TRE de Roraima absolve senador de acusação de compra de votos
23.10.23 17:05O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) absolveu nesta o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR; foto) da acusação de compra de votos durante as eleições do ano passado. A decisão, unânime, foi tomada nesta segunda-feira (23).
O parlamentar era acusado de fazer atendimentos em um caminhão de uma clínica, a um mês da eleição, com encaminhamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias diretamente na clínica do político. A denúncia, apresentada pela imprensa, motivou uma ação do MDB — partido de Romero Jucá, mandachuva da sigla e ex-senador, que acabou em segundo lugar na eleição.
Enquanto o MDB não defendeu sua tese à Corte, o PP garantiu que as denúncias “não apresentaram fatos relevantes de que doutor Hiran estava realizando consultas médicas”. De acordo com o advogado, “as testemunhas ouvidas em juízo sequer foram testemunhas do fato em si”.
Relatora do caso no TRE, a desembargadora Tânia Vasconcelos disse que a ação era improcedente por falta de provas. “O que eu vejo é uma daquelas situações em que nos preparamos e forçamos uma prova que, no final das contas, não diz nada e não leva ninguém a lugar nenhum”, ela concluiu.
“Não há prova de que aquele atendimento estava sendo feito para fim eleitoral. Nem santinho, nem pedido de voto, nem propaganda, nem o próprio candidato ou pré-candidato estava no local naquele atendimento”, disse Elaine Biachi, a presidente do TRE-RR.
Hiran ironizou a vitória no processo sobre “aquele ex-senador que tirou o óculos e o bigode, para dizer que ele não é mais ele”. Paramentado como um oftalmologista (e dentro de uma unidade hospitalar), o parlamentar apareceu em uma sala com pacientes que alegam que não pediram nada a ele.
“Eu faço isso porque é o compromisso da minha vida”, disse o Dr. Hiran no vídeo. “Era bom que você [Jucá] também respeitasse as pessoas.”
Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.
Lá drao blindado pelos CUMPANHEIROS nheiros .justiça no Brasil está na latrina
Se estivesse realmente ao lado do povo e do país, como Deltan, seria cassado também. Se não foi, não presta.
E no final das contas quem foi cassado foi o Deltan...