O contrato milionário do 'avião do Zé Gotinha'
As trapalhadas do governo federal na negociação para a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford fabricadas pelo laboratório indiano Serum seguem reverberando em Brasília. Sabe-se agora que, para fretar o avião da Azul que decolaria rumo à Índia em janeiro para buscar os imunizantes, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e...
As trapalhadas do governo federal na negociação para a importação de 2 milhões de doses da vacina de Oxford fabricadas pelo laboratório indiano Serum seguem reverberando em Brasília.
Sabe-se agora que, para fretar o avião da Azul que decolaria rumo à Índia em janeiro para buscar os imunizantes, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde, a Fiotec, vinculada à Fiocruz, fechou um contrato no valor de 2,4 milhões de reais.
Devido aos erros do governo na negociação com o país asiático, a aeronave jamais partiu rumo ao destino final.
A excessiva publicidade dada pelo Ministério da Saúde à viagem foi um dos fatores que jogaram contra as tratativas. A aeronave da Azul chegou a ser adesivada com a imagem do Zé Gotinha (foto), símbolo das campanhas brasileiras de imunização. A propaganda incomodou o governo indiano, porque a exportação da vacina no momento em que país começava a imunizar sua população poderia ser motivo de críticas e desgaste.
Após a polêmica com os indianos e o atraso na remessa das doses, o Itamaraty sugeriu a contratação de um voo comercial, ao custo de 55 mil dólares. Dias depois, a chegada das doses da vacina em Guarulhos, transportadas em um avião da Emirates, foi acompanhada pelos então ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
O custo da contratação da aeronave da Azul consta de ofício enviado pelo Ministério da Saúde ao deputado Alexandre Padilha, do PT de São Paulo, em resposta a um requerimento de informações.
Crusoé questionou a Fiocruz sobre a contratação. A fundação confirmou que "a Fiotec contratou e realizou o pagamento da empresa de agenciamento de cargas DMS para o fretamento e transporte da vacina". Indagada se houve estorno da cifra milionária, uma vez que o voo foi cancelado, o órgão não respondeu.
Na ocasião, o Ministério da Saúde informou que a aeronave da Azul, que estava parada, seria usada para levar cilindros de oxigênio de Campinas, em São Paulo, para Manaus, no Amazonas, para debelar a crise no sistema de saúde, que chegou ao colapso diante do agravamento da pandemia. A pasta não esclareceu, porém, se houve a assinatura de um novo contrato.
Na Justiça, uma ação popular pede a apuração e o ressarcimento dos custos do fretamento da aeronave da Azul para transportar os imunizantes do país asiático para o Brasil. A Fiocruz manifestou-se no processo em fevereiro, e afirmou que não tinha conhecimento sobre eventual autorização para que a aeronave fosse utilizada no transporte de oxigênio para o Amazonas.
“Cabe informar que a Fiocruz, assim como o operador logístico contratado pela Fiotec (DMS Logística), não têm conhecimento sobre quaisquer instrumentos autorizativos para a utilização da aeronave e a realização dos trechos SP x PE x Amazonas (transporte de oxigênio) no período citado na inicial (16.01.2021)", disse a fundação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Amaury
2021-04-03 22:32:10O avião jamais decolou mas o dinheiro voou.
JOAO
2021-04-03 17:54:30Eu sempre acreditei, eles são uns "jênios" (sic)
Menos 🐄 Mais 🇧🇷
2021-04-03 17:05:39E mais uma prova que não ha qualquer responsabilidade ou cuidado na hora de gastar o nosso dinheiro (contribuinte) , cade esse tal de TCU e todos esses órgãos de fiscalização que nunca pegaram mensalão, petrólao, covidao, castelo de areia e etc. Na verdade o MPF e a PF tem que investigar TCU e todos esses órgãos, com certeza esta tudo aparelhado com indicações politicas de décadas. Ou seja, sera que tem raposas cuidando dos galinheiros? vamos investigar tudo 🕵🏻♂️💰🚔👮🏽♀️ e acabar com isso
Wilton
2021-04-03 15:39:33O dinheiro, com certeza, acabou nas mãos de um vigarista, seja do governo, seja do centrão.
Sonia
2021-04-03 14:59:40Lendo as ultimas noticias aqui na Crusoé tenho a nítida a impressão que a era PT não acabou, tudo igualzinho como antes. Será que eu sonhei que fomos às ruas e fizemos o impeachment da Dilma ,que houve uma Lava-Jato e um Sérgio Moro que combatiam a corrupção e que Lula foi pra cadeia? Ou era um filme que eu estava assistindo e alguém apertou a tecla de de retrocesso enquanto fui ao banheiro?
Pedro
2021-04-03 12:27:24O desgoverno Bolsonaro é um Manicômio.
MENEZES88
2021-04-03 11:55:30A CORRUPÇÃO NUNCA ACABOU.🚔⚔🗡☠
ANTONIO
2021-04-03 09:49:14Irresponsabilidade e vergonha. Por menos q isso outros governos caíram. Moro 22!
Bartolomeu
2021-04-03 09:37:37Por isso querem desfigurar a lei de Improbidade administrativa. Numa dessas jogariam essa canalhice como “culposa” e ficaria por isso mesmo. Bandidos esquerdopatas e bozopatas!!!
Vera
2021-04-03 09:20:20Muito boa matéria. Pena que sejam olhos SÓ para o governo ! As barbaridades da esquerdopata fica sem um holofote! Isso pode !