O boxeador Macron e a política da virilidade
A fotógrafa Soazig de la Moissonnière, que trabalha para o presidente da França Emmanuel Macron (foto), publicou na rede social Instagram duas imagens com seu chefe treinando boxe. As fotos rapidamente geraram reação das feministas francesas e especulações de que tudo não passaria de uma tentativa de se comparar com o ditador russo Vladimir Putin,...
A fotógrafa Soazig de la Moissonnière, que trabalha para o presidente da França Emmanuel Macron (foto), publicou na rede social Instagram duas imagens com seu chefe treinando boxe. As fotos rapidamente geraram reação das feministas francesas e especulações de que tudo não passaria de uma tentativa de se comparar com o ditador russo Vladimir Putin, que têm o costume de posar para imagens sem camisa enquanto pesca ou anda de cavalo.
Macron treina boxe duas vezes por semana por 45 minutos há alguns anos. Soazig costumeiramente publica imagens dele em situações triviais, brincando com cachorros ou tomando café, tentando mostrar um lado mais humano. Mas o estilo de Soazig foge das fotos noticiosas de política e descamba para uma certa adoração da figura do presidente que quer se mostrar dinâmico e jovial. Macron tem 46 anos, o que para chefes de governo é pouco.
A deputada francesa Sandrine Rousseau escreveu no X: "Esses códigos de virilidade estão sendo usados ao ponto da overdose. Que miséria da política. Que derrota para o progressismo. E que pobreza de comunicação política". O editor de política do jornal Libération afirmou: "Divulgar essa foto num estilo virilista e de tendência neopopulista, enquanto o presidente parece cada vez mais belicista, é bastante desanimador". Nas últimas semanas, Macron tem falado bastante de enviar soldados ocidentais e franceses para lutar na Ucrânia.
Os códigos de virilidade
Políticos homens frequentemente buscam se mostrar como joviais, atletas, musculosos e viris. Isso acontece não apenas com Macron e Putin, mas também com Jair Bolsonaro e Lula.
Em 2021, Lula postou uma imagem treinando boxe, assim como Macron (abaixo). Ele também já publicou vídeos na academia de ginástica e uma foto de sunga ao lado de Janja. "Com energia de 30 anos e tesão de 20 anos”, dizia Lula, na época.
Bolsonaro já publicou nas redes sociais uma montagem em que aparecia com o corpo de um fisiculturista, uma sunga verde e o seu número 22. Quando era presidente, ele tinha o costume de se exibir fazendo flexões. Como nunca fez o exercício direito, seus movimentos ficaram conhecidos como "flexões de pescoço". Ele também se dizia “imbrochável, incomível e imorrível”. Durante uma celebração oficial, quando era presidente, afirmou ter dado um “bom dia muito especial” para a primeira-dama Michelle Bolsonaro naquela manhã.
Mensagens políticas
Sinalizações de virilidade devem ser vistas, acima de tudo, como estratégias políticas. Afinal, o papel que a masculinidade pode exercer nas eleições é conhecido de longa data e já foi usado por diversos políticos. O fascista italiano Benito Mussolini é um dos que mais empregavam essa tática. A partir de 1922, a imprensa que ele controlava direta e indiretamente passou a retratá-lo não apenas como um líder talentoso, mas também como um homem poderoso.
Leia também em Crusoé: O tesão da política
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2024-03-22 17:31:12Macron está fazendo tudo para seguir como um influente ator político após encerrar seu último mandato presidencial.