O alcance do embargo total de Trump contra a Venezuela
O presidente americano, Donald Trump, decretou na noite da segunda-feira, 5, um embargo total contra a ditadura de Nicolás Maduro (foto) na Venezuela. "Todas as propriedades e interesses em propriedades do governo da Venezuela que estão nos Estados Unidos estão bloqueados e não podem ser transferidos, pagos, exportados, retirados ou de outra forma negociados”, diz o...
O presidente americano, Donald Trump, decretou na noite da segunda-feira, 5, um embargo total contra a ditadura de Nicolás Maduro (foto) na Venezuela.
"Todas as propriedades e interesses em propriedades do governo da Venezuela que estão nos Estados Unidos estão bloqueados e não podem ser transferidos, pagos, exportados, retirados ou de outra forma negociados”, diz o decreto. Com isso, a Venezuela passa a sofrer as mesmas restrições impostas a Cuba, Irã, Coreia do Norte e Síria.
"É uma medida que afeta mais o estado venezuelano. Então existe a possibilidade de que as empresas venezuelanas privadas, que hoje estão muito empobrecidas, possam fazer negócio de uma maneira ou de outra", diz o economista venezuelano Óscar Torrealba, da consultoria Opuntia, em Caracas.
O decreto dessa segunda não deve ser tão severo quanto as sanções americanas anunciadas do final de janeiro, que proibiram os venezuelanos de vender petróleo e derivados. "Desde fevereiro, a situação tornou-se muito grave. Congelar os bens do estado não mudará muito nossa realidade atual", diz Torrealba.
A ordem de Trump não proíbe a entrada da ajuda humanitária, de alimentos e remédios. "Muitos dos produtos que hoje são comercializados no mercado venezuelano chegam da Colômbia e do Brasil. Isso provavelmente será mantido", diz o economista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
GIGI
2019-08-07 11:17:50Já que a Venezuela é comunista confessa e amiguinha da Rússia e China, porque não recebe a ajuda desses países para sobreviver? Pelo visto, os grandes não ajudam os mais fracos, só sugam. Daí, porque os países que não são comunistas tem que apoiá-los? Externamente o comunismo age como internamente .
Mari-cps
2019-08-06 23:56:52Toda vez que leio matéria sobre a Venezuela, me remeto as privatizações de ferrovias aos Russos e China, cujo o patrão é o governo. "Confiança zero"
GILMAR
2019-08-06 20:46:32De nada servem estas sanções, pura perda de tempo, os únicos prejudicados é a população, pois com a quadrilha que tomou o poder, nada muda. A única forma de mudar isto é com uma invasão de força estrangeira, coisa que hoje em dia é muito difícil de acontecer.
Quiet
2019-08-06 20:26:28O governo brasileiro sempre apoiou pesadamente esse e outros ditadores. Ainda bem que isso mudou!!
Lucia
2019-08-06 18:14:26Mataram os irmãos Kennedy , Lenon, Bin Laden, entre outros. Vão deixar Maduro morrer de velho ? Pobre Venezuela.
Rômulo
2019-08-06 17:06:04🇧🇷 O que tem que ser feito ninguém faz. 🇧🇷 Deixar aberto um campo de concentração onde milhões morrem de fome e cruel desumano. 🇧🇷Entrar com exércitos e não deixar um comunista ☭ vivo.
Joao Fenoglio
2019-08-06 17:02:24E nossos governos anteriores fizeram tudo por esse governo sanguinario. Da-lle greisi, dirma, lula & manuela. Povo imundo.
Marcos
2019-08-06 16:51:57Que foto ridícula! O criminoso cercado por generais armados como se estivessem num campo de batalha. Covardes que só sabem matar os próprios cidadãos.
Sandro
2019-08-06 16:32:50Fico com pena do povo Venezuelano. Mas não tem jeito, pra tirar o cretino do poder vale tudo. Até porque sofrer o povo já está sofrendo, passando até fome.
Rodrigo
2019-08-06 16:12:47Mais pressao sobre Rússia e China.