Adriano Machado/Crusoé

Na carona de decisões pró-Lula, enrolados na Lava Jato tentam anular processos

27.09.21 08:11

Políticos, operadores e empresários enrolados na Lava Jato aproveitam as decisões favoráveis ao ex-presidente Lula no Supremo Tribunal Federal para tentar escapar da Justiça usando argumentos semelhantes aos do petista.

A estratégia foi usada recentemente pelo deputado federal Aníbal Gomes, do MDB, que já foi condenado a 13 anos de prisão pela Segunda Turma do STF em razão do suposto recebimento de 3 milhões de reais em propinas. Gomes busca anular ações que podem tornar sua pena ainda maior.

Para alcançar o objetivo, Aníbal Gomes pediu ao ministro Ricardo Lewandowski que estenda a ele uma decisão na qual proibiu a Lava Jato de usar provas contra Lula. Gomes também quer que a Justiça Federal no Paraná seja declarada incompetente para julgá-lo, o que levaria à anulação da denúncia.

O mesmo caminho foi seguido pelo dono da cervejaria Itaipava, Walter Faria. E com êxito. Faria conseguiu que Lewandowski suspendesse ações com base na delação da Odebrecht, pelos mesmos motivos que beneficiaram Lula, no início deste mês.

Diversos réus na Lava Jato também conseguiram acesso às mensagens hackeadas de celulares dos procuradores de Curitiba, como o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, do MDB, e o ex-governador do Paraná, Beto Richa, do PSDB. No caso específico de Cunha, o STF anulou sua condenação na Lava Jato sob o argumento de que a Justiça Federal do Paraná era incompetente para julgá-lo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sai dessa STF? O país está quebrado e agora com com Lula e corruptos vai virar pó, o povo por enquanto está comendo osso e pé de galinha, amanhã vai morrer de fome. Quem pode salvar este país?

  2. Pelo jeito vamos ver até o coitado do Sérgio Cabral ser libertado e inocentado! O STF vai achar um jeito pra fazer isso - não tenho dúvidas!

    1. político neste país deve ser fuzilado jamais indenizado.

  3. Infelizmente no judiciário mor, todos são muito competentes na hora de independente das provas, liberar santificado culpados e criminalizando os demais

  4. A cada recurso dos condenados pela Lava-Jato que entra no STF, houve-se um espoucar de champanhe como uma conquista de mais uma vitória do absurdo cometido por aqueles ministros contrários à impunidade em nosso país. O povo, pagando a conta, assiste abismado a essa comemoração e se pergunta, com vergonha alheia: como é que pode?

  5. Em 11maio 2023 finalmente este porco Lewandowski vai embora. Espero que não venha outro porco tal como Kássio Porco que Kopia e Kola.

  6. Bozolulistas comemorando e se beneficiando do acórdão. E ainda tem gente que apoia o status quo. Pobres criaturas bestializadas.

    1. É impressionante como esse bandido e outros dessa subespécie são duráveis!!!!

    2. É impressionante como esse bandido e outros dessa subespécie são duráveis!!!!

  7. 5-Os bolsonaristas são os unicos, juntos com a Ptzada não podem falar do STF, pois quando Bozo fazia campanha o STF já estava lá , e tinha Tofoli e Gilmar, aí quando foi nomear Kassio, quem foi recepcionar ,Gilmar e Tofoli; PT nem se fala se elegendo não vai tocar em nada no STF, vai nomear só do Clube do Rolo;Reforma Administrativa, ficou o judiciário tudo igual , 2ferias, outras Mordomias, este é o Toma lá!

    1. sobre o STF concordo plenamente Humberto .. mas indicar e nomear sob roteiro imoral é errar em dobro e para resolver isto tem de ter coragem .. faltou.

    2. O Luiz Fux disse uma coisa que é de se pensar, o STF é muito provocado pelo legislativo e executivo quando a coisa aperta!!! Olha a prisão em segunda instância se aprovada no legislativo. O STF estaria fora deste embrolio ok??? Veja os precatórios , só recebe quem é advogado ,amigo do rei, as maiores fortunas pessoais são de Advogados , isto é judiciário a serviço de poucos !!!concordo com você, pode ficar pior!!Nao podemos ser fanáticos na política, ouvir , ouvir e ouvir…,

    3. Caro Amaury; Você deve ter visto que o STF, tem 25% de credibilidade perante aos brasileiros, todos nós que temos Amor ao correto, achamos o judiciário o maior cancêr das instituições deste país!!Entao se o povo quiser vai ter mudanças, mas acho que o Bozo não é mais este líder para levar a mudança , nem Lula, os dois se queimaram na etapa de colocar o pé na porta!!!Por estarem dentro do sistema, concordo se Lulaladrao ganhar ou bozo ganhar seremos a chacota do mundo!!

    4. Concordo em parte Humberto mas lembro que Bolsonaro só nomeou um até agora .. eu jamais indicaria e na primeira teria entrado com projeto para mudar a forma já que esta é imoral absurda e que só males causa ao país .. não se combate erros com erros e no meu entender o STF demais empoderado hoje submete o legislativo pelo terror de 152 processos e avançou no executivo a quem tutela vez por outra e ao reagir esbarrou na covardia e omissão do Senado .. tá ruim mano e pode ficar pior.

    1. Arthur meu fie tu quer que abram o que mais? tá tudo escancarado na guerra suja que o comuNAZISMO faz contra a nação submissa dividida entre ignorância fanatismo e ódio .. nossa salvação é que o ÓDIO constrói (quem estuda estratégia sabe disto) e ainda pode nos salvar do caos de virar uma Venezuela dez vezes pior onde por decreto do Mulá Ladrão a primeira medida é abolir o papel higiênico totalmente desnecessário inútil .. fui bem entendido?

  8. 4-Somos o povo brasileiro, simples instrumentos na mão destes políticos , quando a Dilma foi tirada a Ptzada os mais fanáticos e fora da realidade ,só falavam em golpe , nada de Desemprego, roubalheira,inflação e toma lá da lá , os bolsonarista não vejo falar em Crise , desemprego, inflação, gasolina,Luz, roubalheira e Erros na pandemia, somente contra Comunismo, esquerda!!!Pergunto quem é culpado pela volta dos esquerdista como Lulaladrao??Ai vem ofensa, pois não tem argumentos, STF não vale!

    1. a questão Humberto é que nossos políticos estão tão desmoralizados que não há ATÉ AGORA uma terceira via digna .. Bolsonaro levou um cavalo puro sangue selado a Rodrigo Pacheco no pedido de impedimento do Xandão e acovardado sob terror de 152 processos deixou Temer fazer o que a ele competia .. como líder acabou e não será o DEMo-PSL oportunistas ridiculos que nos darão isto .. o povo mesmo ignotante jamais perdoa os omissos.

  9. A anarco-clepto-quadrilha com tentáculos dentre estes parte da grande imprensa em vingança por perder a doce e farta boquinha promove óbvia guerra revolucionária contra o Estado e o povo já em fase final .. tentam o poder pelas urnas desmoralizando os adversários de forma criminosa e sem a devida reação .. ou usamos o Art 142 da CF ou em breve como venezuelanos comeremos merda a nossa mais fedida .

  10. 3- A prova de que o culpado é o desgoverno Nacional e Relações Internacional, o Bozo deu entrevista para os Neonazista da Alemanha , os outros usaram esta entrevista idiota do Bozo, que aconteceu??? Perdeu 11 cadeiras de deputados e ficou nanico , e quem,se beneficiou a Social Democracia, Esquerda ganhou de Direita Decente da Merkel!!Bozo se meteu na Argentina, peru e EUA , perdeu todas , não quer dizer que os que ganharam são Ótimos, mas o povo não quer Radicalismo nem Verdadeiro ou Mentiroso!!

    1. Humberto .. só lembrando .. PDS . PFL . MDB . PSDB . PT todos tiveram mais de 90 deputados .. hoje tem 27 e olhe lá .. o PT mais recente na última eleição caiu de 92 para 53 quase metade .. e de 600 para 200 prefeitos .. o motivo? sinlmes nenhum foi ou é partido político MAS bando ou quadrilha .. duro mas é isto é contra fatos não existem argumentos.

  11. Esse é o resultado da lambança jurídica promovida pelo STF para limpar o Lula. Em breve, provavelmente o dinheiro recuperado nas ações da Lava Jato estará sendo devolvido aos corruptos. O Brasil jamais conseguirá se ver livre da cultura da corrupção, essa parece ser a triste verdade...

  12. 2-hoje estamos correndo perigo de termos a volta de quem?? Eduardo Cunha, Temer, Gedel, Filho do Sérgio Cabral e outros!!! Temos ainda a volta do lulaladrao, isto é causado por quem???Claro que o STF é Podre,mas quem precisa de um STF , por causa dos filhos,traiu a maioria que votaram nele,não se enganem , o PT vai ser igual ao governo do Bozo!!

  13. Faço os comentários aqui na revista sempre procurando explanar tudo que acho, que está acontecendo no Brasil, nunca direcionado a ninguém, quando sou nomeadamente citado e sem argumento , aí entro no jogo baixo dos bozolulistas!!pode ser um erro, mas defender a morte , fome , inflação e desemprego, tanto quanto o Bozo , dar uma entrevista para os Neonazista da Alemanha , que as 600.000 mortes, foi uma simples antecipação de quem já ia morrer mesmo!!!Nao tem como aceitar esta idiotice ou loucura

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO