Novo corredor de fumaça pode chegar ao Sudeste
As queimadas continuam acontecendo na Amazônia, principalmente nos estados de Amazonas, Rondônia e Acre. Também seguem perto da fronteira entre Bolívia, Brasil e Paraguai. Com isso, existe a chance de um novo corredor de fumaça, como o que escureceu os céus da cidade de São Paulo na segunda, 19 (foto), atingir cidades do Sudeste. "Há...
As queimadas continuam acontecendo na Amazônia, principalmente nos estados de Amazonas, Rondônia e Acre. Também seguem perto da fronteira entre Bolívia, Brasil e Paraguai.
Com isso, existe a chance de um novo corredor de fumaça, como o que escureceu os céus da cidade de São Paulo na segunda, 19 (foto), atingir cidades do Sudeste. "Há uma possibilidade muito real de isso acontecer no próximo final de semana, antes da chegada de uma frente fria, que está avançando pelo sul do Brasil", diz o meteorologista Estael Sias, da Metsul, em Porto Alegre.
De acordo com Sias, setembro é um mês crítico para o fogo na Amazônia e no Brasil Central. "As projeções feitas pelos computadores indicam um altíssimo risco de fogo no fim de agosto e no começo de setembro nos biomas da Caatinga e Cerrado. Essas regiões que hoje estão fora do noticiário podem se tornar manchete em breve", diz Sias. "Não se pode dizer que o pior já passou porque setembro marca o pico da temporada seca."
Os estados que mais preocupam na análise da MetSul quanto ao risco de fogo nos próximos dez a quinze dias são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Piauí, Maranhão, Bahia e Minas Gerais. Pancadas de chuva podem atenuar o risco de incêndio nos estados de Amazonas, Rondônia e Acre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Cecilia
2019-08-29 14:18:42Corredor de fumaça da Amazônia??? Eita.... 🤦🏻♀️
Raimundo
2019-08-28 12:58:26PQP!!! Esse tipo de matéria não contribui em NADA!! Nem perco tempo lendo isso!! Corredor de "fumaça“!? Ora vão catar coquinho!! A fumaça é que nem avião agora? Tem GPS e tudo mais? Tá programada pra sair da Amazônia e descer na CIDADE de São Paulo!!!
Antonio G
2019-08-28 09:59:27Mas a própria Dra em Climatologia disse que uma coisa nao tem nada a ver com a outra. E o céu escurecer somente em SPaulo e não em Campinas, Rib Preto, Bragança Paulista, etc ??? O Post da Dra está ontem nos posts dO Antagonista. Leiam.
Francisco
2019-08-28 08:38:34Ô Duda Teixeira... Te falar uma coisa amigão. Não. Não tem como uma fogueira no Acre lançar cinzas até aqui em São Bernardo do Campo. Pensa um pouquinho, querido. Não dá. Te enrolaram. Simples Assim.
Mauro
2019-08-28 07:51:20Pare de falar besteira e veja o site da Nasa. A fumaça de São Paulo vem das queimadas do Paraguai. Fisicamente é impossível a fumaça da Amazônia cair em São Paulo. O caminho é muito longo. Vai cair em algum lugar antes,
Reginaldo
2019-08-28 05:27:52Uma sugestão pra amenizar esse comercio ilegal de madeira seria o fechamento das madeireiras nas cidades. A construção civíl tem varias alternativas para substituir a madeira. Se não for com uma medida como essa só quando ñ houve mais nenhuma arvore para derrubar. Tem muita gente invadindo terras para explorar madeira, inclusive indígenas.
Oswaldo
2019-08-28 00:32:27Aproveitem a deixa e ofereçam aos gringos para dar um jeito, mas não só na Amazônia, precisa ser no país de norte a Sul para tirar os brasileiros desta vida que e um eterno pesadelo sendo enrrabados todos os dias
André
2019-08-27 23:06:45Cuidado para a fumaça não ir para o rabo de alguém entre o Acre e São Paulo.
TANIA
2019-08-27 22:13:47Estou em Portugal e fico irritada com as reportagens européias, a maioria é negativa sobre o Brasil. Aqui há uma campanha forte nas estradas nas prefeituras para evitar novos incêndios iguais aos do ano passado e tem dado resultado.Portugal Chama a participação de todos. Obrigados a limpar os terrenos e tirar todo mato seco e orgânico da terra e tem multas bem severas e uma fiscalização ativa com denúncia por telefone. Vizinho denúncia vizinho. Até as crianças receberam informação na escola.
LuisR
2019-08-27 20:45:24Tem algo que não compreendo... os incêndios ano passado em Portugal, parte da Espanha e na Grécia ocorreram também em épocas de seca. Na ocasião os jornais mencionaram a possibilidade de origens criminosas. Sobre aqueles os europeus, em especial Macron, não dizem nada?