Reprodução

Na Nicarágua do ditador Ortega, registrar candidatura dá prisão

04.08.21 17:55

A Miss Nicarágua de 2017, Berenice Quezada, de 27 anos, recebeu na porta de sua casa na noite desta terça, 3, um grupo de policiais, autoridades judiciais e do Ministério Público.

Ela foi notificada de que terá de ficar em prisão domiciliar por ter sido acusada de “apologia ao crime e incitação ao ódio“. Segundo seu partido, o Aliança de Cidadãos pela Liberdade, Berenice foi proibida de usar o telefone e de deixar o país. Sua casa permanece está custódia policial. Agora, o Conselho Supremo Eleitoral analisará se sua candidatura deve ser rejeitada. 

Um dia antes de sua prisão, Berenice registrou sua candidatura como vice-presidente em uma chapa com Óscar Sobalvarro. Na terça de manhã, a imprensa oficial noticiou que o Ministério Público recebera uma denúncia apresentada por supostos familiares das vítimas da “violência terrorista” de 2018. É assim que a ditadura chama os protestos espontâneos dos nicaraguenses contra uma reforma da previdência. A repressão aos manifestantes deixou mais de 300 mortos. 

Com sua detenção, Berenice torna-se a primeira pessoa que é detida após registrar sua candidatura. Outros sete candidatos a presidente já foram presos pela ditadura de Daniel Ortega, mas eles sequer conseguiram se registrar. A eleição está marcada para novembro.

O regime está ameaçando prender qualquer candidata ou candidato que não seja do seu agrado“, diz o economista e advogado nicaraguense Enrique Sáenz. “Isso só confirma uma decisão que Ortega tomou há várias semanas: a anulação de fato das eleições. Não há como ter eleições limpas com candidatos da oposição presos, jornalistas e meios de comunicação sendo perseguidos, partidos sendo cancelados e um controle total do sistema eleitoral.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enquanto o povo mundo afora continuar votando nestes fdp esquerdopatas populistas vão ter de retorno sua liberdade jogada no lixo e sua nação dominada por ditadores diafarçados de democratas. Comunismo é a maior praga de um país.

    1. Ditaduras são a maior praga, sejam de esquerda ou de direita. Bolsonaro e Lula são admiradores destes governos populistas, autoritários e com propensões ditatoriais. Já mandamos um embora. Vamos mandar o outro na próxima. Nem Lula, nem Bolsonaro.

  2. Pior é aqui no Brasil, anula-se todos os crimes do ex-presidiário pela suprema justiça e ainda assina a cautela para conduzi-lo ao poder.

  3. Em 1821 a Nicarágua ficou independente da Coroa espanhola. Em 1838 passou a ser um Estado soberano e agora parece que tem um dono, Ortega. Muito triste, pois ainda haverá muito sofrimento até à libertação da população da opressão deste ditador que me parece que governa o país como se fosse uma fazenda sua.

  4. Este é o modelo que o Bozogenocida queria adotar aqui. Entretanto, os militares da ativa pularam fora da aventura! Até quando eles resistirão a tentação é a pergunta que se faz.

    1. Para mim tanto faz. Ditator de esquerda é igual a ditador de direita. A ideologia é só para enganar os incautos. Bozolulistas admiram ditadores.

    2. Detesto o jumento do Bolsonaro, mas na realidade quem cultua ditadores de esquerda é o sr. Lula nove dedos.

    1. VERDADE! Esse é modelo que esse ditadorzinho de meia tigela/ genocida está tentando adotar no nosso país! Ao contrário de lá que sairá preso e algemado será o próprio caso continue a atentar contra o Estado Democratico de Direito.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO