O que revelam os vídeos da queda do avião de Prigozhin
O avião que transportava o empresário russo Yevgeny Prigozhin caiu na região de Tver, ao norte de Moscou, nesta quarta, 23. Prigozhin, que comandava o grupo mercenário Wagner, entrou na lista de desafetos do presidente russo Vladimir Putin após comandar um motim contra o Kremlin, em junho. Vídeos do avião em plena queda e imagens...
O avião que transportava o empresário russo Yevgeny Prigozhin caiu na região de Tver, ao norte de Moscou, nesta quarta, 23. Prigozhin, que comandava o grupo mercenário Wagner, entrou na lista de desafetos do presidente russo Vladimir Putin após comandar um motim contra o Kremlin, em junho.
Vídeos do avião em plena queda e imagens do acidente circularam nas redes sociais (foto). Pelas imagens, é possível concluir que se tratou de um assassinato.
"Este avião não caiu. Foi derrubado. Quando uma aeronave cai, ela avisa que está com uma pane e tenta consertar o problema em pleno voo. Mas o avião caiu praticamente em linha reta. O impacto foi violento. Não foi uma falha. Foi um assassinato, que aliás era altamente previsível", diz o colunista da Crusoé Ivan Sant'Anna, piloto e especialista em avião. "O que não sabemos é o que causou o atentado. Pode ter sido uma bomba, um drone, um míssil ou um jato."
Também pode-se indagar algumas perguntas sobre quem realizou os vídeos. "Por que alguém estava filmando isso? Será que eles sabiam o que ia acontecer? Minha impressão é que os vídeos tinham certa qualidade, o que pode significar que foram gravados por profissionais", diz Sant'Anna.
O canal do grupo Wagner no Telegram, Grey Zone, afirma que o avião foi derrubado pelo sistema de defesa antiaérea da Rússia. Mas essa informação não foi confirmada.
Teria o presidente Putin realizado um atentado para matar Prigozhin? "Bom, é difícil fazer qualquer tipo de afirmação nesse sentido, mas podemos crer nessa possibilidade haja vista a rivalidade que os dois tiveram recentemente. O grupo Wagner, liderado pelo Prigozhin passou, nos últimos meses, a questionar a liderança de Putin na guerra", diz o professor de relações internacionais do Ibmec de Belo Horizonte, Christopher Mendonça. "Os opositores do regime russo têm destinos semelhantes: a morte ou o encarceramento. Embora não possamos afirmar com certeza de que a morte do líder do Wagner tenha sido encomendada pelo presidente da Rússia, certamente ele é o principal suspeito."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Tereza
2023-08-24 15:09:35Acho que não há dúvidas de que foi um assassinato e nem sobre quem foi o mandante.
Arlilma Brum Ferreira da Silva
2023-08-24 08:55:05Os adversários do Putin pulam de janelas, são envenenados ou encarcerados. Esse foi um novo método de extermínio: um avião de alguma forma derrubado. O alvo era o chefe do grupo Wagner, e para o ditador russo não houve nenhum problema em assassinar mais nove pessoas que estavam na aeronave. Um “ dano colateral”.
Sonia Martha
2023-08-23 20:34:18Sabotagem ou abatido pelo sistema de defesa aérea russo; mais um método foi incluído no vasto cardápio de assassinatos de desafetos do regime do ditador da Rússia. Putin é ex-coronel da KGB.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-23 18:46:11Com ditadores não se pode ter amizade. São assassinos inescrupulosos. Distância deles!
ANTONIO
2023-08-23 16:13:08Era só questão de tempo este assassinato.