Reprodução

O que significam as nomeações de Maduro para a cúpula das Forças Armadas

08.07.19 19:36

Na Venezuela, todos os anos, o costume é o de que o presidente renove toda a cúpula das Forças Armadas no dia 5 de julho. No máximo, alguns militares ficam dois anos no cargo.

No domingo, 7, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), anunciou as nomeações para os cargos militares mais altos. Mas ele não mudou quase nada. Maduro manteve o ministro da Defesa, o general Vladimir Padrino López, que assumiu o posto em 2014. Também não substituiu os comandantes da Marinha e da Aeronáutica.

“Isso de um ministro da Defesa ficar cinco anos no posto não tem nenhum precedente na história da Venezuela. É absolutamente inédito”, diz o historiador venezuelano Agustín Blanco Muñoz, da Universidade Central da Venezuela. “Eis um sinal claro de que o poder militar é que controla o governo, e não o contrário. Maduro é apenas um acompanhante que dá um verniz de democracia a uma ditadura amplamente militar.”

Segundo Blanco, a única figura que tinha uma atitude mais crítica, porque era um chavista clássico, era o comandante do Exército, Suárez Chourio. Ele foi o único a ser retirado. “E eles fizeram isso simplesmente para colocar no seu lugar a um primo de Diosdado Cabello (presidente da chavista Assembleia Constituinte)”, diz Blanco. “O resto continua basicamente o mesmo.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com os Generais comprados, vai aparecer(escrevam o que digo) outro tenente Coronel à la Chaves e dar um golpe para salvar essa excrescência do caos total.

  2. Não concordo que a ditadura é militar e Maduro é um fantoche. A ditadura é de esquerda e a cúpula militar foi comprada , bem diferente .

    1. Exatamente, é incrível a capacidade de deturparem as coisas.

  3. Espero logo ver esta junta militar e este diretor em um tribunal na Holanda. São bandidos !!! O Chavismo matou um país gigante como a Venezuela. Os Venezuelanos não mereciam isto !!

  4. Não diga? Quem imaginaria que a Venezuela tuna ditadura militar? O guia genial dos povos, Lulla, diz que lá há excesso de democracia, então não é ditadura. Lula Livre. #soquenao. Kkkkkkkk

    1. Pois o vejo como, indubitavelmente, um Grande Herói!!! Fraquíssima foi a escolha do povo venezuelano quando outorgou poder ao facínora genocida que destruiu a Venezuela!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO