'Na Polônia não tem encrenca nenhuma', diz o fazendeiro Duda Mendonça
Afastado do cenário político há cinco anos, quando a Lava Jato começou a desmantelar a corrupção eleitoral no país, o marqueteiro Duda Mendonça (foto) disse que desistiu de fazer campanhas no Brasil, e agora se divide entre cuidar do seu rebanho de gado nas quatro fazendas que possui no Pará e da sua empresa de...
Afastado do cenário político há cinco anos, quando a Lava Jato começou a desmantelar a corrupção eleitoral no país, o marqueteiro Duda Mendonça (foto) disse que desistiu de fazer campanhas no Brasil, e agora se divide entre cuidar do seu rebanho de gado nas quatro fazendas que possui no Pará e da sua empresa de publicidade na Polônia.
"Estou distante de campanha política. Não quero mais não, dá muita dor de cabeça", disse Duda a Crusoé. "Não pretendo (fazer outras campanhas políticas) porque esse negócio é o seguinte: você primeiro acerta com o cara e depois ele chega dizendo que não tem dinheiro e paga por fora. Daí você se encrenca. Então, preferi não me meter mais nisso não", completou.
Absolvido no processo do mensalão, onde era acusado de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas, o marqueteiro que ajudou a eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal, em 2017. No acordo, admitiu ter recebido 6 milhões de reais da Odebrecht via caixa 2 para a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo, em 2014.
A investigação ainda está em andamento, no inquérito que apura se a empreiteira pagou 10 milhões de reais de forma ilícita a campanhas do MDB, valor que teria sido acertado pelo ex-presidente Michel Temer. Duda disse que já falou à Lava Jato tudo o que sabia a respeito e está livre para administrar seus negócios no Brasil e no exterior. "Meu negócio hoje é isso: boi no Pará e a empresa de propaganda na Polônia", resumiu.
A empresa na Polônia foi aberta pelo marqueteiro em 2011 e é administrada pelo filho e por um sobrinho que moram em Varsóvia. O marqueteiro conta que tem ido a cada dois meses para o país europeu, para organizar as campanhas publicitárias da Biedronka ("joaninha", em polonês), a maior rede de supermercados da Polônia. "Lá não tem encrenca nenhuma, é bom por isso", afirma.
Questionado sobre o atual cenário político no Brasil, com a soltura do ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro criando um novo partido para disputar a reeleição, o marqueteiro disse que preferia não falar a respeito. "Estou quieto, não estou vendo nada, não tenho tempo. Qualquer coisa que você queira saber, estou na Polônia", concluiu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Roberto
2019-12-11 18:23:36Poxa, mas num tem nem mais a rinha de galo em Maraú?
Marcelo
2019-12-10 19:35:58Quem tem cú tem medo, está dando um de certinho agora é porque a casa caiu,por muito tempo cagou de medo,mas para a sociedade brasileira srmpre será um pilantra,sua biografia já foi pro saco faz tempo, si é que tinha.
Paulo
2019-12-10 16:33:56alguém perguntou se suas fazendas são vizinhas do amigo do amigo do pai? é muita grana roubada, com certeza está aproveitando a vida que construiu de forma ilícita para terceira geração da família.
DUDADRÃO
2019-12-10 12:39:50Antes de ir embora, explique para nós, brasileiros incautos, como foi que esquentou um milhão de dólares que Kadafi enviou para a primeira eleição do LULADRÃO!
Paulo
2019-12-10 11:58:40Pobres Polacos...
Cláudio
2019-12-10 10:34:32Este Duda deve ter corrompido muita gente. Ele representa o que se pode chamar de gentalha.
PAULO
2019-12-10 10:27:56Esse tal de DUDA pensa que os brasileiros honrados e honestos são IDIOTAS. Somente pagou o Imposto de Renda daqueles 10 MILHÕES recebidos no exterior do LULA porque o "MENSALÃO" já tinha descoberto a fraude. E pior, continuou a fazê-lo conforme vemos aqui.
Vardelen
2019-12-10 09:36:35Isso mesmo, cai fora, vc já mostrou quem é, cria porcos também, um ótimo negócio, a sua cara!
FERNANDO ANDRADE
2019-12-10 09:32:12Agora todos são "santos". E quanto ao "por fora" que recebeu? Fica por isso mesmo? Esperar pra ver.
Eduardo
2019-12-10 08:30:16Quer dizer que o representante dos empresários recebeu dinheiro de caixa 2, de corrupção, em sua campanha? Agora entendi porque o caixa 2 foi escondido nos escaninhos do TSE. Barroso, Fachin, Fux e as “meninas”, votaram contra.