federal para manter altaneiro é incontestável. Esses princípios são: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA. São normas basilares de democracia que tende a destruir no Ocidente a começar pelos USA.

  5. Com toda certeza tem rachids, pixulecos e propinas nesse empenhado e insistente ""marketing"".... dos grandes e fartamente distribuídas .... até para os padrões dele, é inacreditável tanta ignorância, tanta perversidade e tão descarado crime de exercício ilegal da medicina tão escandalosamente impune!!!!!!!!!

  6. não voto mais em Bolsonaro, por conta do abandono ao combate à corrupção e o desmonte lava jato. agora esse F....P...Do Santa Cruz, é contra o Gov Federal contra Sérgio Moro nosso sofrido herói, contra a lava jato etc. etc. o que esse gordinho maluco quer afinal de contas??(?)

  7. É um contra censo órgãos como a OAB se pronunciarem e o “Conselho Nacional de Medicina”e os “Conselhos Regionais de Medicina” ficarem mudos ante tantas barbaridades que culminam em mortes . Isto é uma das grandes vergonhas nacionais Serão coniventes ?

  8. Este atual presidente da OAB é um moleque. Usa a Ordem, instituição de tanta tradição na defesa da Democracia, para vingança numa rixa pessoal que tem com o Bolsonaro. Faço parte da OAB, mas a minha é aquela do Raimundo Faoro que tinha dignidade e altivez. O Conselho Federal da OAB deveria destituir este Santa Cruz enquanto ele não destrói completamente o conceito da instituição. Ademais, denúncias desse tipo nem são levadas em consideração pela OEA que não tem poderes para impor nada ao Brasil

    1. Pura retórica vazia que o Antagonista se presta a divulgador de delírios ideológicos como se isso fosse atividade de jornalismo consciente...

    2. se vc é de fato um advogado, deve ser uma cavalgadura do direito, e no direito

    3. Assino embaixo. a OAB se tornou um DA arrecadador de $$ da classe para utilizar na ideologia esquerdista de Santa Cruz e sua turminha QUE NÃO ME REPRESENTA e não foi eleito pelos advogados do Brasil.

  9. Segura Bozo !! A vida não é so balbucear e falacear sem conhecimento tecnico !!! Sendo líder ainda pior !! Lider de inergumenos...

  10. Faltou emendar, " cumprindo a primeira ordem de Lula, assim que retornou das férias em Cuba". Comprou a cadeira para o menino agora ele tem que pagar o favor.

    1. Pode até ser. Se for, então neste caso temos bandido denunciando bandido. Ou será que você acha que o genocida necrófilo é santo?

  11. Bolsonaro agiu com relação aos medicamentos, como um propagandista médico. Levou uma discussão que deveria ter sido nivelada por cima, em um ambiente específico, para conversa de bêbado em mesa de bar. Grande parte dos médicos não tem um conhecimento aprofundado sobre medicamentos. Muitos deles tem no propagandista médico a sua fonte de informação e atualização. Esse App que foi feito pelo Ministério da Saúde é o ápice do absurdo. Quem foi responsável pelo algoritmo?

    1. Exato Paulo ! Balbuceou ‘ esbravejou sem nenhum conhecimento tecnico !! E eu sou um dis culpados ! Votei no cara .... acho q hj votaria no Eneas/ morto mesmo

    1. Luiz, a CNN: "A primeira em malandragem intelectual", depois que permitiu que o Alexandre Garcia fizesse propaganda da Cloroquina perdeu em credibilidade. Esse tipo de desserviço não pode ser encarado como liberdade de expressão. Fazer referência a medicamentos e tratamentos sem comprovação de eficácia num canal de TV, sem o devido contraponto é inadmissível. Tenho muito respeito por alguns jornalistas da CNN, como por exemplo o William Waack, mas a minha audiência, a CNN não tem mais.

    2. De novo? Rapaz, você é muito indeciso. Você já seja vou cancelar a sua assinatura umas mil vezes, mas nunca faz. Já sei, já sei. Aqui é o único lugar onde você pode respirar ares inteligentes, coisa que não existe nos esgotos bozistas onde você vive, né?

    1. Huuum...bozista com none de mulher para enganar os trouxas. Diga-me, quanto o gabinete do ódio está pagando para você robozinha?

    1. José sem acento, você quer dar uma de intelectual mas não engana ninguém. 100% dos seus posts consistem em xingamentos e ofensas. Nem articular um argumento você sabe, mas fica dizendo que os outros zurram... É um lesado mesmo.

    2. Como é belo ver um casal de bozistas no cio zurrando. A sinfonia deles é perfeita. Zurrem bozistas, pois a vida de vocês é zurrar e pastar. Zurrar e pastar!

    3. Viúva do PT, você não desiste mesmo. Já recebeu a mortadela diária?

    1. Cuidado com o presidente Supositório. Ele coloca o supositório nos maricas. Bravo. Presidente Supositório!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO