Governo do Estado de São Paulo

O jogo de Doria e o governismo tucano

15.02.21 07:14

A crise provocada por João Doria (foto) dentro do PSDB durante a semana expôs não apenas a falta de habilidade política do governador paulista para tentar assumir o controle de seu partido como a dificuldade de conter o adesismo de parlamentares tucanos ao governo de Jair Bolsonaro, que ficou evidenciado no apoio da maioria da bancada à eleição do presidente da Câmara, Arthur Lira.

Quem testemunhou toda a desarticulação de camarote relata que Doria “errou a mão” ao tentar criar um atalho para virar o presidente nacional do PSDB ainda neste ano e provocar novamente o debate em torno da expulsão do deputado Aécio Neves, visto pelo governador paulista como um obstáculo para seu projeto de concorrer à presidência da República em 2022.

O pano de fundo de toda a crise tucana está nas eleições do ano que vem. Além de viabilizar seu nome como uma alternativa competitiva na corrida ao Planalto, Doria quer demonstrar que lidera a frente de centro contra Bolsonaro. Mas isso ele ainda não conseguiu fazer nem dentro do PSDB. Há parlamentares tucanos, como o senador Roberto Rocha, do Maranhão, que não disfarça seu bolsonarismo nem nas redes sociais.

Foi isso que Doria ouviu do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia quando o convidou para se filiar ao PSDB, depois do racha no DEM por causa da decisão do presidente da legenda, ACM Neto, em liberar a bancada para votar no aliado de Bolsonaro para o comando da casa no inicio do mês — o caminho natural seria  fechar questão em torno da candidatura de Baleia Rossi, do MDB, apoiado por Maia e Doria.

Segundo dirigentes tucanos, foi no ímpeto de mostrar que o PSDB é diferente do DEM na oposição a Bolsonaro que Doria se equivocou, ao tentar assumir o comando do partido no lugar de Bruno Araújo. O atual presidente tucano chegou ao comando da legenda em 2019 com o apoio do governador paulista, mas não estaria cumprindo o combinado com Doria, que era “tirar o PSDB de cima do muro”.

Como se viu, o tiro de Doria saiu pela culatra. Com o apoio de todos os diretórios estaduais, Bruno Araújo teve seu mandato na presidência do PSDB prorrogado por mais um ano. E o governador paulista ainda ganhou um adversário interno na disputa para saber quem será o candidato tucano ao Planalto em 2022, o governador gaúcho Eduardo Leite. Hoje, segundo fontes do partido, ele somaria mais apoio interno do que Doria, incluindo o de Aécio Neves, que já pediu prévias para definir quem será o candidato da sigla ao Planalto.

Em meio ao racha no ninho tucano, aliados de Doria disseram que não descartam mais a saída dele do PSDB. Um dos possíveis destinos apontados é o MDB de Michel Temer, que costuma viver do adesismo ao governo de plantão. Ao menos publicamente, o governador paulista nega que a mudança de partido esteja nos planos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Dória sempre será lembrado que abandonou a Prefeitura de São Paulo no meio do mandato, apesar da promessa em contrário, registrado em cartório! Em outras palavras, a palavra do Dória não vale nada!

  2. Eu gostaria de saber qual interesse de Crusoe/Antagonista foi contrariado pelo gov Dória. Qual a acusação contra ele? Srs, ele venceu a eleição para a prefeitura no 1o turno, conquistou o governo e colocou o vice na prefeitura e mesmo assim querem fazer entender que a população de SP está toda contra ele. É brincadeira! Que petistas, bolsonaristas e francistas sejam 100% contra ele é fácil de entender mas essa campanha da imprensa eu não entendo, além da bizarrice que foi o uso da roupa de gari

  3. Sou do RS, Leite é muito mais equilibrado e capacitado do que Bolsonaro e Doria. Mas seguidamente apresentou propostas para aumento de impostos.

  4. Existiu alguma disputa entre Aécio e Dilma em 2014? Depois que ouvimos a gravação entre Aécio e Joesley, podemos afirmar que não. Aécio é, foi e sempre será um parasita. O fato do PSDB não expulsar esse mafioso do partido, externa que muitos tucanos tem o rabo preso ou comem na mão do deputadozinho. Deve ser o caso do Eduardo Leite. Compara Leite a Doria numa disputa contra Bolsonaro. É claro que o governador do RS não é uma opção séria para a disputa. É como levar para a Copa a seleção olímpica

    1. Muitos corruptos estão fascinados com o Bolsonaro. Afinal, ele se elegeu defendendo a Lava Jato e depois acabou com ela. Com isso demonstrou não ter escrúpulos, característica que político adora. E mesmo assim, mantém uma corja de apoiadores blindados, que não se indignam com nada. Agora que o MECANISMO teve um upgrade, muitos políticos estão mais interessados em correr para garantir o seu quinhão no butim. Com o Brasil quebrado, vai ser uma corrida de velocidade.

  5. Esse adesismo sempre vai existir. Os políticos "cara de paus" sempre vai estar do lado que jorra dinheiro. Seria isso compra de consciência? Eu respondo que sim.

  6. Doria com pouco tempo na politica é o melhor nome para o psdb. aderir a bolsonaro, esses parlamentares deveriam ser expulsos do partido e criarem vergonha na cara.

  7. Doria é um obcecado pelo poder. Não tem limites, e sua hipocrisia e cinismo são doentios. O “Dr. Vida” ( ridículo ! ) gosta mesmo é de Miami. Esse não me engana mais !

  8. Não dá pra entender a demonização que a mídia (incluindo o Antagonista) faz de Doria, o único que faz alguma oposição ao genocida que ocupa o Planalto e o mais capaz de salvar esse país do buraco. DORIA 2022!

    1. O doria é um Crápula, assim como o seu mentor fhc, são traíras, bandidos....simples assim!!!

  9. O PSDB é um partido constituído por alguns políticos muito bons, que poderia ter se tornado uma legenda respeitável, se tivesse abraçado uma ideologia, princípios e valores. Infelizmente, sempre fez alianças espúrias e de conveniência... Agora, o MDB só tem a escória do fisiologismo! Se o Dória for pra lá, será seu melancólico fim político...

    1. PSDB e MDB são farinha do mesmo saco, bem como o DEM.

    1. Jose, trabalhando direto até no carnaval? Você deve estar exausta. Relaxa, peça pro patrão uns dias de folga, nem que ele desconte das tuas férias.

    2. Viva Bozo 2022. Ele já está eleito como madrinha da bateria da escola de samba da Papuda. Rebolem Bozistas, rebolem. Este é o momento de rebolar sobre o leite condensado que vocês gostam tanto. Bozistas são seres bestiais, delinquentes e genocidas!

    3. Deus nos livre ! Nem um muito menos esse q ta aí ! Sai capeta

  10. Aecio é símbolo da Lava Jato. Pedir a cabeça dele no momento em que o mundo político se une contra Moro e LJ, até poderia ser bem visto pelo eleitorado (embora tardio), mas definitivamente não é bem visto pelos políticos de todas colorações e os de toga.

  11. não se faz política com arrogância e prepotência, esse é um mal do qual todos partilham mas há que se saber a hora de falar, de ouvir e de calar.

    1. O Gov.Doria, tem toda a razão de tentar excluir o Dep.Aécio, o currículo não é nada bom ?? Mas, mas em política nem sempre o mais certo e convincente, sempre tem água embaixo da ponte.

    2. O Dória é o melhor nome para desbancar o bolsonazismo. Trabalhador, honesto, competente etc....

    3. Jose deve ter pedido algum cargo pro Bozo que mandou ele tomar no leite condensado... Qualquer assunto;guerra ,religião,futebol,carnaval etc. tudo é culpa do Bozo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO