Crusoé
14.11.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram

    O loteamento de ideias

    Sou um advogado que não suporta advogados. Corrigindo: não suporto aquele jeito pomposo que alguns colegas dão à própria postura e escrita. Ora, ora, nobre causídico. Excelência. Data vênia. Um saco. Tenho um amigo que costuma definir o nível de chatice dos advogados perguntando se usam o termo outrossim nas peças jurídicas. Mas tudo isso...

    avatar
    André Marsiglia Santos
    3 minutos de leitura 14.05.2022 14:21 comentários 10
    Manifestação 12 de setembro em Brasília
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    Sou um advogado que não suporta advogados. Corrigindo: não suporto aquele jeito pomposo que alguns colegas dão à própria postura e escrita. Ora, ora, nobre causídico. Excelência. Data vênia. Um saco. Tenho um amigo que costuma definir o nível de chatice dos advogados perguntando se usam o termo outrossim nas peças jurídicas. Mas tudo isso é mais uma anedota do que uma verdade.

    O fato é que desse jeito despretensioso e pretensamente simples, escrevo há muito tempo sobre os caminhos e descaminhos de  minha atuação em defesa de grandes jornalistas e veículos de comunicação e também de profissionais de imprensa que possuem pouco apoio ou estrutura, enquanto consultor jurídico de associações e ONGs, como a Repórteres sem Fronteiras.

    Apenas mais recentemente, em espaços como este, tenho me dedicado a tratar de temas relacionados a Direito e Política. Desde então, passei a ser alcunhado por quem me lê de esquerdista ou conservador, petista ou bolsonarista. Quando não é isso, dizem que fiquei em cima do muro. Claro, alguns passaram a me alcunhar também de coisas impublicáveis. Ganhei muitos haters e alguns bons e gentis admiradores.

    A polarização da política não é uma novidade. Mas a coisa é mais profunda. Comecei a reparar que me chamam de bolsonarista ou conservador sempre que defendo de forma plena a liberdade; de petista ou esquerdista sempre que defendo a igualdade ou a inclusão. E passei também, de um tempo para cá, a ser chamado de puxa-saco do Supremo Tribunal Federal (STF) quando proponho a defesa da democracia.

    Perceba a gravidade do que ocorreu, caro leitor. Da mesma forma que a coroa portuguesa dividiu o Brasil em capitanias hereditárias, e que a Europa recortou a África na Conferência de Berlim, as ideologias políticas lotearam as ideias do país. Os esquerdistas tomaram para si a bandeira de todo e qualquer tema progressista. Os conservadores, sobretudo os mais alinhados ao governo, tomaram para si a liberdade. E agora os ministros do STF falam como se fossem os únicos a representar a democracia.

    Apropriaram-se dos temas que lhes interessavam e convenceram a todos que essa era sua bandeira, legitimando uma espécie de lugar de fala. Um colega jornalista, obviamente de forma brincalhona, costuma dizer que o lugar de fala é a boca. Sem brincadeira, o lugar de fala é a apropriação política de um tema, um loteamento ideológico que permite apenas ao legitimado falar e, aos demais, passivamente ouvirem em silêncio.

    Se permitirmos que a liberdade, a pauta progressista e a democracia estejam exclusivamente nas mãos de alguns, enquanto os demais ouvem em silêncio, não sobrará nada para o debate. Terei de me dedicar apenas a escrever data vênia, outrossim, Excelência. Um saco.

    André Marsiglia é advogado constitucionalista. Especialista em Direito digital e Liberdades de expressão e imprensa. Consultor jurídico da Repórteres sem Fronteiras.  Twitter: marsiglia_andre

    Edição Semana 394

    O inferno de Neymar

    Rodolfo Borges Visualizar

    O teatro das cúpulas climáticas

    Dennys Xavier Visualizar

    Um prefeito muçulmano na Nova York judaica

    Igor Sabino Visualizar

    O dinizismo como ideia

    Gustavo Nogy Visualizar

    A ópera pop de Rosalía

    Gustavo Nogy Visualizar

    Festa na floresta

    Duda Teixeira, João Pedro Farah Visualizar

    Mais Lidas

    74% dos brasileiros não acreditam em fundo para florestas

    74% dos brasileiros não acreditam em fundo para florestas

    Visualizar notícia
    A mentira de Lula na "COP da Verdade"

    A mentira de Lula na "COP da Verdade"

    Visualizar notícia
    A primeira pesquisa sobre Renan Santos contra Lula

    A primeira pesquisa sobre Renan Santos contra Lula

    Visualizar notícia
    Barroso agora já pode falar o que quiser, menos nos EUA

    Barroso agora já pode falar o que quiser, menos nos EUA

    Visualizar notícia
    Cacique Raoni contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas

    Cacique Raoni contra exploração de petróleo na Foz do Amazonas

    Visualizar notícia
    Estagnação de Lula impulsiona recorde do Ibovespa

    Estagnação de Lula impulsiona recorde do Ibovespa

    Visualizar notícia
    “Lula é uma estátua política que o povo não quer mais cultuar”

    “Lula é uma estátua política que o povo não quer mais cultuar”

    Visualizar notícia
    Pochmann também bota Belém de cabeça para baixo

    Pochmann também bota Belém de cabeça para baixo

    Visualizar notícia
    Povo encabrestado foge do controle na COP30

    Povo encabrestado foge do controle na COP30

    Visualizar notícia
    Retratação de Lula sobre traficantes não convenceu

    Retratação de Lula sobre traficantes não convenceu

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    advogados

    André Marsiglia dos Santos

    Direita

    Esquerda

    igualdade

    liberdade de expressão

    < Notícia Anterior

    Bolsonaro diz que espera mexer na Petrobras “nos próximos dias”

    14.05.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Governos estaduais recorrerão da decisão de Mendonça sobre ICMS

    14.05.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    André Marsiglia Santos

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Ricardo Machado Rocha

    2022-05-15 20:38:06

    Excelente!


    luiz antonio-rj

    2022-05-15 15:31:28

    As 3 vertentes e quem quer lugar de fala devem ser,devidamente, jogadas na privada e, devidamente, darmos a descarga


    Elaine

    2022-05-15 13:07:59

    Comentário perfeito ! Aqueles que se julgam legítimos donos dos “lugares de fala” que criam ao seu sabor e talante, pensam que podem nos julgar,enquadradar , rotular e depois no monitorar . Piada pronta . Quem sabe que sabe o que sabe , sempre terá independência , coragem de mudar qdo precisar e as próprias e indelegáveis pautas O resto é blá-blá-blá inconsequente e descartável .


    Nilson

    2022-05-15 10:41:31

    O causídico (kkkkk) se esqueceu de comentar sobre aquela toga horrorosa pra passar uma imagem de seriedade e moralidade, uma piada de mal gosto, em pleno século XXI. É preciso fazer um faxinaço em todo o judiciário, a começar pelos adereços, nas formalidades, nos sem números de processos empilhados, nas mordomias, carros com motoristas, combustível, garçom pra cafézinho, garagista, etc.... O que a sociedade quer é celeridade, eficiencia, e juizes imparciais e não ativistas politicos.


    Amaury G Feitosa

    2022-05-15 09:02:43

    Realmente aguentar o leriado de advogados e juízes é tarefa de dar azia em sonrisal ... o mogivo é simples antigamente os advogados recebiam honorários por palavras escritas ... haja verbo, advérbio, metáforas e pleonasmos em abundância que ninguém lê ... nem o diabo aguenta.


    Edvaldo

    2022-05-15 07:41:50

    Belo texto, colega. Disse de maneira clara e objetiva, que jornalistas e advogados, não necessariamente nesta ordem, nunca tem razão.


    Leonardo Fonseca

    2022-05-15 07:30:52

    Prezado, não é só o Senhor que depara com titularidades que nunca ousou apoiar. Apesar de ter votado no Bolsonaro (até contribui via TSE para sua campanha), mas ao apontar seus erros e são muitos sou chamado petista, vermelho e comunista. É assim tanto que deixei de trocar conversas com cegos. Simplesmente falo que o sujeito acabou de conseguir um voto para o corrupto Lula.


    NELSON VIDAL GOMES

    2022-05-15 02:38:33

    Parabéns eminente Colega! Grande contribuição! Penso que o primeiro golpe em nossa democracia com sua consequente interferência no processo eleitoral, foi dado pelo STF, que anulou 07 anos de combate à corrupção e lançou Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a nação despossuída e humilhada por suas danosas consequências. Namastê!


    Amaury

    2022-05-14 21:51:39

    E o mais triste é que os três grupos citados, que tomaram para si estes "lugares de fala" citados na verdade somente possuem o lugar comum da corrupção, da mentira e da indolência.


    Carlos Eduardo De Freitas

    2022-05-14 21:43:04

    Artigo inspirador! Polarização Bolsonaro/Lula e seus desdobramentos são sintomas de doença mais profunda do organismo social.De certo com origem na estagnação decorrente da CF/88, que implicitamente exigiu geração de excedente de recursos acima do potencial da economia brasileira. É preciso,então, mudar a constituição. A "agenda de reformas" caça culpados ,e pune "privilégios", mas jamais tocou no fundo da questão: a inviabilidade econômica intrínseca da Carta de 88. A Polarização é inevitável.


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    Ricardo Machado Rocha

    2022-05-15 20:38:06

    Excelente!


    luiz antonio-rj

    2022-05-15 15:31:28

    As 3 vertentes e quem quer lugar de fala devem ser,devidamente, jogadas na privada e, devidamente, darmos a descarga


    Elaine

    2022-05-15 13:07:59

    Comentário perfeito ! Aqueles que se julgam legítimos donos dos “lugares de fala” que criam ao seu sabor e talante, pensam que podem nos julgar,enquadradar , rotular e depois no monitorar . Piada pronta . Quem sabe que sabe o que sabe , sempre terá independência , coragem de mudar qdo precisar e as próprias e indelegáveis pautas O resto é blá-blá-blá inconsequente e descartável .


    Nilson

    2022-05-15 10:41:31

    O causídico (kkkkk) se esqueceu de comentar sobre aquela toga horrorosa pra passar uma imagem de seriedade e moralidade, uma piada de mal gosto, em pleno século XXI. É preciso fazer um faxinaço em todo o judiciário, a começar pelos adereços, nas formalidades, nos sem números de processos empilhados, nas mordomias, carros com motoristas, combustível, garçom pra cafézinho, garagista, etc.... O que a sociedade quer é celeridade, eficiencia, e juizes imparciais e não ativistas politicos.


    Amaury G Feitosa

    2022-05-15 09:02:43

    Realmente aguentar o leriado de advogados e juízes é tarefa de dar azia em sonrisal ... o mogivo é simples antigamente os advogados recebiam honorários por palavras escritas ... haja verbo, advérbio, metáforas e pleonasmos em abundância que ninguém lê ... nem o diabo aguenta.


    Edvaldo

    2022-05-15 07:41:50

    Belo texto, colega. Disse de maneira clara e objetiva, que jornalistas e advogados, não necessariamente nesta ordem, nunca tem razão.


    Leonardo Fonseca

    2022-05-15 07:30:52

    Prezado, não é só o Senhor que depara com titularidades que nunca ousou apoiar. Apesar de ter votado no Bolsonaro (até contribui via TSE para sua campanha), mas ao apontar seus erros e são muitos sou chamado petista, vermelho e comunista. É assim tanto que deixei de trocar conversas com cegos. Simplesmente falo que o sujeito acabou de conseguir um voto para o corrupto Lula.


    NELSON VIDAL GOMES

    2022-05-15 02:38:33

    Parabéns eminente Colega! Grande contribuição! Penso que o primeiro golpe em nossa democracia com sua consequente interferência no processo eleitoral, foi dado pelo STF, que anulou 07 anos de combate à corrupção e lançou Lula às eleições com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a nação despossuída e humilhada por suas danosas consequências. Namastê!


    Amaury

    2022-05-14 21:51:39

    E o mais triste é que os três grupos citados, que tomaram para si estes "lugares de fala" citados na verdade somente possuem o lugar comum da corrupção, da mentira e da indolência.


    Carlos Eduardo De Freitas

    2022-05-14 21:43:04

    Artigo inspirador! Polarização Bolsonaro/Lula e seus desdobramentos são sintomas de doença mais profunda do organismo social.De certo com origem na estagnação decorrente da CF/88, que implicitamente exigiu geração de excedente de recursos acima do potencial da economia brasileira. É preciso,então, mudar a constituição. A "agenda de reformas" caça culpados ,e pune "privilégios", mas jamais tocou no fundo da questão: a inviabilidade econômica intrínseca da Carta de 88. A Polarização é inevitável.



    Notícias relacionadas

    Militares levam a Trump opções de ação contra Venezuela

    Militares levam a Trump opções de ação contra Venezuela

    Redação Crusoé
    13.11.2025 18:53 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Barroso agora já pode falar o que quiser, menos nos EUA

    Barroso agora já pode falar o que quiser, menos nos EUA

    Redação Crusoé
    13.11.2025 15:27 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    74% dos brasileiros não acreditam em fundo para florestas

    74% dos brasileiros não acreditam em fundo para florestas

    Redação Crusoé
    13.11.2025 11:38 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    “Lula é uma estátua política que o povo não quer mais cultuar”

    “Lula é uma estátua política que o povo não quer mais cultuar”

    Redação Crusoé
    13.11.2025 09:49 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso