Adriano Machado/Crusoé

Na filiação ao PL, Bolsonaro faz discurso tímido e fustiga Moraes

30.11.21 11:34

O presidente Jair Bolsonaro (foto) fez um discurso tímido na cerimônia em que assinou a ficha de filiação ao PL, de Valdemar Costa Neto. Em um pronunciamento de 20 minutos, Bolsonaro disse que a solenidade não serviria para lançar “ninguém a cargo nenhum” e afirmou que a decisão de ingressar no partido “não foi fácil, mencionando que chegou a negociar com Progressistas e Republicanos.

Não estamos aqui lançando ninguém a cargo nenhum. É um evento simples, mas de muita importância. A filiação é uma passagem para que nós possamos pleitear algo lá na frente“, disse, ao lado de Valdemar e do presidente da Câmara, Arthur Lira, do Progressistas.

O presidente acrescentou que “ninguém faz nada sozinho” e afirmou que “tudo pode acontecer“. “O futuro a Deus pertence“, comentou. “Uma filiação é como um casamento. Não seremos marido e mulher. Seremos uma família. E vocês todos fazem parte da nossa família”, emendou a parlamentares.

Apesar do tom político morno, Bolsonaro aproveitou o espaço para fustigar Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. O presidente declarou que “alguns extrapolam na região da Praça dos Três Poderes“. 

Mas essa pessoa vai ser enquadrada, vai se enquadrando, vai vendo que a maioria somos nós. Nós aqui, que temos votos, em especial, é que devemos conduzir o destino da nossa nação“, prosseguiu, em uma crítica velada ao ministro que relata inquéritos que dão dores de cabeça ao Planalto, como o das fake news.

Como em 2018, quando se filiou ao PSL, o presidente da República pediu uma oração antes do discurso e incumbiu o deputado Marco Feliciano de fazê-la. Ele ainda deu lugar à promoção de ministros que deseja lançar na disputa eleitoral de 2022.

Bolsonaro fez menção, por exemplo, ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. O presidente sonha em convencê-lo a disputar o governo de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. “Não tem quem não se orgulha do trabalho dele. Uma esperança enorme para o nosso querido estado de SP. Eu e Valdemar não somos pessoas que decidirão certas coisas sozinhas. Em grande parte, nossas decisões passarão por vocês. Nós queremos compor e, com essa composição, fazer o melhor pelo Brasil“, pontuou.

Na sequência, Bolsonaro disse esperar que, nas negociações, os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e das Comunicações, Fábio Faria, cheguem a “bons termos” para a disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. “Não podemos ter dois Romários no Rio Grande do Norte“, brincou, citando o ex-atacante da Seleção Brasileira.

O presidente também valeu-se da cartilha antiesquerda e, numa referência a Lula, disse que jamais apresentaria uma proposta “para controlar a mídia. “Liberdade acima de tudo“, finalizou.

O futuro do país está em nossas mãos. Nós tiremos o Brasil da esquerda. Olhem para onde estávamos indo. Olhem para onde foram certos países, como a Venezuela“, disparou. Em tom ideológico, acrescentou que seu governo fez brotar na população do desejo de falar “em Deus, na pátria e na família“.

Apesar de o mundo estar diante de uma possível quarta onda da Covid-19, com a variante Ômicron, o auditório do Centro de Convenções do Brasil 21 não tinha qualquer ventilação e a maioria dos presentes não usava máscaras. Apenas autoridades puderam entrar no pequeno auditório reservado para a cerimônia com o presente. Convidados e imprensa ficaram numa antessala.

Além de Bolsonaro, filiaram-se ao PL o senador Flávio Bolsonaro e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O previsível entre duas cobras canibais é que uma vai engolir a outra. Nesse caso, Bozo vai banquetear o Valdemar. Vai ser bonito de se ver.

  2. Muitos eleitores, assim como eu, votaram no Bolsonaro no 2° turno, p/ ñ deixar o PT voltar ao poder. Passado 3/4 deste governo, o q temos é um déjà vu. O q nos resta agora, é cuidar p/ que esse governo que amplifica o Bolsonaro, sendo incompetente, inepto, preguiçoso e mal caráter, não consiga afundar o Brasil de vez. Para isso contamos com os bons parlamentares: Alessandro Vieira, Kim, Tabata, Contarato... E temos q viabilizar a 3a via, não permitindo que ocorra fragmentação. Moro 🇧🇷

  3. Bolsonaro montou uma quadrilha no governo no.eou e apoiou Artur Lira corrupto condenado responde a vários processos Fernando Bezerra líder no senado ele ei filho respondem a diversos processos de desvio de dinheiro público Ricardo Barros líder na câmara já foi preso e responde a diversos processos Roberto Jeferson corrupto conhecido e Collor responde a diversos processos de desvio de dinheiro público e o Bolsonaro diz que é honesto kkkkk sempre desviou dinheiro dos funcionários eos filhos tb

  4. AGORA ESTÁ NO LUGAR CERTO ALIOU-SE AO ALI BABÁ. FARSANTE JOGUEI MEU VOTO NO LIXO APOIANDO ESSE PSICOPATA QUE SEMPRE DISFARÇOU OS SINTOMAS.

  5. é verdade sim MUITOS EXTRAPOLAM e estuprando os demais poderes e as leis se tornam DITADORES num país sem rumo e sem homens .. cabe a Bolsonaro como titular de um poder avocar o Art 142 da CF e tirar o Estado brasileiro de tão violenta e humilhante TUTELA acabando a guerra revolucionária suja em claro curso . assim a nação é violada sob a omissão submissão e covardia dos próprios poderes institucionais.

    1. Trabalhei em BSB muitos anos e Bolsonaro já era conhecido por desviar salário dos funcionários se elegeu falando mal do centrão e jogou o discurso no lixo em 27 anos de Câmara nada produziu foi um parlamentar medíocre hoje anda de mãos dadas com Lira corrupto condenado Bezerra corrupto responde a diversos processos Ricard Barros já foi preso e responde a diversos processos são todos iguais corruptos Bolsonaro é despreparado desequilibrado corrupto negacionista Sérgio Moro presidente

    2. Ele tem medo, sabe muito bem que os militares vão chutar a bunda dele tmbm.

  6. A ANA VIRIATO seconfundiusetuda, ... kkkk! ..... Mito tímido? __ A Ana não entendeu que ELE não quis se desgastar e passou a bola para o 01 esculachar o nine e o Iscariotes.

  7. O medo do fator Moro em 2022 é tão grande que ainda veremos uma dobradinha sórdida de Petismo e Bolsonarismo para o Brasil continuar crescendo..rs...

    1. Esse fumou esterco bovino. Até uma criança de 5 anos sabe que o Valdemar vai dar uma rasteira nele antes de terminar o primeiro turno.

    2. Calma Bozo-Merda! __ A partir de hoje o MITO "está" no PL, bem diferente de "ser e explico: Um PR da envergadura de Bolsonaro, ELE é o próprio partido, quem quiser e tiver juízo que entre em órbita ao redor da LENDA, captou?.

    1. Nem dos cheques que Queiroz enfiou na conta da Michelle , das rachadinhas ...

  8. JB é o maior traidor de tds os tempos. Votamos na pauta de reformas e de por uma economia liberal q empacaram por não ter nenhum apoio dele. Guedes viu os melhores nomes da sua equipe debandar. Virou capacho. MORO22

    1. Com mulher são três e na política é o nono partido. O gado chama a isso de ideologia. Se eu perder meu tempo para discutir com o gado, quem tem que ser internado dou eu.

    1. Edson, a resposta é muito simples. O pleito de 2018 estava completamente esvaziado, a população em completa negação em relação a integridade e honestidade dos presidenciáveis de então. Bolsonaro foi escolhido para q o Poste do Lula não se elegesse, pois a plataforma de campanha dele era acabar com o poder de investigação federal e soltar todos os políticos corruptos. Triste é constatarmos agora que o cavalo de tróia (bolsonaro) conseguiu fazer muito pior do que o Andrade prometia.

    2. Edson deixa dexerrcrudiculo . vou refrescar tua memória . do mesmo jeito que o ladrão a anta eco vampiro chegaram .. vá pastar jumento cínico.

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO