Ministério da Economia

Gustavo Montezano é o novo presidente do BNDES

17.06.19 18:39

O economista Gustavo Montezano (foto) será o novo presidente do BNDES, informou no início da noite desta segunda-feira, 17, a líder do governo no Congresso, Joice Hasselmann.

Montezano é atualmente o secretário especial adjunto de Salim Mattar, responsável pela Secretaria Especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia. O economista chegou a ser cotado para o posto antes da nomeação de Joaquim Levy para presidir o banco.

Mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Ibmec do Rio de Janeiro e graduado em Engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia, Montezano foi sócio-diretor do BTG Pactual, onde foi responsável pela área de crédito corporativo e estruturado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aviso a todos. Acabou de chegar e a caixa preta do BNDES já está sendo aberta com informações importantes para a sociedade saber sobre os nossos recursos destinados a paises de administração e governos corruptos em conluio com o PT e seus asseclas.

  2. Depois reclamam das "fritadas" do Bolsonaro. O cara nomeia os figuras para desempenharem atividades de acordo com as diretrizes do governo e na hora "H" resolvem fazer tudo ao contrário.

  3. É simples, se for ruim troca como fizeram com Levy. Tem que abrir logo essa bomba do BNDES URGENTE. Isso é o mais importante.

  4. Parabéns, Ministro Guedes! Ótima escolha! Desejo que ele faça um ótimo trabalho no BNDES , já tão sucateados nos governos anteriores.

  5. Fará bem se realmente reduzir o passivo do BNDES, devolvendo os mais de R$ 260 Bi do Tesouro; se vender todas as ações do BNDES-PAR; e servir ao governo e à sociedade, facilitando o processo de privatizações com auxílio a modelagem, projetos, etc. Tem de reduzir o tamanho e quem sabe, depois de recuperado, se fundir ao BB e CEF, formando um só Banco a ser privatizado.

  6. Montezano é compadre de André Esteves - um dos maiores bandidos de colarinho branco do Brasil. Esse é o currículo do cara. Péssima escolha.

  7. Vamos ver se essa caixa preta será mesmo aberta o que mostrará muitos outros descalabros praticados por antecessosres do Bolsonaro.

  8. PÉSSIMA escolha. Vai ser enoperam golido pelos tubarões do Banco, que participaram dos empréstimos fraudulentos a países amigos do PT. JÁ estou vendo sua demissão breve se não abrir a caixa preta do Banco. Nessa conjuntura o presidente do Banco deveria ser o general Santos Cruz.

  9. Desculpe, mas será que esse menino com pouca experiência de vida e curriculum "light" tem competência suficiente para crackear uma caixa-preta envolvendo a dimensão do maior caso de corrupção da história desse país? Por enquanto estou completamente cético, está parecendo mais uma nomeação daquelas para não dar em nada, ao menos no quesito de passar o BNDES a limpo.

    1. Ou talvez o garoto seja apenas um manípulo para, através dele, viabilizar-se uma atuação mais direta de alguém do governo ou de "alguéns" "extra-governo".

    2. PERFEITO 2 vezes, Catilinário! O BNDES é mesmo um caso de polícia e, o General Santos Cruz colocaria ordem nesse antro tenebroso de corrupção! Coisa para uma turma especial da PF se internar lá dentro durante uns bons meses, estourar geral e depois ser reconstruída por um administrador de têmpera. Muito boa a metáfora do Mário, a do fusível! Com certeza é mesmo o caso e, não parece plausível outra explicação, de tão absurda a tal nomeação.

    3. Então se for isso, teremos de volta a figura da nomeação-fusível. Colocam um fusível de baixa amperagem no quadro para queimar bem rápido quando vier a sobrecarga.... Gostaria de não acreditar nisso....mas enfim....já dizia o velho adágio: "ninguém vai a BSA totalmente bem intencionado assim como ninguém sai de BSA totalmente inocente...."

    4. Pessoal. Acho que abordamos, a partir do Post do Mario, as principais preocupações com esta nomeação. Como disseram aqui, o BNDS tá mais para um caso de polícia do que de administração. O general Santis Cruz, tem um currículo bem interessante para o posto: colocou ordem no Congo. Há muito que o BNDS se tornou um Congo no sistema financeiro.

    5. Mario — Claro que foi intencional. Ninguém em Brasília da ponto sem nó. Operação cobre cobre em ação.

    6. Se for isso mesmo, José, se esse pirralho se meteu em confusão lulista, então não haverá a menor esperança de algum avanço na abertura da caixa-preta.... só ficaria a pergunta diante da colocação da Odete6: seria intencional essa nomeação? ou só mais uma patacoada dos bozos?

    7. Sem contar que trabalhou para o BTG que, segundo a Lava Jato, era o banco de auxílio ao Lula e suas campeãs nacionais. E olha que ele trabalhava justamente na área de crédito corporativo e estruturado. Entenderam o x da questão?

    8. Exatamente, Mário. E o garoto, segundo OAntagonista, tem antecedentes péssimamente recomendáveis!! Claro, só podia ser mais um problema mesmo: "indicação" dos "presidentinhos" patetas 02 e 03!! Um setor tão importante na mão de um moleque!!

    9. Sim Cantilário, e como um colega nesse espaço afirmou, o cargo estaria mais para um General duramente curtido pela vida. A volta da credibilidade do BNDES passa por um trabalho de polícia, não de administração. Tem que promover uma faxina, detectando e expondo os co-responsáveis pelos escandalosos desmandos. Jogo muito duro. Para começar tem que colocar o Coutinho contra a parede e isso é qualquer coisa, menos para principiantes.

    10. Mario. Se ele tiver êxito, será uma grande (e agradável) surpresa. Mas não aposto uma ficha sequer. Uma das razões: não tem poder por si mesmo, devido ao fraco currículo, e certamente é pessoa que vai ser influenciado (senão manipulado e controlado) pelo Secretário de Desestatização (Salim Mattar) que não apresentou até agora qualquer ação substancial: só espuma. E pergunto: e o Salim, empresário do ramo de locadora, recebeu algum empréstimo do BNDS. E amigos seus? É só uma pergunta...

    11. Será Lídia? Se o galinho carijó não acordar toda a matilha de cães do palácio para defendê-lo, vai rapidamente acabar depenado na boca das raposas.

    12. Por ser novo, bem preparado , e que vai ter a coragem que os velhos e raposas não tem. Boa sorte para nós brasileiros.

  10. Rodrigo Maia ficou muito sentido com a saída de Levi, a ponto de fazer publicamente críticas pesada à dedicação do presidente,uma prova clara de que era uns dos poderosos que estão empenhados em manter a caixa preta fechada.podem esperar, será intensificada chantagens e articulações descaradas contra o governo, quanto mais o governo resiste, mais eles se expõe, talvez os inocentes útil possam a ter discernimento deixando de ser papagaio desta oposição de corruptos.

  11. Acho que esse guri não bagos de tamanho suficiente para tamanha façanha! Uma devassa no BNDES envolverá pessoas muito mais poderosas que a Lava Jato condenou. Centenas de mega empresas, dentre elas as de mídia. Pra um piá que fica postando fotinhas em rede social a tarefa é grande demais.

    1. Também me parece. De um lado muita ingenuidade desse "guri" por ter aceito um cargo de alto grau de periculosidade. Por outro lado, assinale-se o baixo rigor dos critérios do RH desse governo. Se é que existe.

  12. Não somos mais aquela republiqueta dominada pela hipocrisia socialista, mergulhada em corrupção, onde se falava em democracia e, na prática, financiava ditaduras.

  13. Espero q desta vez ouviram do convidado que ABRIRÁ A CAIXA PRETA. E logicamente dando -lhe toda a retaguarda e proteção, nos mesmos níveis da logística q é certamente dadas ao presidente e todo o competente ministerio. Afinal o nosso presidente é insaciável quando se trata de promessas de campanha.

  14. Parabéns Crusoé! Li a reportagem da Globo sobre este mesmo assunto. Fazendo um comparativo fico impressionado (mas , já é normal) com o cunho de deboche que a Globo faz a tudo que é relativo ao nosso presidente. Eu disse "nosso presidente" esquerdistas, pois, se o barco afundar morreremos juntos. Entenderam ou precisa desenhar?

  15. Ninguém sentirá falta do Levi e seu apadrinhado petista. Qdo a caixa preta for aberta, haverá choro e ranger de dentes. Mas antes disso, o pacote anti-crime tem que ser aprovado. Remem!!!

  16. Esmiuçar a Caixa Preta do BNDES, para quem está nos governos desde 2000, é muito complicado; começando pelo caso BANESTADO (FHC), que inexplicavelmente parou!!, e daí em diante. É preciso muita isenção e costa larga na retaguarda. Vamos lá Brasil!

    1. É isto, Irany. Como já disse abaixo, estes desmandos no BNDS são mais antigos que o governo do PT. E gente do sistema financeiro (vc lembrou bem do caso Banestado), empresários e políticos estão atravancando a abertura da Caixa Preta. Que pode ser tão destrutiva quanto um Buraco Negro. Deve ter muita falcatrua para ser revelada. E não acredito que este "franguinho novo" na administração (e guiado por outros), vai ter coragem de encarar este angu de caroço.

  17. Pode ser que este tenha a coragem que o Levi não teve. Abrir a caixa preta e desaparelhar o banco são tarefas urgentes que o Levi não cumpriu.

  18. Quando Lula foi eleito pela primeira vez, em 2002, se esperava que já em 2003 se iniciasse uma devassa inclusive sobre privatizações acontecidas no governo FHC. Nada do esperado foi feito e inclusive o restante da historia, nósabemos. Aderiu ao sistema e o aperfeiçoou. Desta vez se espera que o Bolsonaro vá fundo. A idéia que passa, inclusive pelas reações ferozes é que esta tocando fundo nas feridas. E uma, a tal caixa preta, está demorando.

  19. Acredito que o mais esperado pelos brasileiros é a abertura da caixa preta do BNDS. Afinal, queremos saber o tamanho do rombo e as falcatruas do PT. Mas devido a tanta hesitação em revelar esta festança com o dinheiro público, estou achando que não foram só os amigos do PT que se beneficiaram com crédito generosos, mas muitos outros "amigos solidários" do PT e talvez até (quase digo, certamente) de governos anteriores. E o rombo deve ser maior que se possa imaginar. Vai assustar.

    1. O engraçado é ouvir os ex ministros e os analistas políticos entoando o mantra de que não existe caixa preta. guardadas as proporções dá até para lembrar da demissão do bebiano quando os analistas em uníssono saíram em defesa do mesmo.

    2. As "Polonetas" da época da ditadura vai ser coisa de trombadinha.

  20. Currículo curto demais para um presidente de BNDES. Ter BTG no currículo depõe contra. O Guedes não tinha ninguém melhor não? E a pergunta que não quer calar: se Levy era podre, porque Bolsonaro e Guedes o chamaram?

    1. Estêvão e Franklin. Estou mais inclinado a achar que o BNDS não tem uma Caixa Preta. Tem e um Buraco Negro, que pode "vomitar" informações estarrecedoras sobre a política de crédito do banco. E não só sobre os governos do PT. Daí o "lero, lero" para abrir esta Caixa de Pandora.

    2. Meu caro, eu não entendo é por que ele aceitou, sabendo que não ia cumprir o que lhe foi determinado.

    3. Boas considerações e a pergunta ainda mais pertinente. Mas afinal, vai abrir a caixa preta do BNDS ou vai enrolar?

  21. O que queremos é além de uma ótima administração, ver a caixa preta escancarada pra todos nós que pagamos a conta. Boa Bolsonaro, o Joaquim Levy é daqueles que não chove e nem molha. Nem deveria ter sido nomeado no começo, perdemos tempo com ele. Parabéns.

  22. Não era o BTG que era o banco que, segundo a Lava Jato, lavava o dinheiro para o Lularápio? Se for, terei mais uma razão para deste governo. Tudo que fazem sempre volta ao PT. Bozismo = Petismo!

    1. Era o BTG do Esteves. Confirmado. Bozismo = Petismo, até na escolha do banco. Sobre a Julinha, fazer o que? A boneca nasceu para lamber a bota de bandido. Tem gente que nasce com esse fetiche.

    2. Como pode um cara que deve ter um a bolota vermelha no nariz, dado a profissão, chamar as pessoa de Bozo.

  23. Fica esse mimimi de que saiu, que foi demitido, que o presidente isso e aquilo. Saturou! A abertura da Caixa de Pandora do BNDES é pra ontem! Esses funcionários rabo-preso do banco devem ir com ele.

    1. Bobão é seu pai!! Mande um beijo p petralha da sua mãe!!!!

    2. O bobão, que dizes da visita de suas chefes ladras na Rússia??

  24. Esperamos que seu primeiro ato seja a abertura das "caixas pretas". Já passou da hora! Esse não deve ter rabo preso como o Levi. Tremam, petralhas e cia!

    1. To torcendo pra que o invólucro protetor do conteúdo da caixa preta tenha o rosto e a assinatura do Gilmar Mendes. Aí vai ser supimpa!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO