O gabinete paralelo na Cúpula da Amazônia
O ministro paralelo das Relações Exteriores, Celso Amorim, está presente na Cúpula da Amazônia. Omitido pelos cortes da transmissão da EBC, ele está sentado ao lado esquerdo da titular dos Povos Originários, Sônia Guajajara (PSOL), no canto da mesa. Oficialmente, Amorim exerce o cargo de assessor especial, mas ele tem liderado comitivas e viagens extra...
O ministro paralelo das Relações Exteriores, Celso Amorim, está presente na Cúpula da Amazônia.
Omitido pelos cortes da transmissão da EBC, ele está sentado ao lado esquerdo da titular dos Povos Originários, Sônia Guajajara (PSOL), no canto da mesa.
Oficialmente, Amorim exerce o cargo de assessor especial, mas ele tem liderado comitivas e viagens extra oficiais com o objetivo de fortalecer alianças comprometedoras de Lula.
No início de março, por exemplo, ele se reuniu com Nicolás Maduro em Caracas. O Itamaraty reconheceu a visita apenas quatro meses depois, apesar do regime chavista tê-la divulgado na época.
Amorim também se encontrou com o autocrata da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou em abril. Essa reunião foi divulgada apenas em junho.
A conversa foi em caráter cordial, mas Putin não deu qualquer tipo de indicativo de que haveria um acordo de paz com a Ucrânia. A conversa durou aproximadamente uma hora.
O ministro paralelo também passou pela Ucrânia, mas não se reuniu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Apesar de passar por Bucha, palco de um massacre, Amorim afirmou que “não dá para tirar conclusões totalmente” do episódio.
Aos 81 anos, e com gabinete no Palácio do Planalto, é Amorim que faz a cabeça de Lula para seguir fielmente a cartilha petista na diplomacia.
O secretismo é intencional, para não despertar rejeição dentro do Brasil.
O chanceler de ofício, Mauro Vieira (ao lado direito de Lula), é o ministro de Relações Exteriores, que cuida das questões comezinhas do Itamaraty. Não decide nada, mas é um dileto cumpridor de ordens.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Peter
2023-08-09 04:04:08Tudo pelo poooovo!
Odete6
2023-08-09 00:33:37Um ""demente senil"" ""orientando"" o ""outro demente senil"", um terceiro "" mero moleque de recados"" ocupando função de ""péssimas relações exteriores""..... e os contribuintes pagando uma fortuna para 3 esclerosados canalhas desmoralizá-los, humilhá-los e denegrí-los planeta afora. Caso os deuses existam, todos eles definitivamente odeiam o BRASIL!!!!!!
Juerg
2023-08-08 20:59:41O “ministro paralelo”, Cínico Amorim representa simbolicamente o atraso desse governo! Essas figuras são tão ultrapassadas que nem mais servem para ser colocadas em museus!
Sônia Adonis Fioravanti
2023-08-08 13:29:14Amorim mais um 🐀trabalhando com ditadores e assa SSINOS .ATÉ QUANDO O PT VAI TABALHAR COMO CABO ELEITORAL DE BOZO ?