'O certo é tirar de circulação': a imprensa e o sonho dourado de Bolsonaro
Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, durante uma live, que "o certo" seria tirar de circulação veículos de imprensa. Em seguida, como se essa fosse uma prerrogativa ao alcance do presidente da República, declarou que não adota a medida por ser "um democrata". "O certo é tirar de circulação — não vou fazer isso porque eu...

Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, durante uma live, que "o certo" seria tirar de circulação veículos de imprensa. Em seguida, como se essa fosse uma prerrogativa ao alcance do presidente da República, declarou que não adota a medida por ser "um democrata".
"O certo é tirar de circulação — não vou fazer isso porque eu sou um democrata — o Globo, a Folha de São Paulo, o Estadão, o Antagonista... que são fábricas de fake news. Agora, deixa o povo se libertar. Logicamente que, se alguém extrapolar em alguma coisa, tem a Justiça para recorrer", disse, a partir de Santa Catarina, onde circulou pela praia sem máscara.
O jornalista Mario Sabino, publisher de Crusoé, escreveu sobre a declaração do presidente em O Antagonista. "Jair Bolsonaro é um fanfarrão porque acha que pode 'tirar de circulação' veículos de imprensa, e afirma que só não o faz porque é 'um democrata'. Não pode, não. A liberdade de imprensa é garantia constitucional, não é um favor de 'um democrata' como Bolsonaro. Quem tira jornal de circulação é o leitor, quando deixa de comprá-lo. O que Bolsonaro pode fazer é estimular os seus partidários a deixar de comprar jornais que mostram as mazelas do seu governo ou criticam a sua psicopatia — e passar a consumir, no lugar de notícias, o lixo produzido pelos veículos chapa branca que recebem dinheiro governamental. Há quem caia no engodo em curso diariamente", afirma Sabino no texto.
"Bolsonaro também pode intimidar anunciantes para asfixiar a imprensa, prática da qual já é useiro e vezeiro, em lição aprendida com aquele outro ás da democracia, o senhor Luiz Inácio Lula da Silva. E pressionar emissoras do interior, mais suscetíveis às chantagens do poder, a não transmitir mais a programação de quem lhe é crítico. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a Rádio Educadora, de Uberlândia, que transmitia os programas Papo Antagonista, Reunião de Pauta e Boletim A+. Os diretores da emissora afirmaram ter recebido 'ordens de cima' para tirar os programas do ar", prossegue.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy
2021-02-17 11:30:19O PR não precisava ter dito. Certos setores da grande imprensa "estão saindo" voluntariamente de circulação...
Nelson
2021-02-17 04:08:59Vou mudar o trocadilho: Enquanto os caixões (dos vindouros 300 mil brasileiros de Esparta mortos ) passam, o gado muge . Aos que querem jornalismo de verdade: Crusué e O Antagonista e também outros veículos, isentos de dinheiro nas cuecas,leitura de verdadeiro jornalismo, ora prazerosa ou de indignação para se informar,refletir e se posicionar. #Moro2022 é a salvação.
Reca
2021-02-16 23:53:15O CERTO é trancar esse sujeito em Bangu 8.
ZILDA
2021-02-16 20:17:02Trevas esse homem!
Neto
2021-02-16 19:28:07Bolzonaro FDP
Fernando
2021-02-16 18:44:59O perigo é que o cara acha que pode tudo e os bolsominions acreditam nisto.
Heloisa
2021-02-16 17:42:57Fanfarrão, Genocida e Sociopata as três principais “qualidades” do BolsoNero. Fisicamente é violento, falta-lhe ética,lógica,equilíbrio e tem uma imensa barriga d’água...
Renata
2021-02-16 17:15:46Bolsonarismo = Petismo
Marc
2021-02-16 16:05:28Quantos crimes q o genocida já cometeu e que conforme a constituição já deveriam tê-lo impichado e nada acontece????Ele está conseguindo realizar todas as maldades q deseja. Não duvido q consiga mesmo calar a imprensa.Precisamos vacinas e ele providência armas e munição.Tá pior que na ditadura.Os poderes corrompidos e bandidos protegendo bandidos estamos fu...
Fernando
2021-02-16 16:03:48Tem que ser muito burro, ignorante e de má fé para achar que Crusoé espalha fakes como dizem alguns por aqui. Será que não possuem um mínimo de dissentimento para aceitar ideias que se apoiam na realidade?