Na ONU, Lula é mais previsível que Bolsonaro. Bingo!
Crusoé/OAntagonista publicou uma cartela de bingo prevendo os temas que Lula falaria na ONU nesta terça, 19. O presidente abordou quase todos eles. Foi quase cartela cheia, o que mostra que o atual presidente é mais previsível que o seu antecessor, Jair Bolsonaro. Vejamos: Combate à fome "Sob o lema Construindo um Mundo Justo e...
Crusoé/OAntagonista publicou uma cartela de bingo prevendo os temas que Lula falaria na ONU nesta terça, 19. O presidente abordou quase todos eles. Foi quase cartela cheia, o que mostra que o atual presidente é mais previsível que o seu antecessor, Jair Bolsonaro. Vejamos:
Combate à fome
"Sob o lema Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável, a presidência brasileira vai articular inclusão social e combate à fome; desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança global."
Bloqueio a Cuba
"O Brasil seguirá denunciando medidas tomadas sem amparo na Carta da ONU, como o embargo econômico e financeiro imposto a Cuba e a tentativa de classificar esse país como Estado patrocinador de terrorismo."
Multilateralismo
"O Brasil está se reencontrando consigo mesmo, com nossa região, com o mundo e com o multilateralismo."
Palestina
"É perturbador ver que persistem antigas disputas não resolvidas e que surgem ou ganham vigor novas ameaças. Bem o demonstra a dificuldade de garantir a criação de um Estado para o povo palestino."
Democracia inabalada
"Se hoje retorno na honrosa condição de presidente do Brasil, é graças à vitória da democracia em meu país."
Racismo
"O racismo, a intolerância e a xenofobia se alastraram, incentivadas por novas tecnologias criadas supostamente para nos aproximar."
Sul Global
"São as populações vulneráveis do Sul Global as mais afetadas pelas perdas e danos causados pela mudança do clima."
Protecionismo
"O protecionismo dos países ricos ganhou força e a Organização Mundial do Comércio permanece paralisada, em especial o seu sistema de solução de controvérsias."
“O Brasil voltou”
"Como não me canso de repetir, o Brasil está de volta."
Meio ambiente
"Naquela época, o mundo ainda não havia se dado conta da gravidade da crise climática. Hoje, ela bate às nossas portas, destroi nossas casas, nossas cidades, nossos países, mata e impõe perdas e sofrimentos a nossos irmãos, sobretudo os mais pobres."
Reforma do Conselho de Segurança
"O Conselho de Segurança da ONU vem perdendo progressivamente sua credibilidade. Essa fragilidade decorre em particular da ação de seus membros permanentes, que travam guerras não autorizadas em busca de expansão territorial ou de mudança de regime. Sua paralisia é a prova mais eloquente da necessidade e urgência de reformá-lo, conferindo-lhe maior representatividade e eficácia."
Brics
"O Brics surgiu na esteira desse imobilismo, e constitui uma plataforma estratégica para promover a cooperação entre países emergentes."
Extrema-direita
"Em meio aos seus escombros surgem aventureiros de extrema direita que negam a política e vendem soluções tão fáceis quanto equivocadas."
Igualdade de gênero
"Inspirados na brasileira Bertha Lutz, pioneira na defesa da igualdade de gênero na Carta da ONU, aprovamos a lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre mulheres e homens no exercício da mesma função."
Ficaram de fora do discurso: Jair Bolsonaro, “nunca na história deste país”, amor, "gasto é investimento", "terraplanismo", Putin, Lava Jato, narrativa, negacionismo e índios.
Mas, quem acompanhou a fala, viu que Lula, embora não tenha se referido expressamente a esses temas, ele os tangenciou ou usou subterfúgios. Bingo!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Sergio
2023-09-20 09:32:44Discurso de Miss Universo!
Odete6
2023-09-20 07:52:45Essa ameba empalhada, além de ignorante e perverso, é cínico mentiroso e mau caráter: agora, segundo ele mesmo, ""a culpa da sua estúpida opinião pessoal (e ensaiada pelo ""Itamaraty"" - leia-se cerso amebinho) sobre a UCRÂNIA, é da ONU""!!!! O marginal ñ perde a treslouquice de transferir aos outros as responsabilidades!!!! (E claro, sempre o ""eu" isso e "eu" aquilo", pq esse boçal pensa q o ESTADO é ele próprio e, completamente s/ noção, ñ sabe absolutamente nada sobre representatividade!!!
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-09-19 13:25:46Sim, o Brasil está de volta, com aquela mesma m, digo, droga de governo incompetente, corrupto e inútil!