Crusoé
23.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Partido da Universal se pergunta: filiação de Bolsonaro é um bom negócio?

Uma possível filiação do presidente Jair Bolsonaro (foto) e de seus aliados ao Republicanos, novo nome do antigo PRB, é vista com certa desconfiança pela cúpula do partido. Lideranças da sigla temem que os aliados de Bolsonaro se recusem a seguir as orientações da nova legenda, como fizeram no PSL. Isso teria potencial para tumultuar...

Crusoe
Redação Crusoé
1 minuto de leitura 20.10.2019 08:32 comentários 10
Partido da Universal se pergunta: filiação de Bolsonaro é um bom negócio?
48767660538_744410259d_o
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Uma possível filiação do presidente Jair Bolsonaro (foto) e de seus aliados ao Republicanos, novo nome do antigo PRB, é vista com certa desconfiança pela cúpula do partido.

Lideranças da sigla temem que os aliados de Bolsonaro se recusem a seguir as orientações da nova legenda, como fizeram no PSL. Isso teria potencial para tumultuar a bancada do Republicanos no Congresso, que costuma votar unida.

Temem também não ter "acesso ao governo", algo de que gostariam de desfrutar como o partido do presidente da República. Integrantes do partido dizem que uma eventual filiação de Bolsonaro não representaria propriamente uma garantia de que a sigla teria prioridade na distribuição de cargos e emendas.

Lideranças do Republicanos lembram ainda que a cúpula do partido, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, não está disposta a ceder o comando da sigla a Bolsonaro, como ele deseja.

Diários

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé Visualizar

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini Visualizar

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar Visualizar

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé Visualizar

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Árbitro brasileiro exibe inglês de Joel Santana na Copa e viraliza

Visualizar notícia
Como virar o jogo do comércio internacional 

Como virar o jogo do comércio internacional 

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Mais um lulista com dificuldade para se reeleger

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O tempo inverso no cinema

O tempo inverso no cinema

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Jair Bolsonaro

PRB

PSL

< Notícia Anterior

PF espera por Celso de Mello para analisar arquivos do BTG

19.10.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

A receita de Evo para ganhar sempre

20.10.2019 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2019-10-25 21:46:57

Se senadores podem migrar pq o cargo é majoritário e eles foram eleitos graças aos votos que receberam, então o mesmo deveria ser válido para deputados que obtiveram votos suficientes para se eleger sem quociente eleitoral.


Uira

2019-10-25 21:45:59

Portanto, há dúvida razoável quanto à possibilidade de Bolsonaro migrar do PSL levando os deputados e quinhão do fundo partidário referente à quantidade de votos que eles receberam. Se a regra da fidelidade é o critério que impede a migração de um deputado, então ela não deveria valer para senadores, já que o partido poderia decidir que um senador migrar para outro partido viola as regras da fidelidade partidária.


Uira

2019-10-25 21:43:57

Vejam que a resolução do TSE diz que a decretação da perda de cargo eletivo só pode ocorrer em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Quando um deputado recebeu votos suficientes para se eleger sem precisar do quociente eleitoral, não há justa causa para que ele perca o seu mandato se migrar de partido. E sendo assim, então não deveria haver restrição para ele levar os recursos do fundo partidário, tempo de rádio e TV, pois ele é o verdadeiro "dono" destes.


Uira

2019-10-25 21:31:22

E se deputados eleitos no voto direto se sentirem estimulados a tb mudarem de partido e pedirem na justiça eleitoral a fatia do fundo partidário que lhes cabe? Afinal, parte do fundo partidário é proveniente dos votos obtidos por ele, que não só é obrigado a acatar qq desmandos de dirigentes partidários, sendo que ele na verdade é sim dono do mandato, pois recebeu votos para isto. Os deputados honestos do Congresso deveriam começar a buscar seus direitos.


Uira

2019-10-25 21:24:07

E se Bolsonaro conseguisse levar parte do fundo partidário para o Republicanos, será que eles ficariam tão arredios? Isto de certa forma contrabalancearia qq efeitos colaterais de se "absorver" Bolsonaro e sua ala proveniente do PSL. Se no PSL o fundo partidário causou discórdia, pq ela não pode ser extensível aos partidos? Imagine se a possibilidade de saída de Bolsonaro começar a causar "disrupções" nas relações até então harmônicas entre legendas.


HOMERO

2019-10-21 09:40:48

Ele tem que fazer um partido puro de direita, sem fisiologismos.


Elizabeth

2019-10-21 06:43:04

Por mim ele pode ir pra onde quiser com toda a família eu NUNCA mais vou votar nele só votei no segundo turno para se livrar do pt tb já arrependi Bolsolula é pior q toda a ptzada junto


Laonte

2019-10-20 18:28:34

A mente das maiorias dos políticos só vêem sifrães.


Cretino

2019-10-20 18:14:52

Quem irá querer trazer para dentro da sala um bode fedorento e três cabritinhos fedidos, pergunto...


Bruno

2019-10-20 16:20:03

No final, só o cidadão é que se ferra enquanto os políticos brigam.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2019-10-25 21:46:57

Se senadores podem migrar pq o cargo é majoritário e eles foram eleitos graças aos votos que receberam, então o mesmo deveria ser válido para deputados que obtiveram votos suficientes para se eleger sem quociente eleitoral.


Uira

2019-10-25 21:45:59

Portanto, há dúvida razoável quanto à possibilidade de Bolsonaro migrar do PSL levando os deputados e quinhão do fundo partidário referente à quantidade de votos que eles receberam. Se a regra da fidelidade é o critério que impede a migração de um deputado, então ela não deveria valer para senadores, já que o partido poderia decidir que um senador migrar para outro partido viola as regras da fidelidade partidária.


Uira

2019-10-25 21:43:57

Vejam que a resolução do TSE diz que a decretação da perda de cargo eletivo só pode ocorrer em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Quando um deputado recebeu votos suficientes para se eleger sem precisar do quociente eleitoral, não há justa causa para que ele perca o seu mandato se migrar de partido. E sendo assim, então não deveria haver restrição para ele levar os recursos do fundo partidário, tempo de rádio e TV, pois ele é o verdadeiro "dono" destes.


Uira

2019-10-25 21:31:22

E se deputados eleitos no voto direto se sentirem estimulados a tb mudarem de partido e pedirem na justiça eleitoral a fatia do fundo partidário que lhes cabe? Afinal, parte do fundo partidário é proveniente dos votos obtidos por ele, que não só é obrigado a acatar qq desmandos de dirigentes partidários, sendo que ele na verdade é sim dono do mandato, pois recebeu votos para isto. Os deputados honestos do Congresso deveriam começar a buscar seus direitos.


Uira

2019-10-25 21:24:07

E se Bolsonaro conseguisse levar parte do fundo partidário para o Republicanos, será que eles ficariam tão arredios? Isto de certa forma contrabalancearia qq efeitos colaterais de se "absorver" Bolsonaro e sua ala proveniente do PSL. Se no PSL o fundo partidário causou discórdia, pq ela não pode ser extensível aos partidos? Imagine se a possibilidade de saída de Bolsonaro começar a causar "disrupções" nas relações até então harmônicas entre legendas.


HOMERO

2019-10-21 09:40:48

Ele tem que fazer um partido puro de direita, sem fisiologismos.


Elizabeth

2019-10-21 06:43:04

Por mim ele pode ir pra onde quiser com toda a família eu NUNCA mais vou votar nele só votei no segundo turno para se livrar do pt tb já arrependi Bolsolula é pior q toda a ptzada junto


Laonte

2019-10-20 18:28:34

A mente das maiorias dos políticos só vêem sifrães.


Cretino

2019-10-20 18:14:52

Quem irá querer trazer para dentro da sala um bode fedorento e três cabritinhos fedidos, pergunto...


Bruno

2019-10-20 16:20:03

No final, só o cidadão é que se ferra enquanto os políticos brigam.



Notícias relacionadas

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Contagem preliminar de votos coincide com a oficial, diz órgão eleitoral colombiano

Redação Crusoé
23.06.2026 14:04 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Murilo Pavini
23.06.2026 11:21 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

José Inácio Pilar
23.06.2026 10:29 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Redação Crusoé
23.06.2026 10:08 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso