A ofensiva de Randolfe e o bate-boca com Marcos Rogério
Não é de hoje que a CPI da Covid diverge sobre a convocação de governadores. Desde a instalação da comissão, existe dúvida entre os parlamentares a respeito da constitucionalidade do chamado à comissão de chefes dos poderes Executivo e Judiciário, mesmo na condição de testemunhas. Apesar da incerteza, a tropa de choque de Jair Bolsonaro...
Não é de hoje que a CPI da Covid diverge sobre a convocação de governadores. Desde a instalação da comissão, existe dúvida entre os parlamentares a respeito da constitucionalidade do chamado à comissão de chefes dos poderes Executivo e Judiciário, mesmo na condição de testemunhas. Apesar da incerteza, a tropa de choque de Jair Bolsonaro insistiu na convocação dos mandatários estaduais, como estratégia para retirar o Planalto dos holofotes.
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (foto), entende que, no atual contexto, a convocação é vedada pela Constituição Federal e pelo Regimento Interno do Senado. Em sua concepção, porém, ao aprovar o chamado a governadores, o Senado abriu brecha para que o mesmo ocorra com o presidente Jair Bolsonaro.
Nesta quarta-feira, 26, Randolfe citou o artigo 2º da Constituição Federal, que estabelece que "são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário". Mencionou, ainda, o artigo 50ª, que permite a convocação de ministro de estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações.
Em outro trecho do pronunciamento, fez referência ao artigo 147 do Regimento Interno do Senado, que diz que "não se admitirá CPI sobre matérias pertinentes à Câmara dos Deputados, às atribuições do poder Judiciário e aos estados".
"Acredito que estamos abrindo um precedente. Se abrirmos um precedente, que o seja para todos. É nestes termos que apresentamos este requerimento [do presidente Jair Bolsonaro]", argumentou.
A ofensiva de Randolfe provocou um bate-boca com o senador Marcos Rogério, da base do Planalto, que classificou a convocação de Bolsonaro como uma "piada". "É uma afronta total à separação dos Poderes".
O vice-presidente da CPI reclamou da postura do colega e afirmou que a defesa "ensandecida de Bolsonaro" havia o deixado cego. Em tom de provocação, Randolfe afirmou ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, que Marcos Rogério queria seu lugar e "algum ministério". "Acho que ele está morando no Palácio da Alvorada, num quarto contíguo", emendou.
Marcos Rogério retrucou: "Não vou falar das suas práticas no Amapá". Randolfe, então, declarou que "quem é acostumado com negociata, conchavo, em Rondônia", era o senador alinhado ao Planalto. O tempo fechou na CPI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
João
2021-05-27 15:19:51Quem será o mais "honesto " ,o de Rondônia ou do Amapá? Randolfe é conhecido como "Garoto do Rio" Jari,.....
João
2021-05-27 11:59:31o inteligentissimo senador Marcos Rogerio está na CPI, para defender o grosseiro e negacionista Bolsonaro. E, pouco se importa com a perda de vidas humanas.
SAID
2021-05-26 23:34:21O senador Randolfe não pode ser menosprezado. O que ele aguenta sorrindo a gente não aguenta chorando !
Roberto
2021-05-26 23:18:32RC e RR disputando quem aparece mais.
Claudio
2021-05-26 18:04:33A bichinha ficou nervosinha.
Francisco
2021-05-26 17:37:34Vamos aos fatos. Bolsonaro é um louco, infame. Vai perder a eleição no primeiro turno. Depois, cadeia
Marcos
2021-05-26 14:51:13Que machão!
PAULO
2021-05-26 14:43:07O Brasil não tem formado grandes atletas ultimamente. Pelo menos na proporção que aparece grandes cretinos. O SAPO general Pazzuelo (tem ou não pescoço?) trabalha, aliás não trabalhou, pois não entende patavina da covid e nem de medicamentos, para tirar o posto de Gilmar Mendes, DE MAIOR CRETINO DO BRASIL. Esse sujeito Marcos Rogério, é só mais um cretino. Defender algo é legítimo, Mas recorrer a desonestidade intelectual é ilegítimo e imoral. E um senador imoral não serve para nada.
FABRÍCIO SANTOS DOS SANTOS
2021-05-26 14:28:50Estamos em boas mãos...kkk. Só bandido!!! Onde chegamos? Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷