O prefeito de Joinville que sobreviveu a quatro tentativas de afastamento em 2023
Desde janeiro, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo; foto), resistiu a quatro tentativas de afastá-lo do cargo. Seu problema não é com a população, já que ele aparece com 92% de apoio em pesquisa feita pelo Instituto Mapa. Adriano está em briga constante é com os vereadores da cidade. Na semana passada, em que...
Desde janeiro, o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo; foto), resistiu a quatro tentativas de afastá-lo do cargo. Seu problema não é com a população, já que ele aparece com 92% de apoio em pesquisa feita pelo Instituto Mapa. Adriano está em briga constante é com os vereadores da cidade. Na semana passada, em que ele escapou de mais um tentativa de impeachment, ele conversou com Crusoé. Para Adriano, a aproximação das eleições municipais do ano que vem devem aumentar a pressão contra ele.
"Como a campanha do ano que vem já aparece como pano de fundo e nós temos uma aprovação bastante alta, há uma vontade de tentar desgastar a imagem do prefeito", diz Adriano.
Na última tentativa de afastá-lo do cargo, o argumento era o de que o prefeito tinha descumprido uma lei municipal ao não colocar displays com indicadores de velocidade nos radares nas ruas da cidade. Seu erro teria sido realizar uma licitação em que não se exigia essas telas mostrando a velocidade dos carros. Adriano alega que os radares foram comprados em 2021, um ano antes da lei ser sancionada pelo próprio prefeito.
Os outros motivos levantados para tentar tirar o prefeito foram as filas no sistema de saúde, o contrato de aluguel da empresa Águas de Joinville e até mesmo a chacina em uma escola de Blumenau, em abril. "Há atualmente uma procura por temas e assuntos com o intuito de me afastar", diz.
A última tentativa de votar o afastamento foi tão repentina que quatro vereadores da base do prefeito estavam fora do plenário no dia — três estavam em viagem, um em licença médica. "Eles aproveitaram um momento de fraqueza para tentar me tirar", argumentou Adriano, o primeiro prefeito pela legenda no Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
2023-07-10 17:48:43Ser um político competente e íntegro, no nosso país, é motivo de ódio dos praticantes da Velha Política, que tanto mal fez e continua fazendo no Brasil
MARCOS
2023-07-09 17:36:18A integridade dos eleitos pelo NOVO incomoda muita gente
Magda
2023-07-09 14:39:47Então por que a população joinvillense, esses 92% q o aprovam, não parte pra cima desses vereadores fdp, que também foram eleitos por ela? Tá na hora do povo mostrar pra essa gente quem é que manda, e quem manda é quem paga os salários deles. Eu já teria encostado meu vereador na parede, botado o dedo na cara dele e avisado: ouve aqui seu fdp, não se esqueça que a eleição está próxima, ou vc se comporta ou já pode procurar outro emprego pois vou fazer propaganda de porta em porta CONTRA você.