Não se volta atrás no tempo, Lula
A idade avançada do presidente, que completou 80 anos, não é algo que possa ser escondido
Sempre que Lula tenta parecer mais jovem, fazendo exercícios na academia ou caminhando de sunga na praia, ele desperta duas reações entre os brasileiros.
Os lulistas se empolgam e elogiam o físico do petista. “O homem tá on, o tetra vem!”, escreveu Lindbergh Farias em uma publicação no X.
Os não lulistas veem nisso uma farsa para escamotear o desejo de seguir no poder eternamente.
Mas a idade avançada de Lula, que completou 80 anos no ano passado, não é algo que possa ser escondido.
Tanto é assim que os petistas não ficaram contentes com a imagem real e reproduziram uma imagem alterada artificialmente, para Lula parecer mais forte.
Como escreveu Rodolfo Borges em O Antagonista, "os apoiadores do presidente não parecem ter ficado tão satisfeitos com sua forma e puseram para circular uma imagem editada, na qual Lula aparece bem mais musculoso do que no vídeo".
Quando Lula é gravado na academia de ginástica, o que se vê é um senhor idoso fazendo exercícios.
Como escreveu a revista britânica Economist no final do ano passado, "carisma não é escudo contra o declínio cognitivo. Lula é apenas um ano mais novo do que Joe Biden era no mesmo período do ciclo eleitoral de 2024 nos Estados Unidos, e isso terminou de forma desastrosa. Ele parece estar em muito melhor forma do que Biden estava, mas teve alguns problemas de saúde. Em dezembro de 2024, precisou de uma cirurgia no cérebro para estancar uma hemorragia interna após escorregar no banheiro e bater a cabeça. Se cumprir mais um mandato completo, terá 85 anos quando se aposentar".
Sem substitutos
Uma pesquisa da Real Time Big Data, feita com exclusividade para Crusoé entre os dias 21 e 22 de outubro, aponta que 62% dos brasileiros acham que Lula não deveria, com sua idade avançada, concorrer a mais um mandato.
Entre os que dizem que poderiam votar em Lula, 28% prefeririam que ele indicasse um candidato mais novo.
O arrebatamento dos petistas com o Lula de sunga se explica, principalmente, porque não há alternativas viáveis na esquerda caso o presidente desista de tentar a reeleição.
Fernando Haddad é apontado somente por 24% dos lulistas como possível substituto.
Geraldo Alckmin, do PSB, é citado por apenas 22%.
Lula pode tentar parecer mais jovem, mas será difícil convencer o resto do Brasil disso.
O tempo é inexorável.
Leia em Crusoé: A campanha de Lula contra a idade avançada
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)