Ninguém sabe onde está Alexei Navalny
Alexei Navalny (foto), o mais relevante opositor político do presidente russo Vladimir Putin, já estava cumprindo pena de 11 anos e meio de prisão. Em agosto, sua pena foi aumentada em mais 19 anos - e, assim, ele passaria a um "regime especial", o mais severo do sistema prisional russo. Agora ninguém sabe onde ele...
Alexei Navalny (foto), o mais relevante opositor político do presidente russo Vladimir Putin, já estava cumprindo pena de 11 anos e meio de prisão. Em agosto, sua pena foi aumentada em mais 19 anos - e, assim, ele passaria a um "regime especial", o mais severo do sistema prisional russo.
Agora ninguém sabe onde ele está. Advogados e porta-vozes do ativista indicam que ele não está mais em uma prisão a 235 km de Moscou, onde ele cumpria pena desde o meio do ano passado - e não sabem para onde ele foi. Pelas regras russas, a mudança de um detento ocorre por trem, e seu novo paradeiro só é conhecido após a chegada à nova instalação prisional.
O sumiço causou manifestação até dos EUA. "Ele deveria ser libertado imediatamente. Ele nunca devia ter sido preso em primeiro lugar", afirmou o porta-voz da Casa Branca para assuntos de segurança nacional, John Kirby.
É mais um capítulo na prisão de Navalny, que esteve por trás de grandes atos anticorrupção e estrelou candidaturas contra o governo de Putin. Em setembro de 2020, Navalny foi internado na Sibéria após uma tentativa de envenenamento com Novichok, uma substância letal.
A autoria do ataque é desconhecida, mas a substância foi desenvolvida pela União Soviética, e jornalistas russos apontam o dedo da FSB (sucessora da KGB, o órgão de espionagem russa) na ação.
Após se recuperar do tratamento em Berlim, Navalny decidiu por voltar à Rússia - onde foi preso já no aeroporto. Sem outros opositores claros, Putin anunciou sua candidatura a um sexto mandato como presidente do país.
O anúncio é meramente protocolar e não surpreende a absolutamente ninguém, já que o autocrata está no poder desde 1999 e deve levar o sexto mandato para casa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ROBERTO
2023-12-13 11:44:24Ainda bem que o Brasil está bem com Putin. Tanto um quanto outro extremista são amigos dele.
Sônia Adonis Fioravanti
2023-12-12 13:24:05Já deve estar sob a terra .O DITADOR ASSA SSINO NÃO PERDOA OPOSIÇÃO