Valter Campanato/Agência Brasil

‘Na Polônia não tem encrenca nenhuma’, diz o fazendeiro Duda Mendonça

09.12.19 18:46

Afastado do cenário político há cinco anos, quando a Lava Jato começou a desmantelar a corrupção eleitoral no país, o marqueteiro Duda Mendonça (foto) disse que desistiu de fazer campanhas no Brasil, e agora se divide entre cuidar do seu rebanho de gado nas quatro fazendas que possui no Pará e da sua empresa de publicidade na Polônia.

“Estou distante de campanha política. Não quero mais não, dá muita dor de cabeça”, disse Duda a Crusoé. “Não pretendo (fazer outras campanhas políticas) porque esse negócio é o seguinte: você primeiro acerta com o cara e depois ele chega dizendo que não tem dinheiro e paga por fora. Daí você se encrenca. Então, preferi não me meter mais nisso não”, completou.

Absolvido no processo do mensalão, onde era acusado de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas, o marqueteiro que ajudou a eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, fechou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal, em 2017. No acordo, admitiu ter recebido 6 milhões de reais da Odebrecht via caixa 2 para a campanha de Paulo Skaf ao governo de São Paulo, em 2014.

A investigação ainda está em andamento, no inquérito que apura se a empreiteira pagou 10 milhões de reais de forma ilícita a campanhas do MDB, valor que teria sido acertado pelo ex-presidente Michel Temer. Duda disse que já falou à Lava Jato tudo o que sabia a respeito e está livre para administrar seus negócios no Brasil e no exterior. “Meu negócio hoje é isso: boi no Pará e a empresa de propaganda na Polônia”, resumiu.

A empresa na Polônia foi aberta pelo marqueteiro em 2011 e é administrada pelo filho e por um sobrinho que moram em Varsóvia. O marqueteiro conta que tem ido a cada dois meses para o país europeu, para organizar as campanhas publicitárias da Biedronka (“joaninha”, em polonês), a maior rede de supermercados da Polônia. “Lá não tem encrenca nenhuma, é bom por isso”, afirma.

Questionado sobre o atual cenário político no Brasil, com a soltura do ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro criando um novo partido para disputar a reeleição, o marqueteiro disse que preferia não falar a respeito. “Estou quieto, não estou vendo nada, não tenho tempo. Qualquer coisa que você queira saber, estou na Polônia”, concluiu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quem tem cú tem medo, está dando um de certinho agora é porque a casa caiu,por muito tempo cagou de medo,mas para a sociedade brasileira srmpre será um pilantra,sua biografia já foi pro saco faz tempo, si é que tinha.

  2. alguém perguntou se suas fazendas são vizinhas do amigo do amigo do pai? é muita grana roubada, com certeza está aproveitando a vida que construiu de forma ilícita para terceira geração da família.

  3. Antes de ir embora, explique para nós, brasileiros incautos, como foi que esquentou um milhão de dólares que Kadafi enviou para a primeira eleição do LULADRÃO!

  4. Esse tal de DUDA pensa que os brasileiros honrados e honestos são IDIOTAS. Somente pagou o Imposto de Renda daqueles 10 MILHÕES recebidos no exterior do LULA porque o "MENSALÃO" já tinha descoberto a fraude. E pior, continuou a fazê-lo conforme vemos aqui.

  5. Quer dizer que o representante dos empresários recebeu dinheiro de caixa 2, de corrupção, em sua campanha? Agora entendi porque o caixa 2 foi escondido nos escaninhos do TSE. Barroso, Fachin, Fux e as “meninas”, votaram contra.

  6. Canalha! Roubou aqui e investe lá! Se voltar a trabalhar com políticos já sabemos que tipo de campanha esse aí fará... É bom que não volte!

  7. É. O crime compensa no Brasil. o FDP se empanturrou de $$$$ aqui e foi investir lá fora. Se houvesse justiça divina, o avião desse meliante já teria caído

    1. Concordo com Fábio! Está curtindo seu dinheiro aqui com as fazendas e no exterior. Que vida ruim não acham? Só no nosso Brasil que as pessoas continuam impune!

  8. Agora virou o Dudinha "Paz e Amor". Sabia de tudo e ajudou o Lula a enganar a maioria do povo Brasileiro. Sempre foi mal caráter. Agora que sugou tudo que podia do Brasil, se muda para país Europeu pra curtir sua fortuna. Vergonha isso. Tinha é que ser preso, esse canalha.

  9. "A investigação AINDA está em andamento..." Esses &$#=_@ que conduzem a tal "envestegação" fazem o que da vida? Vivem de samba e carnaval? Caraca!!

  10. Mais um que se deu bem com a corrupção. Vive tranquilamente às custas do dinheiro obtido de forma ilícita junto ao governo petista. Hoje é um cidadão respeitável, quem sabe amanhã um deputado federal ou mesmo senador. Pobre Brasil.

Mais notícias
Assine agora
TOPO