Crusoé
20.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

O melhor ombro amigo dos ditadores sanguinários

O presidente Lula tornou-se o melhor ombro amigo dos ditadores que espalham guerras pelo mundo. O brasileiro não apenas se exime de condená-los, como ainda compra e espalha suas teses absurdas. Na manhã desta segunda, 23, Lula conversou com o presidente russo Vladimir Putin, por telefone. O tema foi a guerra que Israel trava contra...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 23.10.2023 15:03 comentários 7
O melhor ombro amigo dos ditadores sanguinários
Lula, durante telefonema no Palácio da Alvorada, em outubro de 2023
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O presidente Lula tornou-se o melhor ombro amigo dos ditadores que espalham guerras pelo mundo. O brasileiro não apenas se exime de condená-los, como ainda compra e espalha suas teses absurdas.

Na manhã desta segunda, 23, Lula conversou com o presidente russo Vladimir Putin, por telefone. O tema foi a guerra que Israel trava contra o Hamas na Faixa de Gaza.

Segundo nota do Itamaraty, "os dois presidentes concordaram quanto à necessidade de que cessem os bombardeios na Faixa de Gaza e de imediata libertação dos reféns". É uma hipocrisia suprema. Putin tem bombardeado a Ucrânia incessantemente desde 24 de fevereiro de 2022.

A conversa ainda ocorre no momento em que uma comissão da ONU aponta crimes de guerra deliberados na Ucrânia, como assassinatos, estupros, sequestros e torturas por tropas russas.

Outro ponto em comum veio de Moscou: "Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que não foi vetada pela Rússia, e lamentou que após tantas décadas não tenha sido encontrada solução para a criação do Estado Palestino", escreveu.

Ao colocar a questão do Estado palestino no meio da conversa, Putin e o brasileiro ajudam a construir uma justificativa para as atrocidades cometidas pelo Hamas no dia 7 de outubro, quando terroristas invadiram Israel e mataram 1.500 pessoas.

Na semana passada, Lula falou com outro ditador do mesmo nível de Putin. O brasileiro recebeu uma ligação do ditador iraniano Ebrahim Raisi, que ofereceu a ele ajuda para exercer mais influência na cena internacional.

Lula disse ao iraniano que fica "triste quando vejo a dificuldade do povo pobre construir uma casa, um hospital, e como isso é facilmente destruído na guerra".

O que o brasileiro parece não levar em consideração é que foi exatamente o Irã que deflagrou a guerra entre o Hamas e Israel. Quem deve ser criticado pela destruição de casas e hospitais na Faixa de Gaza é o presidente Raisi e o líder-supremo Ali Khamenei.

O Irã dá apoio político, econômico e militar ao Hamas. Há cinco anos, o Irã até montou uma sala de operações no Líbano para articular as ações dos vários grupos armados que integram o "Eixo da Resistência", uma coalizão de organizações terroristas financiada pelo Irã. Foi o Eixo da Resistência que planejou o ataque terrorista. Um vídeo dessa sala de operações foi divulgado em abril deste ano.

https://twitter.com/AlMayadeenNews/status/1646581041652531204?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1646581041652531204%7Ctwgr%5E9d7de9a4d30265762f46fe684be53e984423b02f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.almayadeen.net%2Fnews%2Fpolitics%2FD8ACD8A7D987D8B2D988D986-D985D982D8B7D8B9-D985D8B5D988D8B1-D984D8ACD987D988D8B2D98AD8A9-D8BAD8B1D981D8A9-D8B9D985D984D98AD8A7D8AA-D985D8ADD988D8B1-D8A7D984D985D982D8A7D988D985D8A9

De acordo com o governo de Israel, o Irã enviou 40 milhões de dólares para o Hamas e 70 milhões de dólares para a Jihad Islâmica nos últimos dois anos. O dinheiro foi todo para armar esses dois grupos. Aliás, foi a Jihad Islâmica que provavelmente disparou o foguete que caiu no estacionamento de um hospital na Faixa de Gaza.

Em nota divulgada no domingo, 22, o governo de Israel comentou a estratégia internacional do Irã após iniciar a guerra.

"O regime iraniano pretende obter apoio internacional para o Hamas e a Jihad Islâmica através de vários canais diplomáticos. O foco do Irã está nos Estados islâmicos e árabes e nos membros do Conselho de Segurança da ONU, com a intenção de garantir resoluções anti-Israel e impedir a denúncia do Hamas. As mensagens diplomáticas estão repletas de linguagem ameaçadora, baseada na percepção e que o resto do mundo deseja evitar uma guerra. Nesse contexto, o presidente iraniano Ebrahim Raisi conversou no dia 17 com seu homólogo brasileiro (Luís Inácio Lula da Silva), cujo país ocupa atualmente a presidência do Conselho de Segurança da ONU. O presidente iraniano apelou ao Brasil para atuar como mediador para deter o conflito e chegar a um acordo de cessar- fogo e ofereceu a ajuda do Irã com esse objetivo", diz a nota.

Sempre que iniciarem uma nova guerra, os ditadores do mundo já sabem. Para ganhar apoio e evitar a condenação internacional, não há nada melhor que ligar para o presidente Lula.

Diários

PT do Rio declara apoio a Eduardo Paes

Redação Crusoé Visualizar

Trump retoma discurso sobre “mudança de regime” no Irã

Redação Crusoé Visualizar

Cortejado pelo PT, Kassab reafirma apoio a Tarcísio

Redação Crusoé Visualizar

"STF se divorciou da sociedade e da própria magistratura", diz líder do PL

Redação Crusoé Visualizar

PT mudou de ideia sobre impulsionamento nas redes sociais?

Redação Crusoé Visualizar

O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

Rodolfo Borges Visualizar

Mais Lidas

A hipocrisia sobre o aborto no Brasil

A hipocrisia sobre o aborto no Brasil

Visualizar notícia
A última rodada

A última rodada

Visualizar notícia
Como uma democracia iliberal morre

Como uma democracia iliberal morre

Visualizar notícia
Crusoé nº 416: Gilmarlândia

Crusoé nº 416: Gilmarlândia

Visualizar notícia
Gilmarlândia

Gilmarlândia

Visualizar notícia
Guerra no Irã e super El Niño podem criar tempestade perfeita para o agro

Guerra no Irã e super El Niño podem criar tempestade perfeita para o agro

Visualizar notícia
Hezbollah nas redes de lavagem de dinheiro do INSS

Hezbollah nas redes de lavagem de dinheiro do INSS

Visualizar notícia
Netanyahu condena destruição de imagem de Jesus por soldado israelense

Netanyahu condena destruição de imagem de Jesus por soldado israelense

Visualizar notícia
Ninguém quer Lula como mediador

Ninguém quer Lula como mediador

Visualizar notícia
O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Ebrahim Raisi

Hamas

Irã

Israel

Lula

Palestina

Vladimir Putin

< Notícia Anterior

Como o impasse no Congresso afeta a diplomacia dos EUA?

23.10.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

TRE de Roraima absolve senador de acusação de compra de votos

23.10.2023 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Juerg

2023-10-24 06:45:41

Todas as ações na política externa do Itamaraty do governo Lula são movidas por um único motivo: o antiamericanismo notório e doentio da esquerda brasileira! E dessa forma a atual política externa do Brasil “depende” 100 % do posicionamento da política externa dos Estados Unidos - só ao contrário! Mas depende!


Odete6

2023-10-23 23:56:40

EXCELENTÍSSIMO - NA ACEPÇÃO DA PALAVRA - SR. PRESIDENTE DA UCRÂNIA VOLODYMYR ZELENSKY: NÓS CIDADÃOS BRASILEIROS DECENTES CONTINUAMOS NOS IMPORTANDO COM TUDO O QUE ACONTECE EM SEU PAÍS REVOLTANTEMENTE INVADIDO, VIOLENTADO E MARTIRIZADO pelo marginal genocida, torturador e serial killer, o pária facínora russo nanoputin, apesar do estelionato e do estelionatário da nossa pseudo representação. POR FAVOR, NOS MANTENHA DIRETAMENTE INFORMADOS! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏


Odete6

2023-10-23 21:16:01

O demente além de ignorante, de acachapantemente burro e s/ noção, é de 1 perversidade, de 1 cinismo, de 1 frieza e indiferença à maldade alheia superlativos. Some-se a isso a over dose de cachaça, o complexo de inferioridade encoberto por vaidade, deslumbramento, megalomania e, agora somadas, a decrepitude e a senilidade. Tudo isso de indecente e degradado compõe a sólida e completa boçalidade q lhe é e sempre foi peculiar. COMO PODE 1 PAÍS TER """presidente""" EXPONENCIALMENTE ESTÚPIDO ASSIM??


Andre Luis Dos Santos

2023-10-23 21:03:23

Esse Lula é uma vergonha, pra não dizer coisa pior. Torço para que seja varrido pra sempre do poder em 2026.


MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA

2023-10-23 18:49:22

NADA DE BOM SE PODE ESPERAR DE UM CORRUPTO EX-PRESIDIÁRIO.


ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA

2023-10-23 18:37:23

Lula prova todo dia que não há limite para o cinismo. Mas os fanáticos religiosos que o seguem acham lindo as gracinhas que ele faz. Loucura também não tem limite.


Mauro Santos

2023-10-23 15:47:10

Esse gosto pelo terror é do Marxismo. A revolução Bolchevique demonstrou a preferência e foram assimiladas por vários déspotas sanguinários na implantação do comunismo.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (7)

Juerg

2023-10-24 06:45:41

Todas as ações na política externa do Itamaraty do governo Lula são movidas por um único motivo: o antiamericanismo notório e doentio da esquerda brasileira! E dessa forma a atual política externa do Brasil “depende” 100 % do posicionamento da política externa dos Estados Unidos - só ao contrário! Mas depende!


Odete6

2023-10-23 23:56:40

EXCELENTÍSSIMO - NA ACEPÇÃO DA PALAVRA - SR. PRESIDENTE DA UCRÂNIA VOLODYMYR ZELENSKY: NÓS CIDADÃOS BRASILEIROS DECENTES CONTINUAMOS NOS IMPORTANDO COM TUDO O QUE ACONTECE EM SEU PAÍS REVOLTANTEMENTE INVADIDO, VIOLENTADO E MARTIRIZADO pelo marginal genocida, torturador e serial killer, o pária facínora russo nanoputin, apesar do estelionato e do estelionatário da nossa pseudo representação. POR FAVOR, NOS MANTENHA DIRETAMENTE INFORMADOS! 🙏🙏🙏🙏🙏🙏


Odete6

2023-10-23 21:16:01

O demente além de ignorante, de acachapantemente burro e s/ noção, é de 1 perversidade, de 1 cinismo, de 1 frieza e indiferença à maldade alheia superlativos. Some-se a isso a over dose de cachaça, o complexo de inferioridade encoberto por vaidade, deslumbramento, megalomania e, agora somadas, a decrepitude e a senilidade. Tudo isso de indecente e degradado compõe a sólida e completa boçalidade q lhe é e sempre foi peculiar. COMO PODE 1 PAÍS TER """presidente""" EXPONENCIALMENTE ESTÚPIDO ASSIM??


Andre Luis Dos Santos

2023-10-23 21:03:23

Esse Lula é uma vergonha, pra não dizer coisa pior. Torço para que seja varrido pra sempre do poder em 2026.


MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA

2023-10-23 18:49:22

NADA DE BOM SE PODE ESPERAR DE UM CORRUPTO EX-PRESIDIÁRIO.


ROBERTO DE VASCONCELLOS PEREIRA

2023-10-23 18:37:23

Lula prova todo dia que não há limite para o cinismo. Mas os fanáticos religiosos que o seguem acham lindo as gracinhas que ele faz. Loucura também não tem limite.


Mauro Santos

2023-10-23 15:47:10

Esse gosto pelo terror é do Marxismo. A revolução Bolchevique demonstrou a preferência e foram assimiladas por vários déspotas sanguinários na implantação do comunismo.



Notícias relacionadas

PT do Rio declara apoio a Eduardo Paes

PT do Rio declara apoio a Eduardo Paes

Redação Crusoé
20.04.2026 16:45 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Trump retoma discurso sobre “mudança de regime” no Irã

Trump retoma discurso sobre “mudança de regime” no Irã

Redação Crusoé
20.04.2026 15:26 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Cortejado pelo PT, Kassab reafirma apoio a Tarcísio

Cortejado pelo PT, Kassab reafirma apoio a Tarcísio

Redação Crusoé
20.04.2026 15:07 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
"STF se divorciou da sociedade e da própria magistratura", diz líder do PL

"STF se divorciou da sociedade e da própria magistratura", diz líder do PL

Redação Crusoé
20.04.2026 14:34 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Adeus Identidade? Idosos acima de 60 anos precisam fazer novo documento obrigatório

Adeus Identidade? Idosos acima de 60 anos precisam fazer novo documento obrigatório

Visualizar notícia
Sabor Gramado? Essa cidade oferece uma experiência na Serra Gaúcha por muito menos

Sabor Gramado? Essa cidade oferece uma experiência na Serra Gaúcha por muito menos

Visualizar notícia
Cristo leva 300 mil turistas e injeta quase 40 milhões de reais na economia de cidade do RS

Cristo leva 300 mil turistas e injeta quase 40 milhões de reais na economia de cidade do RS

Visualizar notícia
Tragédia: atleta brasileira morre durante campeonato nos Estados Unidos

Tragédia: atleta brasileira morre durante campeonato nos Estados Unidos

Visualizar notícia
Após terremoto de alta magnitude, governo do Japão ativa alerta de tsunami

Após terremoto de alta magnitude, governo do Japão ativa alerta de tsunami

Visualizar notícia
Robô supera recorde mundial de um humano em meia-maratona em Pequim

Robô supera recorde mundial de um humano em meia-maratona em Pequim

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso