Reprodução/redes sociais

O alcance do embargo total de Trump contra a Venezuela

06.08.19 15:49

O presidente americano, Donald Trump, decretou na noite da segunda-feira, 5, um embargo total contra a ditadura de Nicolás Maduro (foto) na Venezuela.

“Todas as propriedades e interesses em propriedades do governo da Venezuela que estão nos Estados Unidos estão bloqueados e não podem ser transferidos, pagos, exportados, retirados ou de outra forma negociados”, diz o decreto. Com isso, a Venezuela passa a sofrer as mesmas restrições impostas a Cuba, Irã, Coreia do Norte e Síria.

“É uma medida que afeta mais o estado venezuelano. Então existe a possibilidade de que as empresas venezuelanas privadas, que hoje estão muito empobrecidas, possam fazer negócio de uma maneira ou de outra”, diz o economista venezuelano Óscar Torrealba, da consultoria Opuntia, em Caracas.

O decreto dessa segunda não deve ser tão severo quanto as sanções americanas anunciadas do final de janeiro, que proibiram os venezuelanos de vender petróleo e derivados. “Desde fevereiro, a situação tornou-se muito grave. Congelar os bens do estado não mudará muito nossa realidade atual”, diz Torrealba.

A ordem de Trump não proíbe a entrada da ajuda humanitária, de alimentos e remédios. “Muitos dos produtos que hoje são comercializados no mercado venezuelano chegam da Colômbia e do Brasil. Isso provavelmente será mantido”, diz o economista.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já que a Venezuela é comunista confessa e amiguinha da Rússia e China, porque não recebe a ajuda desses países para sobreviver? Pelo visto, os grandes não ajudam os mais fracos, só sugam. Daí, porque os países que não são comunistas tem que apoiá-los? Externamente o comunismo age como internamente .

    1. Os amigos comunistas da Venezuela são "amigos da onça" e nada fazem pelos seus maiores cúmplices !

  2. Toda vez que leio matéria sobre a Venezuela, me remeto as privatizações de ferrovias aos Russos e China, cujo o patrão é o governo. "Confiança zero"

  3. De nada servem estas sanções, pura perda de tempo, os únicos prejudicados é a população, pois com a quadrilha que tomou o poder, nada muda. A única forma de mudar isto é com uma invasão de força estrangeira, coisa que hoje em dia é muito difícil de acontecer.

    1. Fidel morreu de velho... E transformou Cuba, que era um inferno, no atual “paraíso”. Gostaria de conhecer um só país no qual o comunismo deu certo...

    2. É que ele é de ESQUERDA né, nāo Pode mexer se nāo o Pessoal dos Direitos Humanos chora

  4. 🇧🇷 O que tem que ser feito ninguém faz. 🇧🇷 Deixar aberto um campo de concentração onde milhões morrem de fome e cruel desumano. 🇧🇷Entrar com exércitos e não deixar um comunista ☭ vivo.

  5. E nossos governos anteriores fizeram tudo por esse governo sanguinario. Da-lle greisi, dirma, lula & manuela. Povo imundo.

    1. Pois é! Estes canalhas são genocidas. Não é a toa que são cúmplices dos 100 milhões de assassinatos do comunismo, seus comparsas, no mundo inteiro. Assassinos genocidas, psicopatas!

  6. Que foto ridícula! O criminoso cercado por generais armados como se estivessem num campo de batalha. Covardes que só sabem matar os próprios cidadãos.

  7. Fico com pena do povo Venezuelano. Mas não tem jeito, pra tirar o cretino do poder vale tudo. Até porque sofrer o povo já está sofrendo, passando até fome.

Mais notícias
Assine agora
TOPO