O abuso de freiras e o desequilíbrio de poder na Igreja
No início do mês de fevereiro, pela primeira vez, o papa Francisco admitiu que dentro da Igreja Católica há casos de padres e bispos que abusam sexualmente de freiras. "Foi um reconhecimento tardio, mas pelo menos esse assunto está saindo da escuridão", diz a americana Mary Dispenza, que foi freira por quinze anos e sofreu...

No início do mês de fevereiro, pela primeira vez, o papa Francisco admitiu que dentro da Igreja Católica há casos de padres e bispos que abusam sexualmente de freiras.
"Foi um reconhecimento tardio, mas pelo menos esse assunto está saindo da escuridão", diz a americana Mary Dispenza, que foi freira por quinze anos e sofreu abusos dentro da instituição desde os 7 anos de idade. Mary, que vive em Seattle, lidera a ONG Rede de Sobreviventes dos que foram Abusados por Padres (Snap, na sigla em inglês).
Segundo ela, os casos geralmente acontecem porque há um desequilíbrio de poder. "Os padres desde cedo aprendem que eles são parecidos com Deus e estão acima das freiras. São melhores que elas e podem pedir o que quiserem", diz Mary. Outro fato que ajuda a explicar os abusos é a cultura de secretismo e acobertamento dentro da instituição, que leva os padres a protegerem seus colegas.
O voto de castidade das freiras também as deixa mais expostas. "Ao proclamar o voto, elas se comprometem a não se engajar em relações sexuais. Os padres então usam isso para se aproveitar da fragilidade delas", diz Mary.
Mary conta ainda que são comuns casos de freiras mais novas que são abusadas pelas superioras. Nesses casos, a hierarquia rígida de poder na instituição impede que as mais jovens prestem queixa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cirval
2019-02-19 19:22:54E nas igrejas, desde criança já ouvia que padres de aproveitavam dos coroinhas. Hoje já existem marmanjos ajudando os padres nas missas, mas antigamente eram só crianças.
Henrique
2019-02-19 11:39:31Quer dizer então que dentro do convento tem prática de lesbianismo?
Walter
2019-02-19 08:32:26Libera o casamento de padres e freiras e que cada um more com sua família!
Nicolau
2019-02-19 07:52:00Sou católico mas hoje em dia para ir a missa voce tem que ir com uma mão na bu@nda por se não ja era
Ernani
2019-02-18 20:47:09QUAL UM SÍNODO PARA TRATAR DO SEXO NAS VIDA DOS PADRES, MONGES E FREIRAS EM VEZ DE TRATAREM DA AMAZÔNIA. TENHO NOJO DA IGREJA CATÓLICA... RESPEITO OS CATÓLICOS, MAS A IGREJA E VERGONHOSA.... NÃO ESQUECER QUE PARA CONSTRUIR A BASÍLICA DE S. PEDRO USARAM PARTE DO COLISEO E QUE SE VENDIAM AS INDULGÊNCIAS. AS IGREJAS ESTÃO VAZIAS, SÓ VELHOS FREQUENTAM... E ESSE PAPA AINDA DIZ QUE DEUS CONVERSA COM ELE. CASO DE PSIQUIATRIA...
Protestante
2019-02-18 18:10:39E vai aqui uma profecia: o próximo Papa será o Cardeal Pietro Parolin, o atual Secretário de Estado do Vaticano, um italiano. A tradição conservadora voltará àquela instituição. Nada de papas moderninhos da América Latina, África, Ásia. Linha dura.
Everton
2019-02-18 17:22:04Interessante o número de comentários de pessoas que nem de longe conhecem a doutrina católica e a criticam com todas as forças aqui nos comentários. Obviamente sou contra qualquer abuso e a favor de toda a punição.Mas chama-me a atenção mais um 'ataque' à igreja justamente após um presidente ter sido eleito defendendo os valores conservadores, incluindo a doutrina judaico-cristã. Vamos prestar atenção às entrelinhas dessas reportagens.
Luiz
2019-02-18 15:59:32Como se diz na gíria, é uma sacanagem franciscana, e o Chico ve tudo mas não faz nada.
Naft
2019-02-18 15:24:20Segundo estudos publicados, 80% dos casos de abusos são contra jovens do sexo masculino. E os predadores são homossexuais. Agora, estão alardeando casos de abusos a freiras. E como pode-se ler, há casos de homossexualismo feminino, além de heterossexuais. Ou seja, como alguns cardeais e bispos da Santa Igreja Católica Apostólica Romana tem denunciado - contrariando o comportamento do papa Francisco - na raiz do problema está a depravação homossexual.
Naft
2019-02-18 15:16:29E esta anta protestante elogia a ação de Francisco, que infelizmente tem contemporizado com esta situação catastrófica e protegidos muitos de seus amigos homossexuais. Só depois de denúncia e de muitas delongas é que reduziu ao extado laico McCarrick, agora ex-padre e ex-cardeal, um dos maiores predadores homossexuais.