Agência Brasil

Novo presidente da Capes defende ensino do criacionismo em escolas

24.01.20 15:00

O novo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, já defendeu a abordagem educacional do criacionismo “em contraponto à teoria da evolução”, informa a Folha de S.Paulo. Evangélico, Benedito Guimarães Aguiar Neto assumiu o comando do órgão vinculado ao Ministério da Educação nesta sexta-feira, 24.

Benedito estava à frente da reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie desde 2011. No ano passado, ele anunciou que a instituição ampliaria os estudos do chamado design inteligente — uma nova roupagem do criacionismo, que defende a natureza teológica da origem do universo.

Em outubro passado, o Mackenzie realizou um congresso sobre o tema. À época, Benedito disse ao site da universidade que quer disseminar o entendimento na educação básica: “Queremos colocar um contraponto à teoria da evolução e disseminar que a ideia da existência de um design inteligente pode estar presente a partir da educação básica, de uma maneira que podemos, com argumentos científicos, discutir o criacionismo”, destaca o jornal. 

Há um consenso científico de que design inteligente ou criacionismo não são ciência. Em 2014, o governo do Reino Unido proibiu o ensino do criacionismo, ou design inteligente, como teoria científica em escolas e universidades públicas.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Eduardo — A resposta é simples: alguém muito mais imbecil!

  1. Em decorrência de uma lavagem cerebral no decorrer da vida somos vítimas dessa ideologia do absurdo, em acreditar no sobrenatural. Mas podemos nos libertar desse processo. Basta sermos reflexistas e racionais.

  2. Falei com Odin agora e ele me disse que a Bíblia está errada. Ele não criou o homem à sua imagem. Ele disse que Adão e Eva foram trazidos para a terra pelos alienígenas do planeta X dez mil anos atrás. No planeta X os seres humanos são apenas animais de estimação de seres translúcidos. Por fim, ele disse que desde então a espécie humana passa por um rápido processo de degeneração genética e que os melhores exemplos deste processo degenerativo são os bozistas! Taokey?

  3. A teoria de que somos todos frutos de uma explosão ocorrida há cerca de 15 bilhões de anos, talvez seja o pensamento preponderante da maioria dos cientistas. Mas é tão difícil de acreditar, que torna o criacionismo, uma parábola muito mais factível.

    1. Interessante! Realmente é muito difícil acreditar que possa ter havido uma explosão inicial, já que antes da explosão seria necessário algo para explodir, e como o nada não contém algo, então o nada não pode ter existido e algo sempre existiu. Isso é racional ou não? Cientistas atuais não passam de negacionistas do que não entendem. Isso é não racional.

  4. Observando a enormidade, diversidade e complexidade das coisas criadas. Mais todas as leis que regem o universo e a vida. Acreditar que isso tudo se gerou e organizou sem haver um agente pensante. Não consigo ter tanta fé pra isso! 😁

  5. “Só mesmo o criacionismo para explicar a existência de criaturas como o presidente da CAPES, Benedito Guimarães Aguiar Neto. Elas são evidências contra a teoria da evolução.” MARIA No Antagonista de 24/01/2020 15:49h comentando a declaração do novo Presidente da Capes.

  6. Última pesquisa Datafolha: 50% dos brasileiros se dizem católicos e 31% se dizem evangélicos. Sendo um país de maioria cristã absurdo é não abordar o criacionismo.

    1. O que é uma teoria Bruno? Explique aqui para nós pobres mortais?

    2. Exato, ainda mais que o evolucionismo para quem não sabe é teoria.

  7. Que show de horrores. Daí pro terraplanismo é um pulo. Ambos negam vasta evidência empírica, e são crendices, nada tendo a ver com ciência.

  8. Para quem tem a certeza de que a "teoria da evolução" é ciência, sugiro que leia "A CAIXA PRETA DE DARWIN", de Michael J. Behe, bioquímico e professor-adjunto de bioquímica da Universidade Lehigh. Li o livro. Não trata de religião, mas desmascara a fraude do evolucionismo. Usar a inteligência não faz mal a ninguém.

    1. E eu sugiro que leiam a declaração da Universidade do Prof. Behe sobre as idéias dele em: https://www.lehigh.edu/~inbios/News/evolution.html (outro Alexandre)

  9. Ninguém devia estranhar esse rumo. É o resultado previsível, política, sociológica e ideologicamente, de sucessivas administrações que trataram o Ensino (e a Cultura) como ferramenta de doutrinação ideológica da esquerda radical. Levaram o pêndulo do relógio até um dos extremos; solto,por força das eleições vitoriosas de outra corrente de pensamento, a tendência desse pêndulo é ir, pela força centrífuga, ao outro extremo da parábola. O equilíbrio só vem com o tempo; na física e na política.

    1. Tem toda razão, Cap. Kirk, é isso mesmo! É apenas um processo evolucionário para chegar ao equilíbrio... tenho certeza que vamos chegar lá... só não sabemos quando....

    2. Quem tiver curiosidade leia a história do desenvolvimento.Sugiro ler YUVAL NOAH HARARI ,SAPIENS,uma breve história da humanidade.Vale a pena!

    3. Isso mesmo Márcia. Deus ,a força Suprema ,deixou que a evolução continuasse até aos dias de hoje,e lembrando que viemos de poeira de estrelas,das reações de nitrogênio,carbono,hidrogênio e oxigênio e aqui estamos evoluindo.

    4. Também espero. Radicalismo só é admissível para neutralizar outro radicalismo. As nações progridem e as pessoas tornam-se mais civilizadas com o equilíbrio político, de ideias, científico, de conceitos.

    5. Espero que este equilíbrio seja encontrado em 2022, de uma vez por todas!

  10. Crusoé virou uma sucursal piorada da folha e esta seção de comentários virou uma sucursal MUITO piorada do hospício. COMUNERGÚMENOS e incorformados com a vitória acachapante do exército de um homem só. MISTER até 2026 e Tarcísio até 2034. Parecem COMADRES fofoqueiras. Fanáticos com antolhos

    1. Miguel... Excelentes colocações. Sucuesal da Folha. O tal de Igor Gadelha é o pior. Agora, até os diretores caminham para a esquerda e para o deboche. Até FM Brasil que era coerente..ja perdeu metade de seus assistentes de youtube. Coitados do A. Nunes e JM Trindade. Tem que segurar sòzinhos os Pingos nos is, com o FMB puxando para trás. Não tem noção dos problemas e obstáculos de Bolsonaro com STF e congresso. Sergio Moro não tem perfil presidencial. STF nêle. Em 2022 novo Congresso . Ufaaa!!

    2. Miguel e miguelinos, a vanguarda do atraso. Quanta besteira...

  11. Pode ensinar sim, basta 10 segundos. "Criacionismo: Deus criou tudo. Pronto". Deve ser mais um retardado que acha q teoria da evolução é só uma teoria. É um fato, o termo teoria é apenas parte do nome pq foi o q pegou devido à interferência religiosa que era mais forte no século 19 quando foi apresentada.

  12. Esse cara terá vida curta por lá. A comunidade científica irá expelí-lo. Não me refiro aos esquerdalhas, mas, sim, àqueles cientistas neutros que (ainda) temos. Não é possível misturar ciência com religião, sobretudo essas fundamentalistas. O creacionismo é a estupidez com cátedra e púlpito.

    1. Concordo plenamente. Em pleno século XXI o retorno do Criacionismo é a consolidação da estupidez humana. Sou de Direita e sou Ateu e abomino as invencionices calcadas em pseudo ciência tanto quanto abomino a Esquerda.

  13. Que vergonha! Este país é um desastre mesmo. A CAPES é a fundação que visa melhorar a qualidade do ensino e pesquisa nas universidades. O presidente deveria ser um grande cientista de uma grande universidade que inspirasse todos. O que temos? Alguém que vem de uma escola privada de baixa categoria e que, ainda por cima, é criacionista. Não tem jeito. Desisti de vez. Bozistas, vocês ganharam. Vocês destruíram mesmo o Brasil!

  14. No andar dessa carruagem, em poucos anos o Brasil votará à Idade da Pedra. JB, Olavo e os Evangélicos farão o país retroceder. Parecem aiatolás. Pobre Charles Darwin.

Mais notícias
Assine agora
TOPO