Metsul

Novo corredor de fumaça pode chegar ao Sudeste

27.08.19 18:42

As queimadas continuam acontecendo na Amazônia, principalmente nos estados de Amazonas, Rondônia e Acre. Também seguem perto da fronteira entre Bolívia, Brasil e Paraguai.

Com isso, existe a chance de um novo corredor de fumaça, como o que escureceu os céus da cidade de São Paulo na segunda, 19 (foto), atingir cidades do Sudeste. “Há uma possibilidade muito real de isso acontecer no próximo final de semana, antes da chegada de uma frente fria, que está avançando pelo sul do Brasil”, diz o meteorologista Estael Sias, da Metsul, em Porto Alegre.

De acordo com Sias, setembro é um mês crítico para o fogo na Amazônia e no Brasil Central. “As projeções feitas pelos computadores indicam um altíssimo risco de fogo no fim de agosto e no começo de setembro nos biomas da Caatinga e Cerrado. Essas regiões que hoje estão fora do noticiário podem se tornar manchete em breve”, diz Sias. “Não se pode dizer que o pior já passou porque setembro marca o pico da temporada seca.”

Os estados que mais preocupam na análise da MetSul quanto ao risco de fogo nos próximos dez a quinze dias são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Pará, Piauí, Maranhão, Bahia e Minas Gerais. Pancadas de chuva podem atenuar o risco de incêndio nos estados de Amazonas, Rondônia e Acre.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. PQP!!! Esse tipo de matéria não contribui em NADA!! Nem perco tempo lendo isso!! Corredor de "fumaça“!? Ora vão catar coquinho!! A fumaça é que nem avião agora? Tem GPS e tudo mais? Tá programada pra sair da Amazônia e descer na CIDADE de São Paulo!!!

  2. Mas a própria Dra em Climatologia disse que uma coisa nao tem nada a ver com a outra. E o céu escurecer somente em SPaulo e não em Campinas, Rib Preto, Bragança Paulista, etc ??? O Post da Dra está ontem nos posts dO Antagonista. Leiam.

  3. Ô Duda Teixeira... Te falar uma coisa amigão. Não. Não tem como uma fogueira no Acre lançar cinzas até aqui em São Bernardo do Campo. Pensa um pouquinho, querido. Não dá. Te enrolaram. Simples Assim.

  4. Pare de falar besteira e veja o site da Nasa. A fumaça de São Paulo vem das queimadas do Paraguai. Fisicamente é impossível a fumaça da Amazônia cair em São Paulo. O caminho é muito longo. Vai cair em algum lugar antes,

  5. Uma sugestão pra amenizar esse comercio ilegal de madeira seria o fechamento das madeireiras nas cidades. A construção civíl tem varias alternativas para substituir a madeira. Se não for com uma medida como essa só quando ñ houve mais nenhuma arvore para derrubar. Tem muita gente invadindo terras para explorar madeira, inclusive indígenas.

    1. Errado. Há bastante estudos mostrando que a Madeira ilegal vai para o sul do Brasil.

    2. Muita ,mas muita madeira ilegal é exportada pelos portos do Norte para a Europa. Basta ficalizar lá na saída. A madeira usada na construção civil não são as nobres pous são caras. Geralmente pinus de reflorestamento ou eucalipto

  6. Aproveitem a deixa e ofereçam aos gringos para dar um jeito, mas não só na Amazônia, precisa ser no país de norte a Sul para tirar os brasileiros desta vida que e um eterno pesadelo sendo enrrabados todos os dias

  7. Estou em Portugal e fico irritada com as reportagens européias, a maioria é negativa sobre o Brasil. Aqui há uma campanha forte nas estradas nas prefeituras para evitar novos incêndios iguais aos do ano passado e tem dado resultado.Portugal Chama a participação de todos. Obrigados a limpar os terrenos e tirar todo mato seco e orgânico da terra e tem multas bem severas e uma fiscalização ativa com denúncia por telefone. Vizinho denúncia vizinho. Até as crianças receberam informação na escola.

  8. Tem algo que não compreendo... os incêndios ano passado em Portugal, parte da Espanha e na Grécia ocorreram também em épocas de seca. Na ocasião os jornais mencionaram a possibilidade de origens criminosas. Sobre aqueles os europeus, em especial Macron, não dizem nada?

    1. LuisR — estás áreas mediterrâneas são inflamáveis pela própria natureza. A Califórnia é assim também. Nestas áreas, bobeou o fogo se alastra rapidamente. No caso da Amazônia não. No caso da Amazônia a origem é bem conhecida: bozistas grileiros de terra.

  9. Ķkkkkkk, Um amigo me perguntou: como podia chegar em São Paulo sem passar por outros locais? Respondi: Ou transferiram São Paulo para a divisa com as queimadas, ou a fumaça saiu pelo Norte, (não sei como) talvez escondida na tecnologia de estocagem de vento , da Dilma, fez a volta pelo oceano e , ainda estocada, se dirigiu a S. Paulo onde, via controle remoto, Dilma a libertou. E não venha o Sr. repórter dizer que estou imitando as Fakes dele. Por favor! 🤣🤣🤣

    1. Melhor consultar quem entende de ventos e seus deslocamentos do que ficar dando pitaco sem noção!

    2. Estranho, o Ricardo Felicio gravou um vídeo no YouTube dizendo que aquele fenômeno que ocorreu em São Paulo não tem nada a ver com as queimadas da Amazônia.

    3. Passou voando pelo DF, porque lá não teve nada disso.

    4. Será q "viajou" durante a noite de Roraima p/ Sumpaulo?

  10. Será que o repórter da Crusoé ainda não sabe que a escuridão em São Paulo nada tem a ver com as queimadas da Amazônia? Ou é má fé, mesmo?

    1. As condições climáticas de São Paulo e o acúmulo de poluentes favoreceram , enquanto no sul o clima úmido impediu que a fumaça avançasse e ficasse concentrada sobre São Paulo. mas tem gente que prefere acreditar que os meteorologistas são todos da esquerda e querem derrubar o governo. Fazer o quê?

    2. Já sim Márcia, mas sem passar por outros locais, só se a Dilma estocou ela e soltou lá em São Paulo.🤣🤣🤣

    3. Não ateste burrice Marcus, vou de citar só um exemplo, vulcões, você já ouviu falar até onde pode ir a "fumaça" dos vulcões que são mais pesadas que a fumaça das queimadas?

  11. O corredor da fumaça é o mesmo corredor da chuva, quanto mais prejudicarem a floresta mais o corredor de chuva irá diminuindo até poder acabar. É bom pra vocês?

    1. Infelizmente, Márcia, no Brasil o palpite, o pitaco, o ouvir dizer, passou a ser mais importante que o conhecimento técnico sobre um assunto.

    2. Legal Adriano. A seca na Amazônia tem dois motivos que juntos ou separadamente diminuem as umidade por lá, chove com mais irregularidade, são o el nino e a diminuição dos ventos úmidos do Atlântico. Se não há umidade não há rios voadores. E claro que estes ventos mudam de intensidade, diferente disto toda a fumaça estaria indo até o sudeste diariamente.

    3. Adriano Está chovendo no norte da Amazônia, mas não no sul. Portanto. Os rios continuam fluindo do Norte para o sul.

    4. A questão é que está havendo queimadas no PR, no MS e cerrado MT que não fazem parte do bioma amazônico, portanto, a fumaça pode ser de qualquer lugar. E só corrigindo um detalhe: os tais rios voadores ocorrem na estação chuvosa, não na seca, senão choveria na Amazônia, certo?

    5. Realmente Jose, tem cada atestado de burrice que até me faz sentir vergonha alheia.

    6. Para os menos "esclarecidos" existe o que se chama de rios voadores. A evaporação da água da amazônia, que a floresta libera para o ar, é carregada pelos ventos que vem do Atlântico, porém existe a Cordilheira dos Andes que não deixa que esta massa de nuvens carregadas com água sigam para o pacífico então os ventos seguem a geografia da Cordilheira e levam estas nuvens até o sudeste. O mesmo acontece com a fumaça das queimadas. Então, por favor, atestem desconhecimento mas não burrice!

    7. Marcia — Bozista só sobrevive na seca e em lugares poluídos. Este é o habitat natural desta espécie de protozoário.

    1. Aladim — então envie aí um termo para designar os protozoários que seguem visceralmente qualquer ordem do Messias. Aceito sugestões para diversificar o vocabulário.

    2. Jose vê se se manca, não tem um comentário seu que você não utilize a palavra "bozista", falta de vocabulário? Ou gostou tanto assim do termo que não existe nos dicionários? Que mala hein.

  12. Isso é mentira. Se informe com algum meteorologista sério. Estou te dando o benefício da dúvida, apesar de achar que a mídia em quase sua totalidade está comprometida de alguma forma em desinformar.

  13. Agora os bozistas irão às praças públicas para respirar profundamente o ar poluído gerado pelos bozistas (=grileiros) do norte do país com total apoio do Messias e do seu ministro ficha suja. Prevejo orgasmos múltiplos destas criaturas escatológicas que odeiam árvores, ar puro, água limpa e lugares sem lixo. Bozistas, vocês conseguiram. Parabéns!

    1. Nada Fábio Bozista Apedeuta. Quem está queimando as florestas lá na Bolívia são os bozistas de lá. Tudo grileiro brasileiro que foi para o outro lado da fronteira tentar implementar o bozismo boliviano. Como Bozista é medíocre, né?

    2. Jose comuna , é o teu amado Evo Morales que está produzindo essa fumaça , queimando as florestas da Bolívia para aumentar a produção agrícola . 🇧🇷

  14. Mentira, o que escureceu o céu de São Paulo dia 19 não teve nada a ver com fumaça chegando do fogo da Amazônia. Fake news. Procure se informar com meteorologistas que entendam de fato o que aconteceu.

    1. "Também é considerada a interferência de queimadas iniciadas em pontos da Bolívia e do Paraguai. Ventos soprando do quadrante norte, em direção ao leste e ao sul, espalharam essas partículas expelidas pelo fogo por vários Estados, entre eles, de acordo com o Inmet, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso. Pelo caminho, outras queimadas foram reabastecendo essa "nuvem de fumaça", que pairou a uma distância de 2 mil a 3 mil metros do solo. "

    2. Teve sim, não foi esse o único motivo, mas teve relação sim!

    3. Como forçam a barra. Recebi do Climatempo informação de que a fumaça que atingiu SP vinha de focos de queimadas localizadas na Argentina e Paraguai.

    4. Os pesquisdadores do INPE encontraram sim cinzas de queimada no céu escuro de Sampa. Portanto....

  15. Trabalho na Bacia Amazonica a 25 anos e nunca vi tanta fumaça à ponto de chegar ao Sudeste do País; nem fumaça de vulcão é assim!! Pelo amor de Deus, vai mentir assim na China!!!

    1. Pois eu moro em São Paulo e mesmo em estação de chuvas e tempestades nunca vi o céu escurecer assim durante o dia sem eclipse solar. Não foi só na cidade de São Paulo, foi em toda periferia, portanto algo a mais aconteceu além da chuva! Alias, por falar em vulcão, a grande explosão do Krakatoa de 1883 ocorreu também em agosto ! Vai ver que os deuses do fogo escolheram agosto para dar seu alô ao planeta!

    2. Desculpe-me. Deve ter um corredor de petralhas assoprando essa fumaça.

Mais notícias
Assine agora
TOPO