O 'timing' de Og Fernandes na Operação Faroeste
Responsável por autorizar a Operação Faroeste, que desarticulou um suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Og Fernandes (foto) demorou sete meses para autorizar a operação, que afastou o presidente da corte baiana e outros três desembargadores e dois juízes. O pedido de...
Responsável por autorizar a Operação Faroeste, que desarticulou um suposto esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Og Fernandes (foto) demorou sete meses para autorizar a operação, que afastou o presidente da corte baiana e outros três desembargadores e dois juízes.
O pedido de afastamento dos magistrados e de buscas nos endereços dos investigados foi protocolado pela Procuradoria-Geral da República no dia 5 de abril deste ano. Na ocasião, a chefe da PGR ainda era Raquel Dodge, e quem assinou o pedido foi o então vice-procurador-geral Luciano Mariz Maia. A solicitação, contudo, ficou parada no gabinete do ministro, que só decidiu após uma nova manifestação de Maia reforçando o pedido em 24 de setembro, dois dias antes do atual PGR Augusto Aras tomar posse.
A decisão do ministro Fernandes autorizando a operação saiu apenas no dia 30 de outubro. A reportagem entrou em contato com o gabinete do ministro por meio da assessoria do STJ, para saber o motivo da demora, mas não obteve retorno.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
ALCEU
2019-12-18 22:20:29NOSSO SISTEMA DE PODER É SUSTENTADO PELO CHAMADO TRIPÉ DOS 3 PODERES. CONTUDO, O QUE VEMOS HOJE NO BRASIL NÃO É BEM ISSO... O QUE VEMOS É UMA VERDADEIRA GUERRA ENTRE OS 3 PODERES, ONDE O JUDICIÁRIO LEGISLA E EXECUTA, O LEGISLATIVO LEGISLA APENAS EM FAVOR DE SI PRÓPRIO E O EXECUTIVO NÃO CONSEGUE GOVERNAR POIS O LEGISLATIVO NÃO APROVA SUAS MEDIDAS. E MINISTROS NOMEADOS PELO PODER POLÍTICO MANDAM SUSPENDER ATOS DO PODER EXECUTIVO. E DIZEM QUE O BRASIL TEM UMA DEMOCRACIA...
Nysia
2019-12-09 22:41:07Por diversas vezes tentei pagar a assinatura com cartões de crédito e não tive sucesso. Considerando que os cartões que ofereci são cartões que merecem credibilidade. Costumo usá-los diariamente para pagar todas as minhas despesas, desde um simples cafezinho até viagens. Se Crusoé teve algum problema porque não me procurou para esclarecimentos?
Lauro
2019-12-09 14:28:56Crusoé tem que questionar mesmo. Isto não cheira bem, embora não se tenha prova de nada.
Massaaki
2019-12-08 19:18:39Mas timing é tudo. Talvez, foi o melhor momento.
Carlos
2019-12-08 18:13:05Por que a demora?
Julieta
2019-12-08 13:13:39Nisto se transformou nosso país, não só na justiça...precisamos de uma reforma geral, para isso Moro precisa ser ouvido,penalizações exemplares que sejam cumpridas,precisamos de educação, berço!
Jose
2019-12-08 11:42:25Impressionantes posts sobre a Injustiça brasileira. Ninguém + tem respeito c esse PODER. Será pq? Na Bahia ñ é um caso isolado? Ou o STF expôs todo o judiciário? O fim do Foro privilegiado e a prisão em segunda instância serão a solução? Se OK, acima de partidos políticos e ideologias voltaremos às ruas exigindo de quem votamos, a aceleração do q é crucial. Respeitando as regras do JOGO e UNIDOS, avançaremos no saneamento da JUSTIÇA. Lavatoga se é CPI, me engana q eu gosto. Nunca funcionou.
Luiz
2019-12-08 11:12:46Esperar o quê dessa gente? Eles têm compromisso com o erro.
Emanuel
2019-12-08 10:00:37Inacreditável. Crusoé tentando incriminar o ministro que mandou prender corruptos. Demora? Alguns meses não é demora considerando-se a complexidade do caso. Deixem o homem trabalhar.
EDVALDO
2019-12-08 09:59:55Mais prazo do q o STF da para o RENAN não existe.