Adriano Machado/Crusoé

Moraes determina investigação de Bolsonaro por fake news sobre urnas

04.08.21 17:52

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta quarta-feira, 4, a inclusão do presidente Jair Bolsonaro na lista de alvos do inquérito que apura a disseminação de notícias falsas e supostas ameaças a ministros da corte.

A decisão atende notícia-crime do Tribunal Superior Eleitoral. A corte pediu a investigação em razão da difusão de teses infundadas que levantam suspeitas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas e que sugerem o intuito de ministros de fraudar as eleições para beneficiar Luiz Inácio Lula da Silva.

Moraes ainda estabeleceu diligências. O ministro ordenou que a Polícia Federal transcreva a íntegra da transmissão ao vivo em que, ancorado em teses conspiratórias, Bolsonaro levantou as suspeitas.

Para Moraes, o discurso pode ser sintetizado como “mais uma das ocasiões em que o mandatário se posicionou de forma, em tese, criminosa e atentatória às instituições”. “Observou-se, como consequência das condutas do Presidente da República, o mesmo modus operandi de divulgação utilizado pela organização criminosa investigada em ambos os inquéritos, com intensas reações por meio das redes virtuais, pregando discursos de ódio e contrários às Instituições, ao Estado de Direito e à Democracia, inclusive defendendo de maneira absurda e inconstitucional a ausência de eleições em 2022”.

Além disso, Moraes, determinou, a oitiva de todos os envolvidos no pronunciamento do presidente da República, no prazo de dez dias. A lista inclui o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O ministro elencou também os nomes do coronel de artilharia reformado do Exército e assessor especial da Casa Civil, Eduardo Gomes da Silva; do youtuber Jeterson Lordano; do professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo Alexandre Ichiro Hashimoto; e do engenheiro especialista em segurança de dados Amílcar Brunazo Filho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os dois pilares da Democracia são a Verdade e a Justiça. O governo bolsonaro já institucionalizou a Mentira e agora, ele e seu bando de humanoides, estão fazendo ataques diretos para desacreditar e destruir a Justiça. No caos vale tudo!

  2. Sérgio Moro já disse "a lei é para todos" "ninguém está acima da Lei" o Bolsonaro achou que podia, enganar, mentir e ser Negacionista nunca aconteceria nada. No mínimo vai levar um susto.

  3. Deve ser aberta uma CPI do voto eletrônico com a máxima urgência. E preventivamente o PGR pedir a suspensão temporária dos ministros do TSE , em especial o Ministro Barroso por flagrante Fake News

    1. Se essa CPI for aberta o bolsonaro vai preso! Ele é um barraqueiro, mentiroso compulsivo. A palavra dele não vale nada.

    2. Cloroquina pelo esfíncter PB, pelo esfíncter. Por isso elas estão piradas!

    3. Kkkkkkkkkkkk essas bozetes piram com a cloroquina!

  4. Fake News, Haddad condenado, Joice condenada, PT condenado, PSOL condenado e vão investigar o presidente 🤣😆😄😅. HIPÓCRITAS

    1. Ele tmbm será condenado assim que perder o poder transitório atual do qual faz mal uso.

    1. Na gadolandia é normal o ato de comprar político para fazer as vontades do rei louco. Tmbm é normal a burrice de quem bate palminha para isso. 🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄

  5. Seria possível o STF incluir algum ministro do próprio STF no inquérito das Fake News, especificamente com relação à extinta operação Lava Jato?

    1. Will bozista novino. Sim! Ele tmbm é um amante do PT. É uma paixão tão louca q Bozo só consegue sobreviver politicamente se Lula continuar existindo.

  6. Finalmente uma boa notícia. Entretanto, isso é pouco. O certo a fazer seria prender o Bozogenocida o mais rápido possível por crime contra a humanidade. Há mais de 540 mil provas comprovando o delito.

    1. William delira e distorce os fatos. Fazer o que? Bozogenocidas são assim. Talvez por excesso de cloroquina pelo esfíncter.

    2. Prende todos eles, governadores e presidente! Também prendam os bovinos e mortadelas que defendem um ou os dois lados. Se esconda Will bovino!

    3. Prende os genocidas, governadores e prefeitos que liberaram o carnaval, que receberam dinheiro federal para covid19 e pagaram salários e contas atrasadas, fora a corrupção. HIPÓCRITAS

  7. 1- Quando Galvão Bueno da Rede Globo, jogava brasileiro contra argentino, visando ganhar audiência, ninguém reclamava. O ex-presidiário Lula sempre usou o NÓS contra ELES. O Bolsonaro faz a mesma coisa. Moraes não entendeu o jogo. Bolsonaro ao aumentar o Bolsa Família, ganhou território. Agora a narrativa que o STF quer fraudar às eleições para beneficiar o ex-presidiário, faz sentido para os mais pobres, que viram a corrupção petista correr solta, mas um valor de Bolsa Família menor para eles.

    1. 2- Aqui na Crusoé, temos pessoas com uma formação cultural e uma capacidade intelectual acima da média. Mas a grande maioria dos brasileiros, ainda enxergam o mundo, como na Caverna de Platão. Essas pessoas são convencidas pela ignorância, não pelo conhecimento. Pela crença estúpida, não pela ciência organizada. Eu não defendo o Bolsonaro, mas acho acertado ele aumentar o Bolsa Família. Quem tem fome não está nem aí para a forma de votar ou briga política. É a pirâmide de Maslow. NECESSIDADES.

    2. 1- Jose, quando eu me referi ao Galvão Bueno, foi para ilustrar, que mesmo um bosta como esse narrador, exerce poder sobre os imbecís. Com relação ao voto impresso, podemos fazer uma abstração antropológica. Com o advento dos computadores, disseram que acabariam os papéis, porém isso aumentou. Sabe por quê? Somos descendentes de caçadores, que precisam provar que mataram, mostrando a caça. Confiamos na evidência concreta, não em elétrons efêmeros dançando num computador.

    3. Isso é verdade, mas somente uma população intelectualmente indigente caíra na dicotomia proposta pelo bozolulismo. Será que a nossa capacidade intelectual coletiva é tão limitada assim? Será o Brasil um país de beócios, pilantras e sem ética?

    4. Jose, concordo com vc em parte. Mas falta uma variável no seu raciocínio, às Forças Armadas. Com um valor maior para o Bolsa Família, Bolsonaro cria uma narrativa CONSTRUTIVA contra o ex-presidiário Lula. O STF pode ser vendido no sentido, não de bastião da democracia, mas sim, como um poder que busca CONTROLAR a nossa democracia, chegando ao ponto de viabilizar a candidatura de um corrupto, julgado par dezena de juízes, inclusive do próprio STF. Não adianta, o STF enfrenta hoje um dilema.

    5. Paulo -- Bozo apenas segue o receituário ditado pelos Trumpistas. Não funcionou lá. Não funcionará aqui. Como bozistas são covardes, eles não terão a coragem de invadir o STF, que, apesar de tudo, ainda é o último bastião da democracia no Brasil. Eu falo do STF, pois o congresso os bozistas já invadiram faz muito tempo, tudo regado a muito dinheiro dos grileiros, traficantes de drogas e milicianos.

    6. 2- Bolsonaro foi estratégico nas jogadas. Misturou táticas do Go com xadrez. Quando disse certa vez, que a merda depois que sai do cu, não volta mais pelo cu, estava me referindo a cenários assim. O STF colocou o ex-presidiário Lula no jogo de forma inaceitável, moralmente falando. A merda está aí fora do cu do STF. Quer resolver, come a merda que vocês cagaram. Bolsonaro deu um xeque-mate. Não adianta, o rei terá que ser derrubado. O resto, como essa do Moraes, é conversa para boi dormir.

  8. Todo mundo sabe que Bolsonaro retardou tanto quanto pôde a compra das vacinas, inclusive as da Pfizer, para dar tempo da Anvisa aprovar a Covaxin, portanto ele deve sofrer 'impeachment' imediatamente. Bolsonaro prejudicou a proteção do meio ambiente, recusando receber U$2.000.000.000,00 da Dinamarca e da Alemanha para tal. Ele roubou e seus filhos roubam nas rachadinhas. Nada faz para gerar empregos, quer ser reeleito p/ que? FORA BOLSONARO!

  9. ( Milton - Belo Horizonte) acabei de receber um vídeo intitulado "Perito ou Político", onde um senhor de nome Alberto Emanuel Albertin Malta sobe ao púlpito do STF, com os ministros ao fundo, e fala em nome do "Sindicato Nacional dos peritos criminais" sobre fraudes nas urnas eletrônicas. Está me parecendo uma montagem, uma grande e criminosa farsa. Será que a CRUZOE é capaz de investigar essa publicação nas redes sociais?

  10. Alberto (Belém-Pa). Não tem outra coisa a ser feita com este desequilibrado, as instituições têm que tomar uma atitude contra esse desvairado para não correrem o risco de perder literalmente toda credibilidade. Já chega de tergiversar como se nada de grave esse embusteiro estivesse fazendo. Está na hora de separar quem defende o Estado Democrático de Direito dos que seguem esse extremista de direita despreparado que por ora ocupa a presidência da República. #BolsonaroNuncaMais

  11. Esse tribunal é de exceção, desrespeita sistematicamente o estado de direito, repele o devido processo legal, tensiona a relação dos poderes constituídos pelo POVO que elegeu democraticamente o Presidente, solta bandidos corruptos e passa a mão nas organizações criminosas, justificando às escâncaras reação popular.

    1. Isso aí a Quadrilha Bolsonarista tem que ser extirpada.Fora neonazistas…

  12. O sociopata tem que ser enquadrado. Pena que o inquérito em si é uma pataquada manifestamente ilegal e inconstitucional.

Mais notícias
Assine agora
TOPO